Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023
Notícias

Eleito com mais de 67 mil votos, Cafu Barreto quer atuar como pacificador. Conheça sua trajetória de vida e saiba quais serão as prioridades do mandato!

Caçula de família com quatro filhos, Edicley Souza Barreto nasceu em Canoão, distrito de Ibititá, no final do mês de outubro, em 1979. Como todo menino de origem humilde, desde muito cedo teve de lutar para encontrar seu espaço. Aos seis anos, foi destacado para assumir uma importante função: todos os dias, tinha de acordar antes da mãe para moer o milho do cuscuz. Quando completou oito, trabalhava na roça de mamona para ajudar no sustento da casa junto com os irmãos Edimário, Edinael e Edmagno. Apesar da origem humilde, nunca faltou feijão na mesa da professora Lindalva Barreto e do lavrador Mário Marques Souza Filho, casal estimado por toda comunidade.

Para orgulho dos pais, os filhos sempre foram trabalhadores e demonstraram grande habilidade para os negócios. Antes de completar 15, o jovem Cafu tinha acumulado uma larga experiência trabalhando em empreendimentos da família. Quando completou a maior idade, já tinha labutado com quitanda, fábrica de sandálias, metalurgia, loja e construção civil. Por volta dessa época, o irmão mais velho lhe confidenciou o sonho de, um dia, ser vereador e depois prefeito de ibititá. O episódio marcou sua vida pra sempre! Assim que acordou em 07 de outubro de 2012, a lembrança do falecido Edimário veio à tona. Ao final do dia, como prefeito eleito, Cafu chorou e rezou pelo irmão. Durante a oração, agradeceu a Deus, que há muito já tinha levado seu pai, pelo privilégio de ter Dona Lindalva ao seu lado naquele momento tão importante. Humildemente, com fé inabalável, pediu saúde e sabedoria para fazer o melhor pelo povo da sua amada terra natal.

Mesmo com todas as dificuldades, afinal a Prefeitura estava endividada e sem credibilidade, logo no primeiro ano do mandato, Cafu implementou uma nova política de gestão no município, pautada, sobretudo, na legalidade, austeridade financeira e valorização dos servidores. Em pouco tempo, conseguiu “limpar o nome” da cidade e restabeleceu convênios com o Estado e o Governo Federal. Ciente da importância do funcionalismo, Cafu Barreto foi o primeiro na Grande Região de Irecê a adotar como regra a antecipação de salários e vencimentos - medida fundamental para ajudar no planejamento das famílias e fomentar a economia local.

Destaque no interior, à frente de uma administração com mais de 90% de aprovação, o segundo mandato foi uma verdadeira exigência popular. Em 2016, Ibititá já era conhecida em toda Bahia como modelo em gestão pública. Diante do cenário, a reeleição se tornou inevitável! A partir do ano seguinte, graças aos investimentos na sede e zona rural, a cidade experimentou um desenvolvimento nunca antes visto em toda sua história. Como principal legado na Prefeitura, deixou o Hospital Municipal Urbano Macêdo, patrimônio da população ibititaense. Ao longo da trajetória, formou um grande círculo de amizades que inclui desde pessoas simples, como agricultores, feirantes e cozinheiras, até autoridades a exemplo de parlamentares, congressistas, governadores e senadores da República.

ESTADO RICO, POVO FORTE

Este ano, mais uma vez por aclamação da sua base política, disputou vaga na Assembleia Legislativa. Não foi fácil! Durante a campanha, viveu uma provação inimaginável que teria lançado ao chão até o mais forte dos homens. Resistiu bravamente com honra e dignidade! No último mês de novembro, o garoto do Canoão - que arrancava mamona com as próprias mãos para ajudar a família - foi eleito deputado estadual por mais de 67 mil baianos e baianas. De forma surpreendente, num desempenho incrível, conquistou votos em 321 municípios do Estado.

“Na Assembleia, vou atuar como pacificador, dialogando com meus pares, sempre respeitando as divergências e opiniões. Claro que garantir Segurança Alimentar, Educação e Saúde de qualidade para o povo são prioridades para todos nós. Mas, também quero ajudar o governador Jerônimo a executar projetos estruturantes para melhorar a Infraestrutura Bahia e potencializar a nossa capacidade de produção e escoamento. O nosso estado é rico e o nosso povo é forte e inteligente... Precisamos é de oportunidade! Além disso, por conta do meu bom relacionamento em Brasília, pretendo auxiliar prefeitos e prefeitas da Bahia em qualquer demanda que envolva o Congresso e o Governo Federal”, afirmou o predestinado e destemido Cafu Barreto, em entrevista ao Sertão Baiano.

Fonte: Sertão Baiano



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 29 de Janeiro de 2023
Notícias

A casa da cantora Aline Lima foi invadida e furtada no bairro Boa Vista, em Irecê, na madrugada de quinta-feira (25).

Conforme as informações da polícia, os criminosos arrebentaram a fechadura da porta da frente e entraram na residência, na Rua São Vicente, por volta das 3h30. De acordo com a artista, foram levados um televisor, uma caixa de som, roupas e calçados, além de cartões de crédito, dinheiro e outros objetos.

Aline Lima relatou à polícia que dormia com sua filha de quatro anos e o marido. A porta do quarto estava fechada, isolando a luminosidade e não permitiu ouvir nenhum barulho.

O caso é investigado pela Delegacia de Furtos e Roubos da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil em Irecê.

Fonte: Caraíbas FM



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 28 de Janeiro de 2023
Notícias

Dois homens que já acumulam passagens por homicídio e porte ilegal de arma de fogo, foram presos em flagrante na quinta-feira (26), por policiais da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê) com drogas e arma. Eles são apontados como receptadores de objetos furtados nos arrombamentos em estabelecimentos comerciais ocorridos no Centro da cidade, na última semana.

Com eles foram encontrados 41 pedras de crack, 30 porções de maconha, uma bicicleta furtada, sete celulares também fruto dos furtos e uma pistola semiautomática calibre .765. “Após os arrombamentos, iniciamos o trabalho de investigação. Conseguimos diversas informações dos prováveis locais onde os objetos furtados eram trocados por drogas. Ao chegarmos, identificamos os dois de posse deste material. A investigação continua para identificar os autores dos arrombamentos”, explicou o coordenador da 14ª Coorpin, delegado Ernandes Reis.

Participaram também das ações policiais da Coordenação de Apoio Técnico a Investigação (Cati/Chapada), da Delegacia Territorial de Irecê e da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE). A dupla, que foi autuada em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e receptação, foi encaminhada para a unidade policial onde aguarda audiência de custódia.

Fonte: Polícia Civil



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2023
Notícias

Na próxima quarta-feira (1º de fevereiro), acontecerá a sessão solene de posse dos 63 deputados estaduais que irão compôr a 20ª Legislatura. O momento que se iniciará às 14h30, será comandado pelo presidente Assembleia Legislativa, Deputado Adolfo Menezes.

Na oportunidade, apenas os deputados estaduais, ex-deputados e elevadas autoridades terão acesso ao plenário, pois serão sessões de trabalho, precedidas da entrega dos diplomas para registro junto à Secretaria Geral da Mesa e da escolha dos nomes parlamentares.

Para o Deputado Estadual Cafu Barreto, a solenidade será um momento especial, após a linda campanha que terminou com uma vitória expressiva.

Em suas redes sociais, Cafu comentou sobre o desejo de ter ao seu lado, todos que lhe apoiaram nesta caminhada, mas que devido às restrições da cerimônia, não será possível. O deputado também registrou mais uma vez que seu gabinete estará aberto a todos:

"Por se tratar de uma cerimônia restrita, não poderei contar com a presença de todos. Agradecemos o carinho que as pessoas têm demonstrado em se fazer presente, e tenham certeza que cada um estará em meu pensamento e coração". "A partir da posse, o nosso gabinete estará aberto a todas e todos, também aos prefeitos, vereadores, lideranças e amigos", disse Cafu.

Próximo de iniciar seu primeiro mandato como deputado estadual, Cafu Barreto leva consigo nesta nova jornada, a confiança e o apoio de milhares de baianos, que enxergaram nele, um novo nome para representar e lutar pelo bem da Bahia.

Fonte: Ascom - Cafu Barreto



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2023
Notícias

Capacitação acontece duas vezes ao longo do ano letivo e visa, entre outros objetivos, promover melhorias contínuas na refeição fornecida aos estudantes.

As 440 profissionais que atuam na produção da alimentação escolar em unidades da Rede Municipal de Salvador e Irecê, cidade a 477 km da capital, administradas pelo Grupo LemosPassos, receberão capacitação sobre boas práticas para a manipulação dos alimentos, higiene pessoal e do ambiente, qualidade e elaboração de cardápios. O treinamento inclui, ainda, o programa Merendeira Segura, que detalha o uso correto dos equipamentos para evitar acidentes e reforça as medidas de prevenção da Covid-19.

A capacitação teve início nesta quinta-feira (26/1) em Salvador, no Auditório da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), localizado na Liberdade, e em Irecê, acontecerá dia 31 de janeiro. “A alimentação tem um papel importante para o rendimento do aluno no processo de aprendizagem e para o seu desenvolvimento pessoal. Os treinamentos das merendeiras visam promover melhorias contínuas na refeição que o estudante consome, para que seja sempre de qualidade, saborosa e com os nutrientes que farão a diferença na sua saúde”, ressalta Carlos Silva, engenheiro de alimentos e responsável pela coordenação dos treinamentos no Grupo LemosPassos. Conhecimentos sobre técnicas de cozinha, segurança do trabalho, ética e excelência em atendimento também fazem parte da programação.

Realizado duas vezes ao longo do ano letivo, no início de cada semestre, a ação conta com a parceria da Secretaria de Educação de cada município. Cada unidade escolar é supervisionada por uma nutricionista responsável que fica à frente do trabalho ao lado da direção e dos professores e a elaboração dos cardápios são sempre com base na faixa etária e no tempo de permanência do aluno na escola, conforme determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023
Notícias

Distrito Integrado de Segurança Pública – Disep, em Bonito, BA

Nessa quarta-feira(26), um jovem de 16 foi conduzido à delegacia de Polícia civil de Bonito, na Chapada Diamantina, por suspeita de praticar diversos arrombamentos a estabelecimentos comerciais, em um só dia.

A Polícia Civil chegou até o suspeito depois de averiguar imagens dele em câmeras de segurança. No último dia 21 de janeiro, o rapaz também tentou assaltar uma transeunte. Na ocasião, ele utilizou uma pedra para ameaçar a vítima, que reação. Ao perceber a presença de outras pessoas, o suspeito fugiu.

À polícia, o suspeito disse que é usuário de drogas e confessou ser o autor dos arrombamentos e tentativa de roubo na cidade. Falou ainda que é de Morro do Chapéu, mas tem um tio que reside em Bonito. Explicou que fugiu das cidades de Utinga e Morro do Chapéu, pois deve dinheiro de drogas e estava sendo ameaçado.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023
Notícias

Um homem identificado por Ivanildo Macário foi dado como desaparecido por sua família, no município chapadeiro de Seabra, no dia 26 de dezembro de 2022. O lavrador trabalhava na Fazenda Paeiro, próximo ao povoado de Queimada, e teria saído sentido a Lagoa da Boa Vista, para retornar a sua residência e desde então não foi encontrado.

O boletim de ocorrência foi aberto no dia 28 de dezembro do ano passado e as buscas nos arredores do município estão sendo realizadas pela família desde então. No povoado da Lagoa da Boa Vista, os familiares descobriram “que ele foi avistado com um amigo, que disse que Ivanildo teria ido para casa, mas nunca chegou”. Uma nova ocorrência deve ser registrada com o novo fato.

“Ele foi para Paeiro com esse amigo e, segundo esse amigo, Ivanildo saiu de lá do Paeiro em sentido a Lagoa de Boa Vista, e o mesmo até o momento não chegou em sua residência. E na verdade ele foi com o amigo, daí o amigo relata que ele saiu para vir embora, mas até o momento Ivanildo não chegou e nem foi encontrado”, apontam familiares.

Quem tiver informações sobre o paradeiro de Ivanildo Macári, pode entrar em contato através dos números (75) 99951-6042 ou (75) 99998-6695. Qualquer informação é de fundamental importância para que o homem seja localizado.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2023
Notícias

O prefeito do município de Presidente Dutra, Robertão (MDB), recebeu nesta terça-feira (24) um título de reconhecimento por sua atuação política e ações desenvolvidas durante a gestão de 2022. O líder político ganhou o troféu “Prêmio Líder” como destaque na região.

Com uma agenda de muitos compromissos, Robertão não para em busca de benefícios que garantam melhor qualidade de vida para a população. Desde que assumiu a gestão, em 2021,  Presidente Dutra vem tendo um crescimento acelerado, em função de uma gestão moderna, eficiente e participativa.

Em dois anos de gestão, foram vários investimentos destinados à saúde, educação, agricultura familiar, esporte e, em especial, infraestrutura, em que a população da Capital da Pinha tem acompanhado diversas obras e investimentos, principalmente, frutos da parceria do Governo do Estado com o município.

Por isso o reconhecimento em toda região, do trabalho realizado pelo prefeito Robertão à frente da Prefeitura de Presidente Dutra. É  um ‘Governo Presente’, que dá atenção não só  aos moradores da sede do município, mas também das comunidades rurais.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2023
Notícias

Inscrições para o processo seletivo já estão abertas e são gratuitas.

Com a chegada do ano novo, muita gente traça novas metas. Resoluções sobre carreira, trabalho e renda, geralmente, fazem parte das promessas e, ter uma graduação, auxilia nesse processo de virada de chave. Pensando nisso, a campanha Mérito Enem 2023, vai possibilitar aos aspirantes a universitários, a chance de estudar em uma das melhores instituições do Nordeste com direito a bolsa parcial ou integral, sem precisar prestar vestibular, utilizando apenas a nota da prova do Enem.

Candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem obter uma bolsa de graduação de até 100%, conforme sua pontuação, na AGES, em 2022. São 161 bolsas, em diversas áreas do conhecimento, nas modalidades presencial e digital.  As inscrições para o Processo Seletivo Mérito Enem já estão abertas e podem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio da página https://landing.ages.edu.br/. A regra não se aplica ao curso de Medicina.

Caso o candidato não tenha feito o Enem em 2022 é possível usar a nota da prova a partir de 2010. A média mínima para concorrer as bolsas é de 300 pontos. Dúvidas e informações sobre as bolsas, cursos, documentos necessários e matrículas podem ser sanadas e obtidas pelo site ages.edu.br/editais ou pelo telefone 4020-2340. As inscrições para o processo seletivo Mérito Enem 2023 são gratuitas.

Sobre a Ages

A Ages nasceu há 40 anos com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios baianos de Tucano, Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Em 2019, se integrou ao maior e mais inovador ecossistema de  qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, que tem mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história.

Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação; e faz parte da Ispirali, um dos principais players de educação continuada na área médica do país. Em 2022, recebeu 104 estrelas (distrituídas em 33 cursos) no Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior no Brasil.

Fonte: Ascom - Ages



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 24 de Janeiro de 2023
Notícias

A UNEB vai reabrir as inscrições para o Vestibular 2023 específico para os cursos de bacharelado em Engenharia de Aquicultura (Valença) e Agroecologia (Conceição do Coité e Irecê).

O período de inscrição será entre os dias 30 de janeiro e 9 de fevereiro. Os interessados devem garantir participação por meio do site da instituição. A taxa é de R$ 15.

São ofertadas 120 vagas, distribuídas igualmente entre as opções de curso de Engenharia de Aquicultura no Departamento de Educação (DEDC) do Campus XV da UNEB, em Valença (40 vagas), e de Agroecologia no DEDC do Campus XIV, em Conceição do Coité (40 vagas), e no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) da Campus XVI, em Irecê (40 vagas).

Conforme prevê a política de cotas da universidade, serão reservados 40% do total de vagas para negros e garantido o direito a 5% de sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; transexuais, travestis e transgêneros; pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em ambas as ofertas.

O processo seletivo prevê a realização de prova objetiva, aplicada no dia 12 de março, nas cidades de Valença, Conceição do Coité e Irecê, sobre os temas relacionados no Edital de Seleção, e a elaboração de um memorial, com descrição da trajetória pessoal e política e da relação com as populações do campo.

O gabarito preliminar será divulgado no dia 13 do mesmo mês. O resultado final será divulgado até o dia 31 de março. A data de matrícula será divulgada posteriormente.

O currículo e a programação político-epistêmica do bacharelado em Agroecologia orientam-se pelos princípios da Educação do Campo e da Agroecologia. O “tempo universidade” e o “tempo comunidade”, por meio do dispositivo da alternância, integram sua carga-horária, objetivos e métodos.

O curso de Engenharia de Aquicultura visa formar profissionais para atuarem nas diferentes áreas da produção de organismos aquáticos, desenvolvendo de forma construtivista as alternativas que contribuam para o desenvolvimento da Agricultura Familiar, da Pesca Artesanal, da Aquicultura Familiar, Cooperativismo e pequena ou média produção. Em atendimento ao que dispõe o projeto político pedagógico do curso, a oferta também consolida a modalidade pedagogia da alternância.

O Centro de Processo seletivo (CPS) da UNEB ressalta que é imprescindível que os candidatos leiam atentamente o edital de seleção, atentem para os pré-requisitos, para as informações ao candidato e respeitem o cronograma.

Informações: CPS/UNEB – tel. (71) 3117-2352 ou e-mail cpscampo2023@uneb.br.

Fonte: Uneb



Compartilhar no Whatsapp