Quarta-feira, 28 de Agosto de 2024
Notícias

Membros do CBHVJ e convidados presentes na plenária, em Souto Soares (BA) - Foto Nathan Rocha

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré (CBHVJ), realizou no dia 21 de agosto a sua 69º Reunião Plenária Ordinária, no município de Souto Soares, na Chapada Diamantina, Bahia. O encontro contou com as presenças dos membros do comitê, de autoridades locais, técnicos do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e representantes da empresa Galvani, instalada no território.

Na abertura da reunião, o presidente do CBHVJ, Paulo Neiva, falou da importância da realização da plenária, enfatizando que aquele era um local para troca de informações sobre as atividades realizadas e um espaço aberto para debate entre as instituições ali presentes.

Convidada pelo Comitê, a Galvani, empresa líder na produção de fertilizantes e que atua há mais de 50 anos nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, enviou representantes que apresentaram a empresa e os planos para a futura instalação no município de Irecê, semiárido baiano. Gleice Barcelar, coordenadora de meio ambiente da Galvani, falou da preocupação em realizar a extração mineral de uma maneira que cause pouco impacto ambiental.

Segundo Gleice, “o projeto não vai contar com uma barragem de rejeitos, já que todo o material será transformado em produtos de fertilização e correção de solo, o que diminui o consumo de água; ocorrendo um aproveitamento econômico e um ganho ambiental nesse processo”. Ela elencou também todas as medidas que vêm sendo tomadas pela empresa para que haja uma redução dos danos ambientais.

Já na fala de Alfredo Araújo, um dos técnicos do Inema presentes, foram explicadas todas as etapas e tipos de licenciamento ambiental necessários para a implantação de empresas e realização de grandes empreendimentos. “O tipo de licença pedida depende do empreendimento, da área utilizada, de como o local será afetado”, explicou. Na oportunidade, colocou-se à disposição do comitê para futuras discussões.

A nova logomarca do Comitê também foi pauta e colocada para votação, sendo aprovada por unanimidade. Já no final da reunião, Paulo Neiva, presidente do comitê, ainda comentou sobre os próximos eventos, das vagas em aberto no CBH Rio Verde e Jacaré e mais uma vez ressaltou a importância de se estabelecer debates e da troca de informações, como ocorreu nesta plenária.

Fonte: Ascom - CBHVJ



Compartilhar no Whatsapp