Quarta-feira, 16 de Março de 2022
Notícias

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), DCHT/Campus XVI – Irecê, marcou a retomada de suas aulas presenciais com o início das atividades do curso de Agroecologia na tarde da última terça-feira, 15, por meio de um evento simbólico de resistência e leveza com o plantio de um baobá africano e mudas de ipê.

 “Esse ato representa o reinício do nosso encontro presencial, sendo o primeiro encontro da turma de Agroecologia. Essas plantas – presenteadas por Leonellea Pereira (técnica administrativa da instituição) e por Índia Caatingueira (aluna egressa da UNEB) – carregam a representatividade da resistência, acolhimento e afeto, características que devemos preservar. O curso de Agroecologia vem suprir uma recorrente reivindicação da comunidade regional e, enquanto gestão, reafirmo que estamos juntos na construção de uma UNEB que irá fortalecer ainda mais o nosso território”, afirmou Ana Karine Loula, nova diretora do Departamento da UNEB, campus Irecê.

Durante o evento, ressaltou a coordenadora do Colegiado de Agroecologia, professora Maria Dorath Sodré, “o baobá, árvore de extrema versatilidade e resistência, é muito representativo da nossa luta na implantação do curso de Agroecologia na região. Um curso que irá contribuir com o nosso território dentro da perspectiva do manejo ecológico dos recursos naturais”. 

Por sua vez, acrescentou o estudante do 3º semestre de Agroecologia, Venâncio Ferreira, “somos hoje na Bahia e na UNEB pequenas mudas da Agroecologia que irão florescer para que possam surgir novas turmas e novos cursos”. 

Estiveram presentes na cerimônia - que contou com apresentações musicais e declamação de poemas - o secretário de Meio Ambiente de Irecê, Flávio Cordeiro; o secretário de Educação de Presidente Dutra, Ancelmo Machado; além de técnicos, professores e alunos de Agroecologia da UNEB.

Fonte: As informações são de assessoria



Compartilhar no Whatsapp