Andaraí, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, municípios famosos da Chapada Diamantina, atraem milhares de turistas todos os anos pelas suas exuberantes paisagens e rios naturais.
Os quatro municípios podem integrar o seleto grupo dos 161 geoparques globais da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), espalhados em 44 países ao redor do mundo.
Com o objetivo de incluir essa área denominada Serra do Sincorá no grupo de parques globais, um dos empresários a frente do projeto Geoparque Terra do Sincorá, Deoclides Lopes Araújo, espera fortalecer as comunidades destes municípios e potencializar o geoturismo, além de dar proteção ao patrimônio natural da região, a partir da chancelaria da Unesco.
Os empresários Deoclides Lopes e Renato Azevedo, estão à frente da iniciativa do projeto, o qual já está em andamento e só não foi ainda encaminhado à UNESCO para a sua avaliação devido a pandemia do coronavirus.
Até o momento, o Brasil tem apenas o parque do Araripe, no Ceará, no Programa Mundial de Geoparques da Unesco.
“Os Geoparques Globais da UNESCO são áreas geográficas uniformes e unificadas onde locais e paisagens de importância geológica internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Sua abordagem ascendente de combinar a conservação com o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que envolve as comunidades locais”, Georparque seridó.
Fonte: Correio24h
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...