Na última sexta-feira (27), um incêndio florestal de grande proporção entre os povoados de Mira Serra e Dias Coelho, em Morro do Chapéu, resultou na perda de centenas de animais silvestres. Uma equipe de bombeiros civis agiu rapidamente para conter as chamas, conseguindo sucesso, embora persista o risco de reacendimento.
Dentre os animais atingidos, incluem-se cobras, lagartos e gambás. Além dos impactos na fauna, o incêndio devastou extensas áreas de vegetação valiosa, colocando em perigo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade da região afetada.
Lucas Oliveira, presidente da Cooperativa de Bombeiros Civis de Morro do Chapéu, descreveu o cenário desolador nas proximidades de Mira Serra. "A situação foi extremamente crítica. Mesmo para nós, com experiência no combate a incêndios, foi doloroso presenciar a perda de tantas vidas animais devido às chamas", lamentou Lucas.
A comunidade local também pode exercer um papel crucial na prevenção, evitando queimadas desnecessárias, denunciando atividades suspeitas de queimadas ilegais e abstendo-se de realizar atividades ao ar livre, como churrascos e trilhas, em dias de temperaturas elevadas e ventos fortes.
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...