Foto: Ascom/CAR
No Dia Internacional da Mulher, a Bahia destaca avanços na implementação de políticas públicas voltadas às mulheres, especialmente no setor da agricultura familiar. A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), segue promovendo iniciativas que impulsionam a inclusão produtiva, a geração de renda e a autonomia das mulheres agricultoras em todo o estado.
Atualmente, centenas de empreendimentos liderados por mulheres ou com participação majoritária feminina recebem apoio por meio de infraestrutura, equipamentos, capacitação, assistência técnica e insumos. Diversas agroindústrias já foram entregues, devidamente equipadas para o beneficiamento de produtos como mandioca, licuri, café e cacau, entre outros.
Um dos principais projetos em execução é o Pró-Semiárido, que atende mais de 75 mil famílias, das quais mais de 41 mil são chefiadas por mulheres. Entre as iniciativas desenvolvidas, destaca-se a Caderneta Agroecológica, que capacita e permite a sistematização das atividades produtivas, ampliando a participação feminina no desenvolvimento comunitário.
No âmbito do projeto Bahia que Produz e Alimenta, as mulheres têm prioridade nos editais de seleção, com previsão de um edital específico para elas. Outra iniciativa prevista para 2025 é o projeto Parceiros da Mata, que atuará no bioma Mata Atlântica e garantirá que pelo menos 50% dos beneficiários sejam mulheres, atendendo comunidades rurais nos territórios do Médio Rio das Contas, Vale do Jiquiriçá, Baixo Sul e Litoral Sul.
MULHERES RURAIS
A CAR também executa editais voltados exclusivamente para mulheres, como o de Dinamização Produtiva de Empreendimentos Solidários Liderados por Mulheres e outro direcionado às mulheres indígenas, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).
A CAR, que sempre foi comprometida com a valorização do trabalho das mulheres rurais, que são maioria na agricultura familiar e deixam a sua marca em cada produto de qualidade que entregam, segue trabalhando por um rural cada vez com mais igualdade e oportunidades, com novas ações que, com certeza, terão participação efetiva das mulheres”, afirmou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.
A atuação dessas políticas públicas tem impulsionado organizações produtivas como a Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença (Coomafes). Para Maria Joselita Santos da Costa, conhecida como Branca e presidente da cooperativa, o acesso às políticas públicas tem sido fundamental. “É constatar a importância da nossa luta por autonomia, geração de renda no campo e empoderamento feminino”, destacou.
Uma mulher integrada nesta dinêmica produtiva é Meirevanda Oliveira dos Santos, presidente da Cooperativa dos Trabalhadores na Agricultura Familiar Economia Solidária Sustentável dos Territórios do Vale do Jiquiricá e Baixo Sul da Bahia (Coopeipe), com sede em Mutuípe, que é responsável pela gestão de uma agroindústria, instalada em Amargosa, apoiada pela CAR.
“A mulher sofreu muito preconceito, não tinha voz ativa, mas, hoje, estamos produzindo, gerando emprego e renda e nos destacando a cada dia. Superamo-nos dia após dia e chegamos a lugares que jamais nós poderíamos imaginar estar. Isso é inclusão. E, hoje, a agricultura familiar tem valorizado mais as mulheres e dado mais oportunidades, e o cooperativismo e associativismo tem abraçado a causa da mulher”, disse.
Fonte: Bahia Notícias
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...