Segunda-feira, 14 de Abril de 2025
BRASIL

Foto: Câmara dos Deputados

O deputado federal Glauber Braga (PSOL) continuará em greve de fome na Câmara dos Deputados durante o fim de semana. Segundo sua equipe, ele está ingerindo apenas líquidos desde a última quinta-feira (9), como forma de protesto contra o pedido de cassação de seu mandato.

De acordo com nota divulgada neste sábado (12), já são 84 horas de jejum, com exceção da ingestão de água, água de coco e isotônicos.

A equipe do parlamentar informou também que ele tem dormido cerca de quatro horas por noite e, na última madrugada, assistiu a um episódio da série Black Mirror. Glauber tem permanecido nas dependências da Câmara, onde dorme e recebe visitas.

O protesto teve início após o Conselho de Ética da Câmara aprovar, na quarta-feira (9), por 13 votos a 5, o parecer que recomenda a cassação do mandato de Glauber Braga por quebra de decoro parlamentar.

O motivo do processo foi uma confusão ocorrida em 2024, quando o deputado teria empurrado e expulsado um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) das dependências do Congresso Nacional, chegando a chutar o homem.

O PSOL classifica a ação do Conselho como uma “articulação golpista”. Glauber atribui o processo a uma retaliação do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), motivada pelas denúncias feitas por ele no caso do orçamento secreto — algo que Lira nega.

Na última semana, o relator do processo, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), afirmou que Glauber “extrapolou dos direitos inerentes ao mandato, abusando, assim, das prerrogativas que possui”.

O deputado poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso o recurso seja rejeitado, a decisão seguirá para o plenário da Câmara, onde são necessários pelo menos 257 votos para aprovar a cassação.

Fonte: Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp