Aconteceram as solenidades de formatura das alunas do curso FIC Agente Cultural, ofertado na modalidade presencial, no âmbito do Programa Mulheres Mil – PRONATEC/IFBA, em conformidade com os fomentos advindos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC). Os eventos foram realizados nos municípios de Irecê, no IFBA, e João Dourado, na Câmara de Vereadores, respectivamente.
Turma de João Dourado
Estiveram presentes nos eventos o Diretor-Geral do Campus Irecê, Sr. Jeime Nunes, a Coordenadora do Curso e Profa. do IFBA, Alba Valéria, além de servidores/as e alunas do curso. Foi um momento marcado por muita emoção e agradecimentos.
Com início em setembro de 2023, o Curso contemplou 80 vagas, sendo 40 em cada turma.
Foram 160h de curso, ofertado para mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social e econômica de comunidades de risco ou pertencentes a Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs).
Na oportunidade Jeime faz referencia à retomada na oferta desses cursos no IFBA e fala sobre a perspectiva para o próximo ano: "O curso Agente Cultural marca a retomada do Campus Irecê na oferta de cursos FIC Pronatec e Mulheres Mil, que fora descontinuada por falta de fomento do governo federal. Acreditamos que essa retomada será continuada nos próximos anos com oferta de mais cursos FIC que possa atender a demandas de formação rápida da população do nosso território”.
Turma de Irecê
Ofertado esse ano nas referidas cidades, o curso teve como objetivo fomentar a difusão dos saberes culturais locais, auxiliar na produção de projetos e captação de recursos, bem como na organização de eventos culturais e na promoção de espaços de divulgação e valorização de diversidades culturais, incentivar a geração de renda por meio da comercialização de produtos artesanais produzidos na comunidade, reconhecer o conceito de economia criativa (cooperativismo, associativismo e economia solidária), conhecer noções básicas de direitos humanos, sociais e culturais.
Sobre o Programa Nacional Mulheres Mil
Em meados de abril, a partir da Portaria nº 725, de 13 de abril de 2023, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), recriou o Programa Nacional Mulheres Mil, para formação profissional e tecnológica, articulada com elevação de escolaridade e a inclusão socioprodutiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Com a retomada, as vagas são ofertadas não somente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), mas nas redes estaduais e nos sistemas nacionais de aprendizagem, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O Programa tem como principais diretrizes possibilitar o acesso à educação; contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas de mulheres; promover a inclusão social; defender a igualdade de gênero; combater a violência contra a mulher; promover o acesso ao exercício da cidadania; e desenvolver estratégias para garantir o acesso das mulheres ao mundo do trabalho.
Fonte: IFBA Irecê
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...