O Ateliê Nair Siqueira está há 19 anos no mercado mas, mesmo sendo muito requisitada, a empresária estava pensando em se aposentar. “Pensei em dar um tempo. São mais de 35 anos costurando e com a empresa, quase vinte. Mas recebi uma visita do ‘Sebrae até Você’ e mudei completamente de ideia. Aumentei o mix de produtos, inserindo bolsas de festa, bijuterias finas e modeladores, mudei o layout interno da empresa e estou aprendendo a usar as mídias sociais para divulgar o meu negócio”, diz.
A consultoria despertou em Nair o interesse em explorar mais as ferramentas online para publicar as roupas de festa que ela confecciona, apresentando os novos produtos comercializados na loja.
“Durante a consultoria, realizei o Canvas e percebi que precisava ajustar alguns pontos na empresa, inclusive a parte do marketing. Fui convidada pelo Sebrae para participar da oficina de planejamento em mídias sociais e só então percebi a importância de marcar presença também na internet com uma frequência maior e mais profissionalizada. Agora, estou até contratando uma pessoa para acompanhar a minha produção e gerenciar as minhas páginas”, explica.
Para a empresária, além de conquistar novos clientes, a internet vai ajudá-la a receber o feedback da clientela. “Muitas vezes eu fazia a roupa e não divulgava, e com isso ficava sem ter a devolutiva da cliente. Agora, peço a autorização, posto o vestido e, em minutos, recebo várias mensagens falando sobre o modelo, inclusive da própria cliente que veste na festa e marca o ateliê no Instagram. Os elogios me motivam a buscar sempre o melhor para oferecer aos meus clientes”, comemora.
O próximo passo de Nair é modernizar a fachada da empresa, e investir em identidade visual, inclusive pensando em profissionalizar as fotos para as postagens da internet.
“Depois das consultorias, consegui enxergar com um olhar mais crítico a minha empresa. A fachada precisa ser mais chamativa, pois atrai a atenção dos clientes e de quem passa na rua, e vou também produzir um backdrop para tirar fotos das minhas clientes e já postar as fotos com a minha marca”, diz.
Parceria com o Sebrae
Nair também é atendida pelo programa Negócio a Negócio (NAN) e a presença do Sebrae é constante desde o início do ateliê. Para a empresária, a parceria com a instituição ajudou também nas áreas financeiras e de gestão.
“Sempre que contei com o Sebrae, tive um braço amigo. Já participei de cursos de gestão financeira, planejamento estratégico, consultorias especializadas e outros cursos que me ajudaram muito a entender o dia a dia do meu negócio. Agora, que o Sebrae também vem até a empresa, é muito mais cômodo. Adoro as visitas e fico contando os dias para recebê-los aqui”, conta.
A técnica do Sebrae em Irecê, Delian Mendes, ressalta a importância de investir em inovação e acompanhar as tendências para se manter no mercado e conquistar novos clientes.
“Inovar nem sempre custa caro. É preciso mudar algumas posturas e usar a criatividade. O investimento em mídias sociais é uma grande oportunidade de ganhar espaço no mercado e divulgar, instantaneamente, os produtos e serviços de forma barata e eficiente. Com capacitação, planejamento e consultorias especializadas o empresário se sente mais seguro para tomar as decisões dentro do negócio”, explica.
Os empreendedores que desejam saber mais sobre os programas e capacitações oferecidos pelo Sebrae em Irecê devem comparecer à agência da instituição, localizada na Rua Reggio Emília, 62, Praça Mário Dourado, Centro, ou entrar em contato por meio do telefone (74) 3641-3991.
Fonte: Sebrae Irecê/ Nara Zaneli
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...