Quarta-feira, 30 de Novembro de 2022
Notícias

O trabalho das forças de segurança pública na Bahia ganhou um importante reforço. Na segunda-feira (28), o governador Rui Costa entregou 62 viaturas para Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) espalhadas por 11 cidades baianas, entre elas Xique-Xique. O investimento total é de R$ 11,318 milhões, oriundos do tesouro estadual. Os novos veículos vão oferecer melhores condições de trabalho aos policiais e atender, de forma mais ágil, às ocorrências.

Os veículos, do modelo S10, serão distribuídos para as Cipes das cidades de Juazeiro (8), Ilhéus (7), Jequié (6), Luís Eduardo Magalhães (7), Ruy Barbosa (5), Esplanada (7), Nova Viçosa (1), Ribeira do Pombal (6), Camaçari (1), Xique-Xique (7) e Vitória da Conquista (7). Estas picapes serão utilizadas no patrulhamento e atendimento às chamadas nas áreas urbanas e rurais destes municípios.

O governador Rui Costa destaca que a intenção é fornecer uma maior mobilidade dos policiais: “nós incrementamos a substituição paulatina, mais progressiva, dos carros menores por esses carros maiores, e que possibilita uma maior mobilidade, maior rapidez, inclusive de poder transitar em ruas não pavimentadas, que é o caso dessas unidades especializadas, que muitas vezes, ou boa parte das vezes, em operações precisam acessar áreas não pavimentadas”.

Rui anunciou que, no mês de dezembro, está prevista a entrega das primeiras viaturas com blindagem, para fortalecer a atuação policial destas companhias especializadas. “Elas vão ter blindagem na parte frontal. Essas primeiras viaturas vão possibilitar mais segurança e mais proteção aos nossos policiais”, observou.

 O comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, ressaltou que esta entrega faz parte do processo de renovação da frota. “Isso faz parte de um programa em que nós estamos renovando o parque de viaturas: 728 no total e 62 para o policiamento especializado, que atua na zona de companhias de policiamento especializado, que fazem o cinturão do nosso estado, principalmente contra criminosos que vêm de outras bandas. Então, a gente fica muito feliz, sobretudo por esse aporte fundamental para a Polícia Militar da Bahia e que, simplesmente, motiva mais o nosso efetivo a prestar, cada vez mais, um serviço de excelência à sociedade”, pontuou.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, estes novos veículos já entram imediatamente em operação nas suas respectivas cidades, “porque elas não vão ficar paradas. Quando adquire, é para funcionar”. O secretário lembra que, nos últimos sete anos (2015 – 2022), o governo estadual já entregou 6.683 viaturas para as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os recursos ultrapassam os R$ 749,7 milhões.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 30 de Novembro de 2022
Notícias

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) realizará entrega de Carteira de Identidade Profissional (CIP) e consulta para indicação de coordenação de Grupo de Trabalho de Interiorização (GTI) em Irecê, Região Chapada Diamantina, no próximo dia 05 de dezembro. A programação acontece na Faculdade Irecê (FAI) – Rua Rio Iguaçu, 397, Recanto das Árvores.

Para recebimento da CIP, é necessário autenticar a documentação, enviar, com antecedência, via Correios para o endereço da sede do CRP-03 – Rua Professor Aristides Novis, 27, Federação, CEP 40.210-630. Este envio é imprescindível para que a carteira possa ser encaminhada para o respectivo Grupo de Trabalho de Interiorização (GTI).

Fonte: Ascom - CRP



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 29 de Novembro de 2022
Notícias

Uma cobra da espécie jiboia foi encontrada dentro da tubulação da pia de uma cozinha, em Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina. O caso aconteceu na segunda-feira, 28, em um imóvel localizado na rua Nilo Peçanha, no centro da cidade.

Os moradores perceberam um entupimento no ralo ao tentar lavar as louças e, após desmontar parte do encanamento, viram a cobra presa.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o resgate da jiboia, que depois foi solta em uma área de mata. A informação é de que o animal teria entrado pelo ralo da pia e ficou enganchado entre o sifão e a tubulação. Apesar do susto, não houve registro de feridos.

A jiboia não é venenosa, mas pode matar as presas por meio do processo de constrição, ao se envolver no indivíduo provocando a interrupção do fluxo sanguíneo e chegada de oxigênio aos órgãos.

Fonte: A Tarde



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022
Notícias

De vegetação e relevo exuberantes, a Chapada de Diamantina guarda 80% das nascentes que abastecem a Bahia — com as Bacias do Paraguaçu, Rio de Contas, Paramirim, Salitre e Jacaré e alguns afluentes do Rio São Francisco. Mas o agronegócio avança sobre o ecossistema.

Para expandir plantações de tomates e cebolas, produtores fazem uso de agrotóxicos que contaminam as águas e solos, uma ameaça à vida no território quilombola de Velame, uma das comunidades mais tradicionais da região. Junto aos danos à produção agroecológica de subsistência da comunidade, as substâncias têm causado intoxicação da população local.

A contaminação das águas por agrotóxicos, bem como todas as consequências negativas inerentes à exposição a essas substâncias são denunciadas pelo Movimento de Pequenos Produtores (MPA-BA). O uso irregular das substâncias tóxicas também é alvo de investigação do Ministério Público da Bahia.

Um indício do envenenamento causado por essas substâncias é a procura de pessoas da comunidade do Velame às unidades de saúde. Embora as notificações por intoxicação não estejam sendo realizadas, são muitos os casos reportados ao MPA-BA e ao Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. Outro agravante apontado pelo Ministério Público é que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) deveria monitorar a contaminação das águas pelas substâncias tóxicas, só que as análises para atestar a qualidade do recurso hídrico não têm sido feitas.

As fazendas de modelo produtivo extensivo e com uso de agrotóxicos se instalaram há cerca de cinco anos na região. No entanto, desde 2019, a comunidade do Velame vem apresentando queixas relacionadas à contaminação. As vistorias realizadas não surtiram efeitos. Uma fiscalização foi realizada, em 2015, pelo programa de Fiscalização Integrada (FPI). Segundo relatos de moradores, porém, as provas foram maquiadas e os gestores podem ter sido avisados da ação.

Fazendeiros derrubam umbuzeiros para plantar cebola

Localizado na zona rural de Morro do Chapéu, o território Velame fica próximo das comunidades de Queimada, Malhada de Areia, Ouricuri, Carfarnaum, que também sofrem com os efeitos da contaminação. O uso de agrotóxicos começou com a chegada do agronegócio em Irecê, a oeste da Chapada Diamantina. Além da intoxicação, a agricultura extensiva colabora para a desertificação da região.

Luciano Bernardo de Brito, de 44 anos, afirma que a contaminação do ar por agrotóxicos chega a níveis tão altos que é necessário colocar máscaras e panos para proteger o nariz: “Ouvi relatos e até presenciei pessoas com sangramento de narinas, lacrimejamento dos olhos, gargantas secas e ardência, tontura, tosse e náuseas”. Residente na comunidade de Velame, ele conta que recém-nascidos, gestantes e idosos foram hospitalizados em consequência da intoxicação.

O maior impacto do uso de agrotóxicos, conforme ele pontua, é a contaminação dos lençóis freáticos: “O dano maior é a contaminação do subsolo e, consequentemente, da água que abastece as comunidades”. A situação das águas fica ainda pior, devido à derrubada das florestas. Segundo o quilombola, para abrir espaço para as plantações de tomate e cebola, os produtores derrubam espécies endêmicas, como umburana e umbuzeiro.

O Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Transgênico e pela Agroecologia aponta que o problema decorre da falta de regulamentação da pulverização terrestre e da falta de controle da pulverização aérea. Sem a regulamentação terrestre, não foram estabelecidas regras de distanciamento dessas plantações em relação às águas, aos povoados e à produção agroecológica e orgânica.

A coordenadora do fórum, a promotora Luciana Espinheira da Costa Khoury, diz que a facilitação da entrada de produtos no país, entre eles alguns já banidos em outros países, e a grande dificuldade de realizar controle nos usos, seja no monitoramento da água, dos alimentos, torna os problemas maiores — e sem mensuração. “A ampliação de produtos é completamente absurda, diante de tamanhos descontroles no uso”, afirma.

Luciana destaca que as populações, que produzem com a agroecologia ou de forma orgânica, sem uso de agrotóxicos, como é o caso do território do Velame, são muito prejudicadas pelos vizinhos que pulverizam os venenos. Ela condena o uso de agrotóxicos, seja de qual forma for: “A pulverização aérea é de grandes problemas ambientais e para a saúde das pessoas. A grande deriva dispensada no ambiente causa danos que não tem sido mensurado”.

Desde 2014, somente quatro multas aplicadas em todo o estado

O problema se agrava com as deficiências na fiscalização. O Ministério Público aponta que a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), entre 2014 a 2019, emitiu somente quatro autos de infração relacionados aos pesticidas nos 417 municípios baianos. Segundo o relatório de gestão da Adab, apresentado ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia, a agência, em 2018, fiscalizou o uso de agrotóxicos em 1.080 propriedades rurais, em todo o estado.

Segundo o Censo Agropecuário de 2017 do IBGE, 145.469 propriedades rurais declararam usar agrotóxicos na Bahia. Pelo ritmo atual, seriam necessários 134 anos para que todas essas propriedades rurais fossem devidamente fiscalizadas. Ou 706 anos, para todos os 762.848 estabelecimentos rurais identificados pelo IBGE no estado. Durante a Fiscalização Integrada foram analisados 2.068 receituários agronômicos para agrotóxicos aplicados na região, e identificados vinte produtos mais utilizados.

O Ministério Público aponta que a Embasa não realiza o monitoramento na água oferecida à população de dezoito dessas substâncias, entre elas o mancozebe e a permetrina, listadas entre as dez mais usadas na atividade agrícola dos municípios. As substâncias estão também entre as 27 de monitoramento obrigatório pela portaria de consolidação 5 do Ministério da Saúde.

O promotor Pablo Almeida, do Ministério Público da Bahia, conta que o mancozebe é o agrotóxico mais utilizado na região. Segundo ele, a portaria determina que compete ao responsável pelo sistema de abastecimento de água para consumo humano manter e controlar a qualidade da água produzida e distribuída, com a realização de análises laboratoriais da água, o que não é feito.

A fiscalização identificou ainda o descumprimento, nas unidades de saúde locais, de norma do Ministério da Saúde, que obriga todos os profissionais de saúde a reportar ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) casos ou suspeitas de intoxicação por agrotóxicos.

A reportagem entrou em contato com a Embasa e Adab, mas até o momento não obteve resposta.

Fonte: Com informações do site De Olho nos Ruralistas.



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022
Notícias

Mantendo a tradição de unir as famílias e celebrar o Natal e a vida, a prefeitura de Irecê já começou a preparar a cidade para as festas de fim de ano. Uma decoração especial vai deixar a cidade ainda mais bonita.

No próximo dia 30, às 18h40, acontece na Praça da Prefeitura, o lançamento oficial da decoração Irecê Encantada de Natal.

Ao longo do mês de dezembro, teremos diversas apresentações de música e teatro. Fique de olho em nossas redes para acompanhar todos os detalhe dessa programação mágica.

Fonte: Caraíbas FM



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022
Notícias

De acordo com o site G1, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), pode ser anunciado como ministro do futuro governo do presidente eleito Lula (PT) ainda nesta semana.

A publicação revela que o petista teria dito a interlocutores que pretende anunciar alguns nomes da sua equipe nesta semana, entre eles, o do governador baiano, que estaria cotado para assumir a Casa Civil.

Outros nomes cotados seriam o de Fernando Haddad, para a Fazenda; Simone Tebet, Desenvolvimento Social, e Marina Silva, para a pasta de Meio Ambiente.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 27 de Novembro de 2022
Notícias

Com o objetivo de divulgar os projetos científicos desenvolvidos pelos estudantes, as escolas da rede estadual de ensino vêm promovendo, cada vez mais, suas feiras científicas. No Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Régis Pacheco, localizado em Jequié, os estudantes participaram, nessa quinta e sexta-feira (24 e 25), da VII Feira Tecnológica e Científica (FETEC), com o tema “Educação, Tecnologia e Inovação”. A feira contou com a exposição de 33 projetos de iniciação científica.

Por meio de estandes ou salas temáticas montadas nas próprias unidades escolares, os estudantes apresentam as metodologias utilizadas nos projetos de diferentes áreas; os objetivos; e os resultados esperados ou obtidos, favorecendo a troca de conhecimentos.  O estudante Deivid Nascimento, 17, do curso técnico em Informática, apresentou com os seus colegas o quiz game intitulado “Fato ou fake”, criado através do aplicativo “Glide”. “Este é um jogo de perguntas e respostas que visa conscientizar o jogador a identificar se uma notícia aplicada no jogo é falsa ou verdadeira. O projeto é importante, pois auxilia no combate da propagação de fake news”, explicou.

Outro projeto em destaque na feira é o da equipe do estudante Pedro José González, 53, do curso técnico de nível médio em Gastronomia, que apresentou o projeto “Mistura cultural”. “O curso de gastronomia é uma porta que se abre de conhecimento e que tem me dado possibilidades de aperfeiçoamento na área. Estamos expondo na feira pratos com a mistura da culinária baiana com a do meu país, que é a Venezuela”, comentou.

Em Irecê, o Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê promoveu, na última terça-feira (22), a Feira de Ciências, Cultura e Tecnologias, com a abordagem de diversas temáticas, como empreendedorismo jovem e Dia da Consciência Negra, entre outros. Além de palestras, apresentações culturais e exposições de projetos, a feira também contou com salas temáticas, a exemplo da apresentada pelo curso técnico em Análises Clínicas, através da qual os participantes fizeram teste de glicemia, aferição de pressão arterial e tipagem sanguínea.

Fonte: Ascom - SEC/BA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 25 de Novembro de 2022
Notícias

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, na sessão realizada nessa quinta-feira (24/11), emitiram parecer prévio recomendando a aprovação com ressalvas, pelas câmaras de vereadores, das contas referentes ao exercício de 2021 de mais nove prefeituras baianas. Os pareceres englobam tanto as contas de governo como as de gestão. Na mesma sessão, outras duas contas referentes ao exercício de 2020 também foram aprovadas.

Foram analisadas e aprovadas as contas  de 2021 das prefeituras de Barrocas, da responsabilidade do prefeito José Jailson Lima Ferreira; de Cafarnaum, Sueli Fernandes de Souza Novais; de Canarana, Ezenivaldo Alves Dourado; de Condeúba, Silvan Baleeiro de Sousa; de Igaporã, Newton Francisco Neves Cotrim; de Pojuca, Carlos Eduardo Bastos Leite; de Santa Terezinha, Agnaldo Figueiredo Andrade; de Saúde, Auciclei Costa Rodrigues; e de Sobradinho, Régis Cleivys Sampaio Bento.

Os conselheiros relatores, ao final de cada voto, também apresentaram Deliberação de Imputação de Débito – DID, com proposta de multa a cada gestor no valor de R$1 mil (Barrocas e Condeúba); R$2 mil (Pojuca); R$2,5 mil (Canarana e Santa Terezinha); R$3 mil (Cafarnaum, Igaporã, Saúde e Sobradinho), em razão das ressalvas indicadas nos relatórios técnicos.

Exercício de 2020 — Na mesma sessão, os conselheiros do TCM também recomendaram – às câmaras de vereadores – a aprovação das contas das prefeituras de Santo Antônio de Jesus e de Barra da Estiva, da responsabilidade de André Rogério de Araújo Andrade e João Machado Ribeiro, respectivamente. Essas contas, no entanto, são referentes ao exercício de 2020. Após aprovação dos votos, foi apresentada Deliberação de Imputação de Débito, propondo multa de R$3 mil a cada gestor pelas irregularidades indicadas no relatório técnico.

Cabe recurso das decisões.

Fonte: TCM-BA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 25 de Novembro de 2022
Notícias

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão carregado com carvão vegetal na tarde do último domingo (20/11) em Seabra. O veículo era conduzido por um homem de 44 anos e foi abordado na BR-242, na Chapada Diamantina.

A ação foi registrada por volta das 15h50, na altura do quilômetro 408 da rodovia, quando os policiais abordaram um Ford/F 350 para verificação.

Ao fiscalizar o compartimento de carga, os PRFs encontraram aproximadamente 1.500 quilos de carvão vegetal granulado. O homem não possuía a licença ambiental e nem a nota fiscal da carga.

Questionado, o motorista relatou que comprou a mercadoria em Goiás e levaria para o estado de Alagoas.

Diante das inconformidades apresentadas, a ocorrência foi encaminhada para a Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ-BA).

Fonte: PRF-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 24 de Novembro de 2022
Notícias

Hoje é dia de Brasil na Copa do Catar. A Prefeitura de Irecê instalará um Telão de Led para que os torcedores possam assistir à estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022 nesta quinta-feira (24), contra a Sérvia. A estrutura será fixada na Praça Chico Mendes (Praça do Requintes), com transmissão a partir das 15h30.

“Instalaremos o telão para que famílias e amigos estejam reunidos para se divertir ao acompanhar os jogos do Brasil na Copa do Catar.  Temos certeza de que a população ficará muito feliz com esse ambiente tranquilo e alegre para torcer para o Brasil rumo ao hexacampeonato”, ressaltou o prefeito Elmo Vaz.

De acordo com o Decreto Municipal n° 451,  as repartições públicas municipais funcionarão das 8h às 11h nos dias em que os jogos da Seleção Brasileira começarem às 13h; e das 8h às 14h quando as partidas iniciarem às 16h.

Fonte: Caraíbas FM



Compartilhar no Whatsapp