A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou, nesta sexta-feira (18/11) que os organizadores da Copa do Mundo no Catar decidiram proibir totalmente a venda de bebidas alcóolicas aos torcedores dentro dos estádios do país. O mundial começa no próximo domingo (20/11).
A dois dias do campeonato, a Copa do Mundo do Catar já é marcada por polêmicas. Essa é a primeira vez em que o mundial acontece em um país muçulmano conservador. Além do controle rígido de álcool, cujo consumo é proibido em público, a homossexualidade também é crime no país.
Em nota, a Fifa afirma que a decisão foi tomada após debates com as autoridades do Catar. "Depois de debates entre o país sede e a Fifa, foi feita a decisão de focar a venda de bebidas alcóolicas no Fan Festival, (...), removendo os pontos de venda de cerveja de todo o perímetro dos estádios da Copa", diz o comunicado.
A mudança é uma quebra de compromissos anteriores do emirado muçulmano de sediar o Mundial. Uma das principais patrocinadoras da Copa do Mundo de 2022 é a marca de cervejas Budweiser. Ela possui os direitos exclusivos para vender cerveja no torneio, deveria vender cerveja alcoólica nos arredores e dentro de cada um dos oito estádios três horas antes e uma hora depois de cada jogo.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, a Budweiser e executivos do Comitê Supremo de Entrega e Legado (SC) do Catar, que está organizando a Copa do Mundo, estão negociando a reversão dessa política.
A política anti álcool do país é tão rígida que afeta até o turismo. Os visitantes não podem levar álcool para o Catar, nem mesmo da seção duty free do aeroporto. Bebidas alcoólicas são vendidas apenas em bares de alguns hotéis, onde a cerveja custa cerca de US$ 15 (cerca de R$ 81) por meio litro.
Por ora, foi confirmado que a Budweiser ainda pode manter os postos de venda de cerveja nos arredores dos estádios três horas antes e até meia hora antes do início da partida. Deveriam, então, reabrir por uma hora após o apito final. Apenas cervejas sem álcool estarão disponíveis dentro dos estádios.
Fonte: Correio Braziliense
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...