Quarta-feira, 23 de Maio de 2018
Notícias

Plantio de beterraba no município de Irecê (Foto: Ueslei Figueiredo)

O município de Irecê ficou famoso e reconhecido pelo grande potencial agrícola e agropecuário, tendo recebido o título de "Cidade do Feijão" e "Capital Mundial do Feijão" devido às grandes safras colhidas nas décadas de 1980 e 1990. Nas décadas passadas,  em seus tempos áureos, Irecê foi o primeiro produtor de feijão do nordeste, e o segundo do País.

Mas devido a escassez das chuvas, nos últimos anos, a produção de “sequeiro” foi reduzida com frequentes safras perdidas. Buscando novas alternativas, agricultores da região apostaram em outras culturas, principalmente hortaliças e legumes irrigados.  Um plantio de beterraba numa propriedade rural localizada no distrito de Angical, no município de Irecê é amplamente difundido através das redes sociais entre produtores e consumidores de hortaliças na região.

A beterraba é uma hortaliça de inverno, porém na atual estação [Outono],  a técnica de irrigação torna-se uma prática importante para seu cultivo.

Em localidades áridas e semi-áridas,  como a região de Irecê, a irrigação torna-se a principal fonte de água para a cultura, enquanto que em outros locais ela pode ser usada de forma complementar à precipitação pluvial.

Vários sistemas podem ser empregados para a irrigação de hortaliças, dependendo das condições de solo e de clima do local, bem como da disponibilidade de equipamentos e de recursos financeiros. No caso, do plantio de beterraba em Irecê, o sistema utilizado é por microaspersão  -  com água obtida de poço artesiano.

Os legumes, hortaliças e frutos da região de Irecê ganham a mesa de milhares de consumidores de diversas regiões do estado e do País.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp