Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2025
BRASIL

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve apresentar nos próximos dias uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe. Para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e integrantes do Congresso Nacional a acusação deve ocorrer ainda em fevereiro. As informações são da CNN Brasil.

A denúncia será um desdobramento do inquérito da Polícia Federal sobre os atos de 8 de janeiro e movimentações anteriores consideradas golpistas por ministros do STF. Até o momento, as investigações estavam concentradas na PF. Com a formalização da acusação, caberá ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, definir os próximos passos do caso.

A PF já indiciou 40 pessoas pelo crime, incluindo Bolsonaro e ex-ministros de seu governo, como os generais Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, que está preso; Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier.

Para evitar impactos no cenário eleitoral de 2026, ministros do STF avaliam que o processo deve avançar ainda em 2025. Há também a possibilidade de Gonet dividir as denúncias em grupos, o que poderia acelerar o julgamento.

Caberá ao STF analisar as acusações e decidir se transforma os investigados em réus. Caso isso ocorra, a Corte ainda precisará definir a data do julgamento do mérito das acusações contra Bolsonaro e ex-integrantes do governo.

Fonte: CNN Brasil



Compartilhar no Whatsapp