Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020
Chapada Diamantina

Nesta última segunda-feira (21), dia no qual é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Seabra uma assembleia geral para a constituição da Associação das Pessoas com Deficiência de Seabra e Região (APEDS).

Além da participação dos integrantes que compuseram a chapa, o encontro dirigido pelo educador Robson Luiz da Silva Menezes e pela tradutora intérprete e atual professora de Libras do IFBA, Jéssica Lacerda, contou também com a participação de pessoas com deficiência e familiares, vereadores e apoiadores da causa. Na ocasião, foi revisado e aprovado o estatuto da APEDS, realizada a composição de chapa, a eleição e posse da Diretoria.

Naira Rodrigues do Nascimento, pessoa com deficiência visual, membro da Diretoria da APEDS, falou sobre a criação da associação e como se sente em fazer parte da luta pelos direitos da Pessoa com Deficiência (PCD) de Seabra e região. “A associação é a conquista de uma luta, para que as pessoas que vivem com alguma deficiência conquistem o que ainda não conseguiram, descubram os seus talentos, direitos, busquem independência e o que mais almejam para o futuro. ” Disse Naiara e complementou, “Eu me sinto muito feliz, honrada em fazer parte deste projeto que há tempos eu achava que seria impossível. A gente está buscando um novo perfil dentro de Seabra, fazer com que as pessoas não nos olhem apenas como deficientes. ” 

Além de Naira, são membros da Diretoria da APEDS: Caio Aquino Queiroz, Amari Monteiro Alves, Carla Geiciane Cabral da Silva, Jeorge Silva Oliveira, Darquileia Anjos de Souza, Joílson Santiago dos Anjos, Charles Santos Mendes, Claudia Carvalho de Souza, Claudiana Teixeira de Souza, Simone Lima Rodrigues da Silva e Reijane Anjos da Silva. 

Ainda durante o evento, aconteceram algumas apresentações culturais. Vale ressaltar que a integrante da Diretoria, Amari, sugeriu ao Poder Executivo formar o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência para garantir os direitos da PCD. Encerrando o encontro, Robson falou que a luta continua, mas agora a associação terá nome e voz, por fim, parabenizou a todos os envolvidos na causa.

Fonte: Ascom - Câmara de Seabra



Compartilhar no Whatsapp