Sábado, 28 de Dezembro de 2024
Notícias

Ações estratégicas envolvem bombeiros, brigadistas e voluntários para preservar áreas naturais em Lençóis — Foto Ilustrativa: Reprodução / CBMBA

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) reforçou, nessa quinta-feira (26), as ações para combater os incêndios florestais que afetam diversas regiões do estado. Na Chapada Diamantina, especialmente na área de Lençóis, os esforços têm sido intensificados para conter os danos ambientais.

De acordo com o CBMBA, 53 bombeiros militares estão atuando exclusivamente nas bases florestais, utilizando 13 viaturas no suporte às operações. Desde o início da mobilização, 1.003 incêndios foram combatidos, e 1.913 orientações preventivas foram realizadas em 105 municípios.

As ações contam com o apoio de aeronaves e a parceria de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de brigadas voluntárias locais, como a Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL), a Brigada Voluntária de Lençóis (BVL), a Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACVVC) e a Brigada Voluntária de Campos do São João.

Os esforços coordenados visam conter as chamas, proteger áreas de grande importância ambiental e conscientizar a população sobre a prevenção de novos focos de incêndio.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp