Fotos: Divulgação
À medida que os preços do cacau sobem e as grandes indústrias de chocolate diminuem seus produtos, a agricultura familiar na Bahia surge como uma alternativa promissora para os consumidores preocupados com a qualidade e o sabor dos chocolates nesta Páscoa.
Enquanto o mercado global enfrenta desafios devido ao aumento dos custos de produção e aos preços recordes do cacau, a produção de chocolates na Bahia está prosperando, graças aos investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Esses investimentos visam fortalecer a cacauicultura baiana, garantindo amêndoas de alta qualidade para a produção de chocolates finos.
Marcas como Bahia Cacau, da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), e Natucoa, da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), estão oferecendo uma ampla gama de opções de chocolates que atendem a diferentes gostos e necessidades dos consumidores.
A Bahia Cacau dispõe de barras de chocolate de 20g e 80g, com percentuais de cacau entre 35% e 70% sendo comercializadas na loja da fábrica, em Ibicaraí, no quiosque no Shopping Jequitibá, em Itabuna, e no Empório da Agricultura Familiar, no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. Fora isso o público poderá optar em levar para casa as trufas de chocolate saborizadas com frutas dos vários biomas da Bahia, tudo produzido com ingredientes de alta qualidade e cultivados por agricultores e agricultoras familiares.
“Essa data é muito interessante para a nossa agroindústria. Aumenta muito o nosso resultado de vendas e nada melhor do que oferecer um chocolate saudável e de boa qualidade para os amigos e familiares”, disse Josivaldo Dias, gerente comercial da Bahia Cacau.
Da mesma forma, a Natucoa oferece uma variedade de barras de chocolate, desde opções puras até sabores mais exóticos, como licuri e nibs, além de barras com frutas desidratadas, como banana, abacaxi e cupuaçu, todas livres de lactose e glúten, ideais para as pessoas com restrições alimentares. Os produtos também podem ser encontrados no Empório da Agricultura familiar e na nova loja da Natucoa, localizada em Ilhéus.
Segundo Carine Assunção, presidente da cooperativa, os produtos da Natucoa são uma verdadeira celebração de sabor e qualidade. "Estamos comprometidos em oferecer opções deliciosas e saudáveis para os nossos clientes, garantindo uma Páscoa ainda mais especial".
Os investimentos do Governo do Estado, por meio da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em ações voltadas para a melhoria da qualidade do cacau incluem desde a seleção de mudas até a assistência técnica aos agricultores familiares, garantindo práticas agrícolas sustentáveis e preservação ambiental. A implantação do modelo de plantio de cacau-cabruca, no Sul da Bahia também tem contribuído para a conservação da biodiversidade local.
Fonte: As informações são de assessoria.
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...