O Centro Educacional de Seabra (CES), na Chapada Diamantina, maior escola estadual da região, promoveu uma semana sobre a consciência negra. Foram realizadas oficinas, palestras e gincanas, estruturadas a partir de uma dimensão dialógica com a comunidade de Seabra e alunos da instituição.
Nas palavras do diretor do CES João Bina, o dia da Consciência Negra vai além de trazer conhecimento para a escola, mas sobretudo provocar a conscientização da sociedade sobre a necessidade de maior inserção social de diversos povos das comunidades quilombolas da Chapada que abrangem boa parte do núcleo territorial de Seabra, muitos inclusive tiveram o direito á educação historicamente excluído.
Conforme Iago Santos que esteve presente e é também aluno do CES, a participação ativa da comunidade nesse evento da escola é uma forma de reflexão acerca da base de nossa sociedade e de como ela foi fundada, já que os povos quilombolas foram os primeiros a habitar essa região.
De acordo com a abordagem dos alunos do CES é fundamental que as pessoas percebam como se deu a negação dos direitos aos negros desde a colonização da Chapada e juntos perceberem a importância das cotas nas escolas e Universidades e da continuidade da luta pela concretização dos direitos quilombolas.
“O evento sobre a consciência negra nos faz refletir sobre as dívidas que o Brasil tem para com os negros, aí a gente reflete também sobre o porquê das cotas, afirma Iago Santos.
Além da promulgação de palestras e oficinas os alunos tiveram a oportunidade também de expor os trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano numa feira, como objetos artesanais que refletem a cultura de Seabra e comunidades rurais.
Fonte: Uneb/Seabra
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...