Foto: Patrícia Araújo / Acervo Embasa
A Embasa apresentou na noite da quarta-feira (13), durante reunião pública, a obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Irecê. A empresa está investindo R$ 66,7 milhões no empreendimento, que vai beneficiar nesta primeira etapa cerca de 29 mil moradores de sete bairros: Centro, Coopirecê, Fundação Bradesco, Loteamento Félix, Novo Horizonte, Paraíso e Paulo Freire.
A obra prevê a implantação de 40 mil metros de redes que irão coletar e transportar os esgotos domésticos gerados nos 5,7 mil imóveis beneficiados nesta etapa. Os efluentes serão encaminhados à estação de tratamento de esgoto a ser construída, com capacidade de tratar 80 litros por segundo, para posterior disposição no riacho Baixão do Gabriel, atendendo aos parâmetros da legislação ambiental e sem riscos de contaminação ao meio ambiente.
Durante a apresentação do projeto, a gerente da Divisão de Expansão do Interior da Embasa, Raíssa Marques, demonstrou a importância destes investimentos para a saúde da coletividade. “Em 2022, segundo o Ministério da Saúde, mais de 191 mil internações no sistema público de saúde do Brasil foram relacionadas a doenças de veiculação hídrica”, alertou.
Aline Guedes, da Gerência de Sustentação Ambiental, reforçou sobre o cumprimento das condicionantes ambientais e o respeito à legislação. “Estão disponíveis os estudos que foram realizados para inventariar as espécies de flora e fauna, presentes no trecho onde está sendo instalada a estação de tratamento”, ressaltou Aline.
Socioeconômico | Cerca de 100 trabalhadores, entre operários, técnicos e profissionais da área de engenharia atuam nas frentes de trabalho para a implantação do sistema, que contribuirá com o desenvolvimento socioeconômico da região. Além disso, simultaneamente à execução da obra, está em andamento o projeto de trabalho social, envolvendo as comunidades que serão beneficiadas.
Sueli Santos, supervisora de ação social da Embasa, apresentou na reunião pública as iniciativas que serão implementadas junto à população. “Serão desenvolvidas diversas ações, de forma articulada com as organizações sociais e com o poder público local, com intuito de estimular a conservação dos recursos ambientais e o uso adequado dos equipamentos coletivos, desenvolver conhecimentos e habilidades para incremento da renda familiar e impacto socioterritorial, com foco na adesão e sustentabilidade do sistema”, afirma.
A reunião pública aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de representantes da unidade da Embasa em Irecê, vereadores, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, coordenação de Vigilância Sanitária, bem como de moradores e estudantes da rede municipal de ensino.
Fonte: Ascom - Embasa/Irecê
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...