Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2023
Notícias

Profissionais de enfermagem em todo Brasil vão paralisar as atividades por 24 horas a partir desta terça-feira (14). Os trabalhadores reivindicam o piso salarial da categoria, que foi suspenso por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro do ano passado. Em virtude da paralisação, que também acontecerá em Irecê, os serviços que acontecem nas Unidades de Saúde e Upa, terão seu efetivo reduzido, principalmente na área de vacinação. O funcionamento voltará ao normal na quarta-feira (15).

O prefeito de Irecê,Elmo Vaz (PSB), defende a luta da categoria e afirmou que aguarda uma posição favorável para que os municípios possam repassar o piso salarial aos profissionais de enfermagem, que são tão importantes para o povo brasileiro, principalmente no interior baiano.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2023
Notícias

O aparecimento de objetos voadores não identificados (ovnis) nos céus dos Estados Unidos, Canadá e China, nos últimos dias, fez a imaginação dos baianos decolarem. O estudo sobre a existência de vida fora do planeta terra é sério, e a Bahia está tão inserida nessa discussão que o município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, é considerado uma base de análise. Mas essa seria mesmo uma questão de outro planeta?

Enquanto as duas maiores potências mundiais travam a batalha de narrativas, no interior da Chapada Diamantina os moradores de Morro de Chapéu observam o noticiário com curiosidade. É que a pequena cidade de 35 mil habitantes é famosa pelas aparições de óvnis e ETs. É até difícil encontrar alguém na cidade que nunca tenha ouvido uma história envolvendo alienígenas.

A prefeitura aproveitou a fama para apostar no turismo e inaugurou a Praça do Disco Voador, no ano passado. No centro do espaço foi instalada uma réplica feita em 1991 pelo ufólogo Alonso Régis, um dos principais nomes da área no país, com base em um objeto que ele teria avistado aos 12 anos – hoje ele tem 81.

O disco tem 6,8m de diâmetro, pesa cerca de 40 toneladas e ficava na propriedade de Alonso, que é cearense de nascimento, mas foi morar em Morro do Chapéu para intensificar sua pesquisa. O município é considerado um dos principais sítios ufológicos de grandes atividades do Brasil, e foi a primeira cidade com registro de óvni na região, isso ainda em 1892.

O antigo presidente do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV) e editor da revista UFO (sigla em inglês equivalente a ovni), Ademar Gevaerd, era uma das grandes referências no assunto. Ele morreu em dezembro do ano passado.

“Nós consideramos a Chapada Diamantina uma das grandes áreas onde aparecem discos voadores no Brasil. As chapadas, em geral, são lugares de grande possibilidade de observação desses objetos, porque são altas, estão no serrado, onde a visibilidade é muito boa, e a Diamantina é recordista desses casos”.

Para o chicleteiro Denilson Costa, 40 anos, a explicação para os últimos acontecimentos pode ser bastante simples. “É o Carnaval. Eles vieram para curtir a festa. Observe, só vão localizar novos óvnis agora na Quarta-Feira de Cinzas, porque é quando eles vão embora”, brincou.

Fonte: Correio



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2023
Notícias

Um homem identificado por Ueberty Ramos Leite, 22 anos, foi morto com um golpes de faca na manhã desse domingo (12), por volta das 07h15. As informações são da Polícia Militar.

Segundo a Polícia Militar, a vítima teria sido esfaqueada na avenida Manoel Gomes, próximo a uma barraca, no circuito do Carnaval antecipado da cidade.

De acordo com as primeiras informações, o suspeito e a vítima teriam se desentendido. O suspeito foi identificado e apresentado à delegacia de Polícia Civil de Irecê.

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso. Tanto a vítima como o suspeito são residentes em Lapão.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 12 de Fevereiro de 2023
Notícias

Professoras do Campus Irecê do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), realizaram na última quarta-feira, 08, oficina no X Encontro de Matemática (ENMAT), organizado pelo grupo de pesquisa em Matemática (GPMAT) do Campus Camaçari também do IFBA. O trabalho foi a materialização do projeto de extensão desenvolvido no campus Irecê, cujo tema é “Ciência africana na produção de perfume artesanal”.

Segundo Emmanuelle Requião, idealizadora do projeto, “essa atividade propôs o resgate dos saberes ancestrais africanos na produção de perfumes até os dias atuais”, pontua a docente.

Para a professora e palestrante na oficina, Lucélia Ferreira, “essa proposta provocou-lhe emoções e afecções no que se refere ao seu fazer pedagógico, pois, tendo cursado Licenciatura em Matemática no IFBA de Camaçari, percebeu no empreendedorismo social a operacionalização contextual desse componente nos cálculos de custo e revenda da produção de perfumes”, comenta.

Segundo as docentes esse projeto ‘visa à divulgação científica e ao empreendedorismo como possível fonte ou complementação de renda’.

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 11 de Fevereiro de 2023
Notícias

Mais de nove mil processos físicos foram recolhidos de Lençóis, na Chapada Diamantina, na primeira edição do projeto da Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI), em parceria com a Diretoria de Primeiro Grau (DPG), para a adoção de providências referentes ao recolhimento dos autos em comarcas de entrâncias inicial e intermediária.

Na segunda etapa do projeto-piloto, concluída na última sexta-feira (3), foram recolhidas 381 caixas do fórum local. Duas salas inteiras foram desocupadas. As atividades começaram na semana de 12 a 16 de dezembro do ano passado, quando o grupo de trabalho criado pela CCI cumpriu a fase inicial. Naquela oportunidade, 3,7 mil processos físicos foram transportados para o Arquivo Central, em Salvador.

A primeira ação envolveu os servidores Gesiel Santos, Jaime Gomes, Rogério Maia e Orlando dos Santos Filho. Também participaram magistrado e servidores da comarca. “Foi excelente. Ganhamos mais espaço e saúde com a retirada dos processos”, comemorou Pedro Barreto, escrivão das varas crime e cível unificadas.

A segunda etapa foi iniciada no dia 30 de janeiro, com novo grupo de trabalho. Antes da remessa dos processos para Salvador, os Servidores Gesiel Santos, Renato Trigueiro, Vicente Santos e a Servidora Christiane Gomes aplicaram o protocolo: identificar, preparar e cadastrar todos os autos.

Dessa vez, o foco esteve nos processos criminais e outros processos considerados históricos, com mais de 100 anos, e mais uma boa parte guardada no sótão do prédio. Ao final, 5,5 mil processos físicos a menos no fórum.

Além de liberar espaços para a prestação de novos serviços, a exemplo da instalação de salas de inclusão digital e de depoimento especial, o recolhimento possibilita a melhor gestão documental, da informação e da memória, e cria ambientes mais salubres e seguros. Todas as ações envolveram a Coordenação de Gestão de Arquivos (Coarq), o Unijud e a unidade de Transportes do Tribunal.

“Já estamos com etapas programadas para serem realizadas em outras comarcas, cujas necessidades foram identificadas em visitas e inspeções realizadas no ano passado. Vamos continuar apoiando”, avisa o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Júnior.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2023
Notícias

Um velho conhecido da polícia foi flagrado nesta quinta-feira (9) furtando o celular de uma funcionária dentro de uma farmácia na cidade de Lapão.

Segundo informações do proprietário do estabelecimento, o homem distraiu a funcionária solicitando um produto e aproveitou o descuido para pegar o celular que estava do lado de dentro do balcão.

O caso ocorreu por volta das 14h30, na Praça Bráulio Cardoso, região central da cidade.

A Polícia Militar foi acionada, fez buscas pela região, mas não conseguiu localizar o suspeito.

Fonte: Caraíbas FM



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023
Notícias

O Deputado Estadual Cafu Barreto (PSD) foi indicado para vice-líder da bancada governista na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em seu primeiro mandato, o parlamentar, com base política na Região de Irecê, no sertão baiano, Cafu obteve uma votação expressiva em toda a Bahia.

"Ficamos felizes em saber, que fomos indicados para Vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa.

Sabemos da nossa grande responsabilidade, por isso reafirmo o compromisso de, junto com o nosso Governador Jerônimo Rodrigues, e com a ajuda dos nossos colegas Deputadas e Deputados, na base do diálogo, buscarmos melhorias para o desenvolvimento da nossa Bahia.

Vamos que vamos, o trabalho continua. Um forte abraço e que Deus nos abençoe!". Destacou o deputado Cafu Barreto.

Fonte: Ascom - Cafu Barreto



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023
Notícias

O município de Jacobina voltou a registrar tremor de terra no último domingo (5). Dessa vez o abalo sísmico foi intenso e identificado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis). Segundo relato de moradores, as “casas pareciam que iam cair”. Não há registro de mortos ou feridos.

De acordo com o LabSis, o tremor aconteceu por volta das 17h45, com magnitude preliminar calculada em 2.7 mR. O último evento divulgado pelo Labsis/UFRN no município de Jacobina foi no dia 22 de Janeiro, com magnitude calculada em 1.7 mR.

Esse foi o sétimo abalo registrado na região neste ano, quatro deles ocorreram em Jacobina. Em 2022, Bahia contabilizou 18 terremotos. Deste número, 11 foram no município chapadeiro, cinco em Jaguarari, um em Campo Formoso e um em Curaçá, todos municípios do norte do estado.

Em maio do ano passado, Jacobina contabilizou 16 tremores em apenas um dia. Na ocasião, o de maior magnitude, registrado às 4h48, teve sua magnitude calculada em 2.3 mR. O mesmo aconteceu em 4 de março de 2022, quando o município registrou 17 eventos sísmicos.

Desde fevereiro de 2021, quando foi instalado o sismógrafo na cidade, foram contabilizados mais de 100 tremores. O Laboratório Sismológico da UFRN segue com o monitoramento em tempo real das atividades sísmicas da região.

Fonte: G1 Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023
Notícias

As comissões temáticas da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) estão definidas. Elas são responsáveis por discutir e apreciar projetos de lei, emendas e outras proposições, antes de sua votação em Plenário. As composições foram publicadas no Diário Oficial da Assembleia nesta quarta-feira (08).

O Deputado Estadual Cafu Barreto vai compor a Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos. Importante comissão que trata de ações de preservação, proteção do meio ambiente, combate aos impactos causados pela seca, elabora planos de recursos hídricos do estado.

Em suas redes sociais Cafu comemorou a indicação: “Fomos nomeados para compor a comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos que é de fundamental importância na discussão de projetos, emendas, orçamentos e recursos para essa temática. Nos sentimos felizes em fazer parte da comissão principalmente por ser sertanejo, debruçaremos com os colegas deputados e deputadas sempre buscando o melhor caminho na ampliação do trabalho”.

Fonte: Ascom - Cafu Barreto



Compartilhar no Whatsapp