Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020
Agricultura

Colheita de milho em uma propriedade rural no município de Central

A colheita de milho que iniciou no mês junho, continua ‘a todo vapor’ na Região de Irecê. Na manhã de quarta-feira, dia 5 de agosto de 2020, um vídeo divulgado no Facebook por William Carvalho, registrou o trabalho de agricultores na colheita de uma área de milho de sequeiro em uma propriedade na localidade de Baixinha, povoado de Gameleira, na zona rural do município de Central.Com as chuvas que caíram entre os meses de janeiro e abril de 2020, os agricultores estão colhendo uma excelente safra – cerca de 20 sacas por tarefa.

Na Bahia, segundo um Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra de milho foi revisada para próximo a 2,0 milhões de toneladas, em 593,5 mil hectares plantados, representando uma alta de 21,5% em relação a 2019. A primeira safra do cereal deve ser responsável por 1,6 milhão de toneladas, em 363,5 mil hectares. Por sua vez, a expectativa para a segunda safra da lavoura é de 370 mil toneladas plantadas em 230 mil hectares.

Na Região de Irecê, de acordo com a agrônoma do Projeto Bahia Produtiva, do Governo do Estado, Zene Vieira, que acompanha os agricultores, a expectativa é que haja aumento de 80% na produção em relação ao ano passado: “Este ano teremos uma colheita maior do que nos últimos 12 anos. Na região de Irecê, a gente deve ter uma safra de aproximadamente 1 milhão de sacas”.

A saca de 60 quilos do cereal está sendo comercializada na região por R$ 43 reais.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp