Durante este mês de março, a Central de Associações Comunitárias de Seabra está realizando o 1º Workshop para operadores dos 74 sistemas de abastecimento de água implantados na região. A ação tem como objetivo fazer a reciclagem dos operadores para desempenharem as funções no dia a dia com mais eficácia.
A Central de Associações é um modelo de gestão de sistemas de abastecimento de água e saneamento para atender moradores da zona rural que é referência na Bahia. O Governo do Estado, por meio do projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva, financia a implantação de sistemas de abastecimento e de sanitários, enquanto a Central de Associações Comunitárias garante a gestão, operação e manutenção.
Para o operador das comunidades de Mocambo e Cachoeira, no município de Seabra, Gilmar Souza, o workshop trouxe novos conhecimentos para ele desempenhar do seu papel. “Sou operador há mais de cinco anos e, com o workshop, pude adquirir novos conhecimentos para desenvolver este papel tão importante para a minha comunidade.”
Os operadores são escolhidos em reuniões comunitárias e recebem capacitação pela Central para a realização dos trabalhos. Em campo, é ele quem executa as novas ligações, identifica as demandas dos moradores e alimenta os sistemas com cloro ou outros produtos químicos, para que a água seja realmente tratada com qualidade. Os operadores também distribuem as contas para os usuários.
Fonte: Com informações de assessoria.
Em meio à pressão da base aliada, o governo Lula decidiu acelerar o processo de extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e nomeou, nesta segunda-feira (20), um novo presidente, Francisco Neves de Oliveira. De acordo com o jornal “O Globo”, ele foi escolhido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, após avaliação do Palácio do Planalto de que a antiga chefe da instituição, Elvira Medeiros Lyra, estava dificultando os trâmites para dar fim ao órgão.
Segundo a publicação, parlamentares ameaçam não aprovar a Medida Provisória que acabou com a fundação, tornando-a sem efeito. A reação inclui até mesmo nomes do próprio PT.
O fim da Funasa, órgão responsável pela área de saneamento, representa um dos principais embates do governo com sua base neste começo de mandato. Com orçamento de R$ 2,9 bilhões e 26 superintendências estaduais, é um dos órgãos de segundo escalão mais cobiçados pelos parlamentares por sua capacidade de executar obras. Durante a pandemia, se tornou destino de emendas do orçamento secreto.
Diante do diagnóstico que a fundação poderia ser um foco de problemas, o governo decidiu ainda na transição transferir suas atribuições ao Ministério das Cidades, controlado pelo MDB. A mudança, porém, desagradou a parlamentares de outras siglas, como PSD, União Brasil, Solidariedade e PT, que tentam reverter a medida.
Rui, porém, disse que não há possibilidade de o governo voltar atrás. “Não tem a menor hipótese do retorno. A nomeação (do novo presidente) é para acelerar as medidas de encerramento”, disse o ministro, que nomeou Oliveira, ex-diretor do Detran Bahia no seu governo. Em 20 dias, a fundação deve deixar de existir formalmente. “Quem estava (na presidência da Funasa) era uma pessoa interina. Evidentemente que as pessoas dentro da corporação às vezes não têm o mesmo sentido de urgência. Foi trocado o presidente para que as coisas ganhem mais celeridade”, afirmou.
Fonte: Política Livre
O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) esteve em Jussara, onde participou da festa de São José, no distrito de Morros do Higino, ao lado do prefeito Tacinho, do vice-prefeito Ronaldo, vereadores e lideranças políticas da cidade. O parlamentar reafirmou a parceria de trabalho com a administração municipal ao ressaltar as ações já realizadas pelo seu mandato em prol do município.
“Foi uma grande alegria estar em Jussara, nessa tradicional festa de Morros do Higino ao lado de grandes amigos. Foi a oportunidade de rever as pessoas, agradecer a votação e reafirmar o nosso compromisso com o município, que tem uma administração comprometida com o bem-estar e a qualidade de vida da população, através do trabalho, da dedicação e da competência do prefeito e de sua equipe”, afirmou.
O deputado destacou as benfeitorias que conquistou para o município por meio de emendas parlamentares. Foram ações na área de saúde, a exemplo de uma sala de parto, kit de saúde bucal, também na área de educação, com a entrega de um ônibus escolar, além de investimentos em captação de água, entre outras. “Agradeço a todos pela confiança e carinho. Vamos continuar nesse ritmo de trabalho em prol da cidade”, afirmou.
Fonte: Ascom - Pedro Tavares
Na tarde dessa segunda-feira (20), uma carga de farinha de trigo que era transportada com uma documentação fiscal irregular foi retida, durante fiscalização de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-242, em Seabra, região da Chapada Diamantina. A informação é da PRF.
Segundo a PRF, durante a abordagem, a equipe pediu a nota fiscal da mercadoria, e o motorista entregou um documento suspeito. “Diante de fortes indícios de sonegação fiscal, a equipe entrou em contato com a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), que confirmou a irregularidade”, diz o comunicado.
A PRF informou ainda que caminhão ficou retido até providenciar a regularização da mercadoria para seguir viagem.
Fonte: Da Redação
Na última sexta-feira (17), uma equipe da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Irecê recuperou uma carga de ferro furtada na cidade do Conde, avaliada em R$ 300 mil. A informação é da Polícia Civil.
De acordo com a Polícia Civil, um homem, de 44 anos, foi preso em flagrante por receptação dolosa.
A Polícia Civil informou ainda que o material apreendido seria usado em uma obra realizada pelo Governo do Estado. “As vigas estavam dentro de um depósito de propriedade do flagranteado, no bairro Asa Azul, em Irecê”, diz a polícia.
Participaram também da ação, equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Salvador, que apurava o crime e indicou o local onde a carga estava, da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e da Coordenação de Apoio Tático à Investigação (CATI/Chapada).
O suspeito foi submetido ao exame de lesão corporal e está à disposição da Justiça. O material recuperado será devolvido para execução da obra estadual.
Fonte: Da Redação
Após visitar 9 cidades do interior baiano no ano passado e algumas unidades de saúde da capital em 2023, o Cremeb Presente! pega a estrada novamente e irá beneficiar a classe médica de Irecê, nos dias 23 e 24 de março. Serão disponibilizados serviços para a classe médica através do Cremeb Móvel, diálogos e palestras para os médicos da região, aula de ética e bioética para estudantes de Medicina, dentre outras ações. E tudo isso focado na escuta ativa, para que a aproximação com os colegas médicos possa resultar em mais ações em benefício para a sociedade por parte do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia.
A ida da entidade para o interior tem o intuito de conhecer de perto as dificuldades enfrentadas pela classe médica nos municípios mais distantes dos grandes centros urbanos, justamente para que o Conselho possa estar presente ao lado do médico diante das mais distintas realidades. “Os benefícios das nossas idas ao interior já são conhecidos, tendo em vista a colaboração dos colegas médicos após a aproximação do Cremeb. Foi através desse estreitamento de diálogo, por exemplo, que conseguimos flagrar uma falsa médica exercendo ilegalmente a profissão”, ressalta o presidente da autarquia, Dr. Otávio Marambaia.
Somente no segundo semestre de 2022, o Cremeb Presente! fiscalizou 150 unidades de saúde; beneficiou mais de 500 médicos com a disponibilização de mais de 700 serviços; realizou palestras e orientações para centenas de estudantes de Medicina; deu posse a Comissões de Ética Médica nos hospitais dos municípios visitados; realizou sessões solenes públicas em homenagem aos médicos; além de promover a educação médica continuada com a realização do Seminário de Responsabilidade Médica e Curso de Qualificação para Diretores Técnicos.
“O mais importante de toda essa jornada, é que através da escuta ativa, indo pessoalmente ouvir o que o médico baiano tem a nos dizer e saber deles de que forma o Cremeb pode lhes ajudar, construímos um canal direto entre o profissional e o seu Conselho”, pontua o conselheiro presidente, que irá compor a comitiva de conselheiros e funcionários na ida para Irecê. Nos dias 23 e 24 de março, toda classe médica de Irecê e região está convidada para participar das ações do Cremeb Presente! e dialogar questões do exercício profissional diretamente com o seu conselho.
Confira abaixo a programação e participe!
Dia 23.03 (Quinta-feira)
9h às 18h – Cremeb Móvel
Local: Hospital Regional Dr. Mário Sobrinho (estacionamento de acesso à UNACON)
09h10 às 10h30 – Visita Técnica de Fiscalização
Local: Maternidade Josefa Ismael Sobral
09h30 às 11h30 – Visita Técnica de Fiscalização
Local: Policlínica Regional de Irecê
10h45 às 11h30 – Encontro com as Comissões Permantes do Hospital Regional
Local: Hospital Regional de Irecê
12h às 14h – Palestra com o Corpo Clínico
Local: Hospital Regional de Irecê
15h30 às 17h30 – Cremeb Presente! na Faculdade
Local: Faculdade AGES – Irecê
15h40 às 17h30 – Visita Técnica de Fiscalização
Local: Hospital de Atendimentos Médicos de Irecê
Dia 24.03 (Sexta-feira)
8h às 12h – Cremeb Móvel
Local: Hospital Regional Dr. Mário Sobrinho (estacionamento de acesso à UNACON)
Fonte: Ascom - Cremeb
Na madrugada deste domingo (19), por volta das 02h45, foi registrado um homicídio e uma tentativa de homicídio na Avenida Ayrton Senna, bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães.
A vítima foi identificada por Bruno Teotônio Lopes de 27 anos, natural de Irecê/BA. De acordo com informações, o mesmo estava em uma tabacaria localizada na referida Avenida, quando saiu para a parte externa e foi surpreendido por dois indivíduos, onde um sacou um arma de fogo e disparou várias vezes contra Bruno que veio a óbito no local.
Uma segunda vítima (crime tentado) foi identificada por Henan Gardiel Barbosa que foi atingido com disparos no braço esquerdo e clavícula direita; o mesmo foi levado por terceiros para a Clínica São Camilo e posteriormente levado para UPA onde deu entrada e foi transferido para o Hospital do Oeste-HO em Barreiras.
Os autores fugiram a pé, tomando rumo ignorado.
A Polícia Militar da 85 CIPM, foi acionada e esteve no local juntamente com a Polícia Civil que colheu informações e acionou o Departamento de Polícia Técnica DPT que realizou perícia no local e posteriormente removeu o corpo da vítima para o DPT de Barreiras para exame de necropsia.
Fonte: Blog Braga
A Prefeitura de Presidente Dutra, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a 7a Conferência Municipal de Saúde que teve como tema: “Amanhã será um novo dia, garantir direitos e defender o sus, a vida e a democracia”.
O evento aconteceu nesta sexta-feira (17), na Câmara de Vereadores. Os profissionais de saúde compareceram em número significativo, contribuindo com a construção e melhoramento das propostas.
O Prefeito Robertão avaliou o tema como crucial, tendo em vista a grande importância do SUS para a população. "Sem o SUS é impossível levar tantos serviços de saúde gratuitos a quem mais precisa", disse.
“Agradeço aos vereadores, secretários, profissionais de saúde e membros da nossa comunidade que marcaram presença em nosso evento, enriquecendo os debates e propostas ”, manifestou a Secretária de Saúde, Grazia Novaes.
Foi um momento de reconstrução das políticas públicas no âmbito do SUS, segundo o olhar do povo presidentedutrense.
Fonte: Ascom - PMPD
A corrida eleitoral para as eleições de 2024 em Gentio do Ouro ainda não está na fase das pré-candidaturas, mas, alguns nomes interessados em concorrer já começaram a realizar diálogos político-partidários em busca de ampliar a base aliada.
Ao que tudo indica, Gentio do Ouro terá mais nomes na disputa pela prefeitura em 2024 do que nos anos anteriores.
Além do nome Cição apoiado pelo prefeito Robério Cunha (PDT), na última quarta-feira (15), Hermilton Júnior confirmou que também é pré-candidato a prefeito.
Com o discurso de um projeto político em prol do município de Gentio do Ouro, pelas causas coletivas e em defesa dos servidores, Cláudia Oliveira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Gentio do Ouro, garantiu que o Sindserv lançará candidato para disputar a prefeitura de Gentio do Ouro nas próximas eleições.
O anúncio da candidatura da dirigente do Sindserv terá um componente que servirá de teste para a tentativa da construção de uma terceira via para contrapropor ao grupo liderado pelo prefeito Robério Cunha (PDT) e ao PSD de Hermilton Júnior, atual presidente do diretório municipal.
Cláudia enfatizou que em assembleia com os servidores houve muitos esclarecimentos, questionamentos e orientações, e após longo debate foi deliberado trabalhar um “Projeto Político” em prol de Gentio do Ouro e pelas causas coletivas, tomando como exemplo a cidade de Central - que a chapa do atual prefeito foi eleita com o apoio do Sindicato.
Ainda segundo Cláudia, a chapa eleita em Central foi com o compromisso de atender e garantir o cumprimento das pautas coletivas.
Cláudia disse também que os problemas enfrentados em Gentio do Ouro hoje, não são apenas pelos servidores, mas também pela população em geral, que só terão resolutividade mudando o jeito de executar política.
- “Não se pode roubar a dignidade de um povo e dizer que dinheiro compra tudo. É necessário abandonar a política de grandes investidores com o objetivo de fazer dos recursos do município moeda de troca, por ego, por sede de poder, esquecendo os que deveriam ser alcançados pelas políticas públicas” - apontou Cláudia.
Fonte: Meio Minuto
A Bahia está se destacando quando o assunto é investimento na área de fertilizantes. No último mês dois anúncios de investimentos da Galvani mostram a importância que o estado tem no setor. De acordo com informações da empresa, a curto e médio prazos a previsão é de investimentos de mais de R$ 600 milhões em projetos situados no Estado da Bahia. São cerca de R$ 300 milhões em Irecê, R$ 260 milhões em Luís Eduardo Magalhães e mais, aproximadamente, R$ 50 milhões em projetos na região de Campo Alegre de Lourdes (BA) e Caracol (PI).
Em fevereiro, executivos da Galvani reuniram-se com a diretoria da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), que possui os direitos minerários da área localizada em Irecê. No encontro, foram discutidos os avanços para a implementação da nova fase do projeto, que, atualmente, está em fase de licenciamento ambiental e desenvolvimento de rota tecnológica.
Para o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, o projeto é essencial para a redução da dependência brasileira da importação de fertilizantes. “Nos últimos anos, ficou muito evidente o quanto a dependência de fertilizantes importados, em especial o NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) que onera e dificulta a produção agrícola brasileira. Precisamos investir na produção desses insumos e também em alternativas a exemplo do uso dos resíduos da mineração que vem se tornado promissor dia após dia”, enfatiza Tramm.
Resíduos da mineração na agricultura
Além do investimento na produção dos fertilizantes tradicionais, a mineração baiana também está se destacando ao estudar o aproveitamento dos seus resíduos, que em alguns casos podem ser utilizados na agricultura. A CBPM assumiu o compromisso de participar de um plano de governança da gestão de resíduos minerais que está sendo desenvolvido pelo Governo da Bahia, através de uma comissão formada pela própria CBPM e secretarias de Estado como as de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. O documento será um instrumento para ajudar a criação de uma cadeia produtiva para a mineração colocando a economia baiana num caminho de crescimento, atendendo, ainda, a parâmetros de sustentabilidade ambiental e inclusão social.
Para Frederico Bernardez, diretor-presidente da ABREFEN (Associação Brasileira dos Produtores de Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais), a Bahia tem grande potencial para expandir a produção e o consumo dos remineralizadores de solo, porque está entre os maiores estados mineradores do país, com diferentes produtos e potenciais subprodutos. Além disso, também tem forte setor agropecuário. “O Brasil é pioneiro nesta tecnologia e possui os maiores estudiosos neste tema. O uso dos remineralizadores promove a redução de custos tanto para os produtores como para o consumidor final”, explica Frederico Bernardez, diretor-presidente da ABREFEN.
Fonte: Ascom - CBPM
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...