Uma mulher foi resgatada por equipes de bombeiros após escorregar e sofrer uma lesão no joelho esquerdo enquanto trilhava na Trilha do Sossego, em Lençóis, região da Chapada Diamantina. Foi a 2ª Companhia do 11º Batalhão de Bombeiros Militares que recebeu a chamada de pré-socorro após o incidente.
A vítima recebeu atendimento de um médico que estava próximo e imobilizou o joelho ferido. No local do acidente, os bombeiros realizaram procedimentos de atendimento pré-hospitalar na mulher, ela foi encaminhada para uma unidade de saúde.
Vale ressaltar que essa operação teve o apoio de guias e brigadistas locais pertencentes à Associação de Condutores de Visitantes de Lençóis (ACVL) e à Brigada Voluntária de Lençóis (BVL).
O Corpo de Bombeiros enfatiza, por meio de comunicado, a importância de que as pessoas realizem trilhas sempre acompanhadas por guias devidamente habilitados, desaconselhando fortemente a prática solitária.
Em casos de incidentes, é possível solicitar atendimento dos bombeiros através do número de emergência 193.
Fonte: Correio 24horas
Um tremor de terra foi registrado na região do município de Jacobina, na Chapada Norte. Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis – UFRN), os abalos sísmicos aconteceram na última quarta-feira (16).
O tremor aconteceu às 17h53 e a magnitude preliminar foi calculada em 1.8 mR. Não há informações se moradores do município sentiram ou ouviram o tremor. O último tremor na região chapadeira foi no dia 19 de junho no município de Lapão.
Neste início de semana, um tremor de terra foi registrado às 16h14, com magnitude preliminar calculada em 2.3 mR. Este foi o último divulgado pelo LabSis/UFRN no estado da Bahia.
No mês de abril deste ano a Bahia foi o estado do Nordeste que registrou o maior número de tremores de terra, segundo dados do LabSis/UFRN.
Segundo o estudo, a Bahia teve 16 tremores de terra no mês, em 11 municípios. No ranking, o segundo lugar foi ocupado pelo Ceará, com 11 tremores.
Fonte: G1 Bahia
A deputada Neusa Cadore (PT) protocolou pedido, na Assembleia Legislativa, com o objetivo de atender solicitação das comunidades de Conceição, Juá e Itacoatiara, localizadas no município de Barra, Território do Velho Chico. Através de uma indicação direcionada ao governador Jerônimo Rodrigues, a parlamentar ressaltou a necessidade da construção de um Ginásio de Esportes para atender às demandas dessas comunidades, especialmente para os jovens locais.
Situadas às margens do Rio São Francisco, essas comunidades, duas das quais são quilombolas, enfrentam desafios significativos no que diz respeito à disponibilidade de infraestrutura e espaços públicos de lazer. A deputada Neusa Cadore reconhece que o investimento na construção do ginásio de esportes pode desempenhar um papel crucial na promoção da convivência, inclusão e integração social, bem como proporcionar uma alternativa saudável de lazer para os moradores.
"Um espaço adequado para a prática de atividades esportivas não apenas fomenta a interação entre os membros da comunidade, mas também oferece benefícios tangíveis para a saúde física e mental. A prática regular de esportes não só contribui para prevenir doenças, mas também eleva o bem-estar geral dos habitantes, criando uma atmosfera de vitalidade e entusiasmo", enfatizou Cadore.
No contexto das áreas rurais e comunidades tradicionais, a escassez de equipamentos públicos é evidente. As comunidades de Conceição, Juá e Itacoatiara têm lutado por políticas públicas e infraestrutura que atendam às suas necessidades específicas. Sobretudo, as comunidades quilombolas têm enfrentado desafios adicionais em sua busca por desenvolvimento e inclusão.
Fonte: As informações são de assessoria.
Durante operação integrada, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o NK9 CIPE Chapada apreenderam, na tarde de quarta-feira (16), aproximadamente 30 Kg de maconha durante abordagem a um ônibus interestadual. O fato aconteceu no Km 408 da BR 242, trecho do município de Seabra, região da chapada diamantina.
Por volta das 14 horas, a equipe policial procedeu à abordagem de um ônibus que seguia a rota entre Goiânia (GO) e Natal (RN). Durante a meticulosa ação de fiscalização, foram adotados protocolos para a utilização dos cães farejadores, que incluíram a retirada cuidadosa das bagagens do compartimento inferior, visando facilitar o acesso dos cães a todos os volumes inspecionados. Foi nessa fase que os cães K-9 Raia e K-9 Umbro assinalaram de maneira positiva a presença de substâncias ilícitas em duas malas. Contou-se também com o auxílio do cão farejador K-9 Loke, da equipe NK9 CIPE Chapada, que também indicou de maneira afirmativa a presença de entorpecentes.
Após minuciosa inspeção das malas, a equipe policial encontrou um total de 30 tabletes de maconha, pesando aproximadamente 29,9 Kg. O indivíduo responsável pelas bagagens foi devidamente identificado e, durante a entrevista, admitiu ter recebido a droga em Uberaba (MG) com a finalidade de transportá-la até Aracaju (SE), pelo qual receberia a quantia de R$ 3.000,00.
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local para adoção das medidas que a lei requer. Inicialmente, a mulher de 18 anos responderá por tráfico de drogas.
Fonte: Com informações da PRF
O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Antônio Ferreira Leal Filho, recomendou, na última segunda-feira, dia 14, ao diretor do Hospital Regional de Irecê uma série de medidas para evitar casos de violência obstétrica na unidade. No documento, o MP recomendou também que a diretoria do hospital garanta atendimento humanizado às gestantes e parturientes atendidas no Município, em conformidade com as Portarias do Ministério da Saúde nº 569/2000 e nº 1.067/05 e com a Resolução Anvisa RDC nº 36/2008. Além disso, deve dar ampla publicidade dessa recomendação aos profissionais médicos e enfermeiros que trabalham nas dependências dos hospitais da cidade, divulgando também os textos da cartilha do departamento de medicina preventiva da Faculdade de Medicina da USP - ‘O que nós profissionais de saúde podemos fazer para promover os direitos humanos das mulheres na gravidez e no parto’ e do documento ‘Violência Obstétrica - Parirás com dor’, elaborado pela Rede Parto do Princípio para a CPMI da Violência Contra as Mulheres.
Segundo o promotor de Justiça Antônio Ferreira Leal Filho, o MP recebeu notícias de condutas passíveis de configuração de violência obstétrica no Hospital Regional de Irecê. O MP recomenda também que, sempre que tiver conhecimento de práticas de violência obstétrica no Hospital Regional de Irecê, o diretor instaure imediatamente os processos administrativos a fim de apurar os fatos denunciados, promovendo ampla instrução probatória a fim de coletar elementos aptos a delimitar a conduta irregular e identificar o seu eventual responsável. O promotor de Justiça encaminhou ainda a recomendação ao Município de Irecê e à Secretaria de Saúde solicitando que, a título de campanha educativa e de esclarecimento da população, afixem cartazes com dizeres sobre violência obstétrica e direitos das gestantes, em locais de fácil e ampla visualização, incluindo os ambulatórios de atendimento obstétrico, os espaços destinados à espera, triagem, pré-parto e parto e os centros cirúrgicos onde se realizam procedimentos obstétricos. A administração municipal foi orientada ainda a divulgar nos espaços apropriados o número ou sítio eletrônico do canal de ouvidoria interno com o objetivo de coletar eventuais denúncias.
“Toda pessoa tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor, livre de qualquer discriminação, restrição ou negação, realizado por profissionais qualificados, em ambiente limpo, confortável e acessível a todos, garantindo-se sua integridade física, privacidade, conforto, individualidade, respeito aos seus valores éticos, culturais e religiosos, sua segurança e seu bem-estar psíquico e emocional”, afirmou o promotor de Justiça. Ele complementou que podem caracterizar casos de violência obstétrica ações que incidam sobre o corpo da mulher, que interfiram, causem dor ou dano físico, sem recomendação baseada em evidências científicas, tais como privação de alimentos, interdição à movimentação da mulher, tricotomia, manobra de Kristeller, uso rotineiro de ocitocina e cesariana eletiva sem indicação clínica, dentre outros.
Fonte: MP-BA
O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado na Rua Severiano Moitinho, no Novo Horizonte, com evento gratuito no sábado (19/08), a partir das 18h
A experiência do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Irecê (BA) com sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Com apoio da Prefeitura Municipal, serão exibidos curtas-metragens com temas infantis e ambientais, no sábado (19/08), a partir das 18h, na Rua Severiano Moitinho, no Novo Horizonte. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.
O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
Com infográficos, iluminação e decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
Nas sessões de cinema, o CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas): saúde de qualidade; igualdade de gênero; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; paz, justiça e instituições eficazes; educação de qualidade; energias renováveis; cidades e comunidades sustentáveis; combate às mudanças climáticas; e parcerias e meios de implementação.
“Para nós, difundir os ODS é fundamental, tanto para sensibilizar a população, na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo do Planeta Terra, e que somos responsáveis pelas mudanças possíveis de serem feitas hoje, quanto para deixarmos esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos”, destaca Cynthia Alario.
Neste Circuito, a Sétima Produções Culturais foi convidada para selecionar os curtas-metragens infantis e ambientais com a temática “Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro”. A curadoria é da diretora artística Ana Arruda, que tem se dedicado a projetos que unem cinema, artes, tecnologia e educação, como realidade virtual e laboratórios internacionais de narrativas imersivas. Ela também é idealizadora e diretora do Curta Brasília - Festival Internacional de Curta-metragem.
A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Irecê, por meio das Secretarias de Cultura, Turismo e Lazer e de Educação, e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Oficinema Solar
Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza a Oficinema Solar com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade. O encontro on-line, com duração de até três horas, tem como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes através da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro. Em Irecê, foi com os alunos da Escola Nossa Senhora Aparecida, na quarta-feira (09/08), das 14h às 17h.
Por meio da educação ambiental, os participantes são incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme. Todas as ações são gravadas, um curta é produzido, editado pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local, ficando disponível também no canal do Youtube (https://www.youtube.com/@CINESOLARBRASIL).
“As oficinas complementam as atividades do cinema ao ar livre. Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis mais aprofundado, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais. Além disso, incentivamos o empoderamento desses participantes, que ficam à frente da câmera, protagonizando o curta que será projetado na tela do CineSolar para todos”, diz Cynthia Alario.
PROGRAMAÇÃO
Irecê/BA
Sessões de Cinema
Curtas-metragens infantis e ambientais com o tema ‘Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro’
Data: sábado (19/08)
Horários: 18h - 1ª sessão
19h - 2ª sessão
Entrada: gratuita - não precisa de ingresso
Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Rua Severiano Moitinho - Novo Horizonte - Irecê/BA
Em caso de chuva: Pátio da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida
Fonte: Com informações de assessoria.
Na tarde dessa terça-feira (15), a Polícia Civil e a Polícia Militar realizaram ação conjunta com o objetivo de recuperar veículo produto de roubo. A informação é da Polícia Civil.
De acordo com a Polícia Civil, durante as diligências as polícias localizaram o veículo Ford Ka Sedan, avaliado em R$70 mil, com placa clonada, e constatou se tratar de veículo roubado na cidade de Salvador, após consultar os sinais identificadores.
“Duas pessoas suspeitas de envolvimento no crime foram conduzidas para a unidade policial e o veículo apresentado para realização da perícia técnica”, diz a nota da Polícia Civil.
A PC informou que esse foi mais um veículo roubado que foi retirado das ruas da cidade de Irecê.
Fonte: Da Redação com informações da Polícia Civil
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou hoje a programação para comemorar o 25º aniversário do Parque Estadual Morro do Chapéu e do Monumento Natural Cachoeira do Ferro Doido. As atividades acontecerão nos dias 24 e 25 de agosto, na Casa da Arte, localizada na cidade de Morro do Chapéu.
Na cerimônia de abertura acontecerá uma palestra sobre a urgência das mudanças climáticas, o papel crucial das áreas protegidas e as perspectivas de desenvolvimento territorial. Especialistas e representantes de instituições como a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), o Ministério Público da Bahia (MPBA), assim como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o próprio Inema, estarão contribuindo nesse diálogo.
Na tarde do primeiro dia, um painel de discussões abordará tópicos relevantes como a importância das áreas protegidas, a preservação das pinturas rupestres, a promoção da educação ambiental e as oportunidades de ensino profissionalizante. O encontro terá a participação de representantes do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina II.
Também no primeiro dia será realizada a premiação do Concurso de Desenho em que os estudantes da rede de ensino apresentaram propostas para atualização da logomarca do Parque Estadual Morro do Chapéu.
O segundo dia acontecerá uma visita ao Monumento Natural Cachoeira do Ferro Doido e ao Parque Estadual Morro do Chapéu. A programação também oferecerá estandes dedicados à distribuição de mudas de espécies nativas, apresentações enriquecedoras de estudos e pesquisas relevantes, além de exposições de artesanato produzido pela Comunidade Quilombola de Gruta dos Brejões.
Os 25 anos de proteção e preservação desses locais de excepcional beleza natural, aliados ao compromisso de promover a conscientização ambiental, serão celebrados com relevantes discussões dos diversos segmentos que compõem o território, como acadêmicos, estudantes, entidades governamentais, comunidade local, todos unidos em um chamado para a preservação e apreciação das preciosidades naturais que Morro do Chapéu oferece.
Fonte: Ascom - Inema
Foto:Divulgação
O Odontomóvel, serviço odontológico oferecido pelo Governo do Estado, através do programa Saúde Mais Perto nas Escolas, já está atendendo os estudantes e educadores no município de América Dourada, nesta semana. O serviço também está sendo prestado em escolas estaduais localizadas nos municípios de Brumado, Porto Seguro, Jeremoabo e Carinhanha, seguindo até 19 deste mês, e em Catu, com atendimento até o dia 22. Em Lapão, também na região, o programa vai estar presente a partir da próxima segunda-feira, 21.
As carretas equipadas com consultórios móveis oferecem serviços como avaliação bucal; limpeza; restauração; cirurgia da cavidade bucal; tratamento de canal; aplicação de flúor e exame radiológico. Somente no primeiro semestre deste ano, a iniciativa, que nasceu da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), já atendeu mais de 71 mil estudantes.
Para ter acesso ao serviço, os interessados devem apresentar a carteira do SUS atualizada, juntamente com os documentos de identificação, além do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.
Confira a programação do Odontomóvel para os próximos dias na região:
América Dourada: Colégio Estadual São Sebastião – 14 a 19/08
Atende também: Anexo – CEMIT – Irecê – Distrito de Belo Campo
Lapão: Colégio Estadual de Tempo Integral Justiniano de Castro Dourado – 21/08 a 02/09
Fonte: Da Redação com informações de assessoria.
Com a recente estadualização do Hospital Regional Vicentina Goulart (HRVG), em Jacobina, na Chapada Diamantina, e a publicação no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (10) da organização social que administrará a unidade, os serviços assistenciais passam a ser geridos pelo Estado a partir de setembro.
A transição da administração, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde do hospital, atualmente sob gestão municipal, para a entidade contratada pelo Estado, a Santa Casa de Misericórdia de Oliveira dos Campinhos – Instituto De Saúde Nossa Senhora Da Vitória – INSV, tem início imediato.
Com 68 leitos atualmente, a unidade terá sua capacidade ampliada em cerca de 30%, passando a contar com 86 leitos e reforçando a rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a região nas especialidades de urgência, clínica médica, saúde mental, cirúrgica, traumato ortopedia, obstetrícia e pediatria.
O hospital também contará com Centro de Parto Normal (CPN) intra-hospitalar destinado à assistência ao trabalho de parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido por enfermeiro obstétrico. Classificado como unidade hospitalar de médio porte, o HRVG vai atender a macrorregião Centro Norte, formada por 19 municípios e cerca de 393 mil habitantes. Serão aproximadamente 480 profissionais atuando para dar assistência de qualidade à população atendida.
Fonte: As informações são de assessoria.
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...