Domingo, 01 de Dezembro de 2019
Chapada Diamantina

Aconteceu na Câmara de Vereadores de Seabra, debate sobre o novo Fundeb, com professores de Seabra

Na última quarta-feira (28) a APLB-Sindicato promoveu um encontro no Plenário da Câmara Municipal de Seabra , na região da Chapada Diamantina, por volta das 10h para debater sobre o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação-Fundeb.

O evento contou com a participação de mais de trabalhadores da rede municipal e estadual. O momento foi uma convocação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação-CNTE e teve como principal objetivo mostrar aos trabalhadores da área e demais cidadãos a importância de garantir um Fundeb permanente e com financiamento suficiente para o funcionamento da educação pública.

Dentre os temas debatidos estão os recursos que totalizam o fundo especial e funcionamento deste, a exemplo, o Fundeb determina que no mínimo 60% do recurso seja utilizado para pagamento de salário e 40% para manutenção da educação.

De acordo com Maristônia Rosa  Oliveira, Diretora da Delegacia Sindical Lavras da Diamantina da APLB-Sindicato, após questionamentos do sindicato à prefeitura, foram informados de que a folha salarial da educação municipal é alta. A prefeitura alega que apenas a verba do Fundeb é insuficiente para efetuar os pagamentos dos servidores da educação, havendo a necessidade de suplementação oriunda de outros recursos destinado a educação.

“Nós precisamos entender que prefeituras tem controle interno, precisamos saber sobre a receita, o gasto desta receita”. “Precisamos atuar no conselho do Fundeb para discutir a transparência deste processo de investimento”, afirmou Hercia Azevedo da Silva, conselheira do Fundeb e Conselho de Educação de Salvador. 

Fonte: Ascom - Câmara de Seabra



Compartilhar no Whatsapp