Foto: Metro 1
O senador Jaques Wagner (PT) teve o nome utilizado novamente para tentativas de golpes virtuais praticados por hackers através do WhatsApp. Pelo aplicativo, os golpistas entram em contato com prefeitos, vereadores, secretários e lideranças políticas de cidades do interior como se fossem Wagner e oferecem a inclusão do município na lista de localidades que estariam aptas a receber doações de indústrias e empresas, sob a suposta coordenação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e responsável pelas políticas federais de distribuição de alimentos.
A reportagem teve acesso nesta quinta-feira (15) aos novos posts encaminhados pelos hackers, nos quais os golpistas usam a imagem do senador nos contatos via WhatsApp por meio de um número com DDD de Brasília e abordam os líderes políticos como se fossem ele. Nas mensagens, informam que determinado município será incluído na lista de destinatários de kits compostos por 700 cestas de produtos alimentícios e um quilo de peixe congelado, a serem distribuídos entre a população por meio de organizações não-governamentais (ONGs), sindicatos, cooperativas e associações de classe, desde que enviem documentos e informações sobre a entidade indicada.
Em seguida, o falso Wagner pede que os alvos entrem o quanto antes em contato com "Dr. Flávio Alencar", descrito como superintendente nacional da Conab e escalado para agilizar a inclusão das entidades. O intuito dos hackers seria obter dinheiro ou dados e documentos para utilizá-los em outros golpes virtuais. Em nota, o órgão diz que "nem a Conab nem seus dirigentes pedem dinheiro via PIX ou qualquer outra modalidade de transferência bancária para doação de alimentos" e informa que todas as ações desenvolvidas pela companhia são realizadas por meio de seus canais oficiais: site, unidades armazenadoras e superintendências regionais. "Qualquer tentativa de golpe deve ser imediatamente comunicada às autoridades policiais", acrescentou a Conab.
Já a assessoria de comunicação de Wagner informou que, como em outras ocasiões, mais uma vez "estão usando o nome e a imagem do parlamentar para fazer contato com lideranças políticas e pedindo envio de informações via WhatsApp". "Reforçamos que qualquer solicitação desta natureza, feita em nome do senador, seja prontamente ignorada e denunciada", recomendou.
Fonte: Metro 1
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...