Resolver problemas no fornecimento de energia elétrica e água para iniciar as aulas na sede do IF Baiano de Xique-Xique foram as pautas das audiências que o deputado estadual Eduardo Salles e o diretor-geral do Instituto Federal, Themístocles Alves participaram nesta semana.
Na última segunda-feira (9), na Secretaria Estadual de Planejamento, a audiência foi com a diretoria da COELBA. O parlamentar e o diretor solicitaram da empresa a substituição do transformador de 19kva para um de 50kva. “A substituição é necessária porque a carga atual não comporta os equipamentos necessários para a realização das aulas”, esclarece o deputado.
Já nesta quarta-feira (11) o tema foi água e o parlamentar participou de audiência com Themístocles Alves e o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto. “Discutimos duas opções viáveis para o abastecimento do prédio: fazer uma extensão da adutora da EMBASA, que está há 3km do prédio; ou, após a análise da qualidade da água proveniente de um poço artesiano perfurado e com vazão de 6 mil litros por hora, instalar uma estação de tratamento de água”, explicou Eduardo Salles.
O deputado estadual já está há três anos na luta para que as aulas do IF Baiano de Xique-Xique aconteçam na sede própria. A primeira batalha foi quando o parlamentar participou de audiências em Salvador e Brasília com o deputado federal Cacá Leão e o vice-governador João Leão para conseguir a retomada das obras da sede própria do IF Baiano de Xique-Xique.
“Os recursos chegaram e a construção do pavilhão pedagógico foi concluída. Falta concluir os pavilhões do refeitório e do laboratório”, relembra o deputado.
Enquanto a sede não ficava pronta, Eduardo Salles, a diretoria do IF Baiano e o ex-prefeito de Xique-Xique, Dr. Ricardo Magalhães, conseguiram que as aulas fossem iniciadas em um colégio estadual.
“Atualmente são 400 estudantes de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia que têm acesso aos cursos do IF Baiano. Vou seguir trabalhando para resolver essas questões de energia elétrica e abastecimento de água porque com a sede própria em pleno funcionamento vamos permitir educação profissionalizante para 1.200 alunos”, prometeu Eduardo Salles.
Os cursos oferecidos são técnicos em Meio ambiente e em Agropecuária, com 160 vagas ofertadas; curso técnico na modalidade subsequente, para quem já tem o curso médio completo; turma de especialização em educação e interdisciplinaridade; e cursos de curta duração.
“Tenho certeza que com a força dos vereadores Genicássia, Padeirinho, Zezinho e Fabinho, os ex-prefeitos Dr. Ricardo e Dr. Magalhães, o ex-vice-prefeito Dr. Lula, e com a liderança de Itaguaçu da Bahia, Joelmir Barreto, e de todos os que compõem nossos grupos políticos nestes dois municípios, vamos trabalhar muito para colocar em funcionamento a sede própria do IF Baiano”, concluiu Eduardo Salles.
Fonte: Ascom/Deputado Eduardo Salles
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...