O novo Centro de Capacitação Regional de Irecê do Senar foi inaugurado nesta quarta-feira (23). A unidade anexa ao Parque de Exposições da cidade, cedida pela Associação dos Pecuaristas da Região de Irecê (Aprir), conta com mais de 1500 metros quadrados e dispõe de salas de aula, auditórios inteligentes com capacidade para mais de 200 pessoas, laboratórios de informática e sala de processamento de alimentos totalmente equipada para oficinas de panificação confeitaria, desidratação de frutas, produção de polpas, sorvetes, geleias e muito mais. Todos os ambientes são climatizados e com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.
Na cerimônia de inauguração, houve um ato ecumênico realizado pelo Padre José Miranda e pelo Pastor Gildeçon Batista, seguido pelo ato simbólico do corte da faixa e inauguração da placa de construção. Posteriormente, os cerca de 200 convidados se dirigiram ao auditório, onde a cerimônia de inauguração teve continuidade, com a mesa formada pelo presidente do Sistema Faeb/Senar Humberto Miranda; o diretor de Educação Formal e Infraestrutura do Senar Central, André Sanches; o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz; o prefeito eleito de Irecê, Murilo Franca; o Deputado Federal, Ricardo Rodrigues; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Irecê, João Gonçalves; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Vitor Lopes; e o presidente da Aprir, Allan Batista de Oliveira.
Centro de Capacitação Regional de Irecê | Ganhos ao município
A agropecuária é a principal atividade econômica da região de Irecê, sendo o setor que mais emprega e também o que mais demanda mão de obra qualificada. Com o novo centro, o mercado local vai ganhar um forte aliado para a formação profissional. Além de capacitações e assistência técnica, a unidade vai oferecer gratuitamente cinco opções de cursos técnicos nas áreas de agricultura, agronegócio, fruticultura, florestas e zootecnia, habilitando profissionais para atuarem nas diferentes cadeias produtivas e ajudando a sanar um dos gargalos do segmento agro produtivo.
“Eu tenho dito que a grande transformação que a gente quer viver começa pela interiorização das nossas ações, com investimento nos municípios a fim de criar oportunidades para que a população local não precise migrar para os grandes centros em busca de emprego. O Senar, que é a grande escola do campo, tem tido esse olhar, apostando sobretudo no conhecimento e na profissionalização. Por isso, eu não tenho dúvidas de que essa escola vai ser um divisor de águas para Irecê e toda região, atendendo à crescente demanda por mão de obra qualificada para atuar em um setor que se inova e se tecnifica a todo momento e que requer pessoas habilitadas a lidar com essa transformação”, pontuou o presidente do Senar Bahia, Humberto Miranda.
Para André Sanches, o novo centro vai transformar, em pouco tempo, a realidade da comunidade regional, nos aspectos econômico e, sobretudo, social. “Eu não conheço nada mais transformador do que a Educação, e é nisso que o Senar tem apostando: em preparar pessoas para o campo e para a vida”, ponderou.
Além de Irecê, o Senar possui centros de capacitação em Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Gandu, Itamaraju, Senhor do Bonfim e Juazeiro. Outras unidades estão sendo construídas em Itapetinga e Miguel Calmon, com o objetivo de fortalecer e potencializar a atuação no campo.
Fonte: Ascom - Faeb/Senar
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...