A pesquisa Datafolha divulgada nessa sexta-feira (9) mostrou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) subiu dentro da margem de erro após os atos de 7 de setembro, marcando 34%, ante 32% do último levantamento. O ex-presidente Lula (PT) se manteve com 45%, e a distância entre os dois candidatos caiu para 11 pontos percentuais.
Em terceiro lugar na pesquisa, o pedetista Ciro Gomes oscilou para baixo dentro da margem de erro e diminuiu para 7%. Simone Tebet (MDB) manteve os 5% conquistados no último levantamento após o primeiro debate presidencial em 28 de agosto. Com as marcas, os dois candidatos da chamada “terceira via” estão empatados tecnicamente.
Completam a corrida presidencial Soraya Thronicke com 1% das intenções de voto. Os outros candidatos Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã) e Padre Kelmon (PTB), que substituiu Roberto Jefferson, não pontuaram. Brancos e nulos são 4% e os indecisos marcam 3%.
Ao excluir votos nulos e brancos, Lula manteve os 48% das intenções de voto da pesquisa anterior e, pela margem de erro, pode oscilar para cima e estar perto de conquistar a Presidência no primeiro turno — para a Justiça eleitoral, esse feito ocorre quando um candidato conquista 50% dos votos válidos mais um. Já Bolsonaro oscilou para cima: saiu de 34% e foi para 36%.
A pesquisa foi realizada entre quinta (8/9) e sexta-feira (9/9) e entrevistou 2.676 pessoas, acima de 16 anos, em todas as regiões do país. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-07422/2022.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela empresa Folha da Manhã S/A, que edita o jornal Folha de S.Paulo, e pelo grupo Globo ao custo de R$ 473.780.
Crescimento
No último levantamento, publicado em 1º de setembro, o ex-presidente estava com 45% das intenções de voto, havia perdido dois pontos em relação ao levantamento de 18 de agosto, e Bolsonaro mostrou estagnação ao repetir o percentual de agosto, de 32%.
Também na última pesquisa do instituto, Ciro Gomes e Simone Tebet, que se mantêm no terceiro e no quarto lugar na corrida, respectivamente, cresceram na preferência do eleitorado entrevistado. O pedetista marcou 9% e a emedebista cresceu para 5%— a pesquisa foi realizada após o debate entre os presidenciáveis realizado pela TV Band, onde Tebet e Ciro se destacaram.
Fonte: Correio Braziliense
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...