Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
Notícias

Foto: Reprodução

As cidades de Irecê e Jacobina entraram de cabeça no projeto Vacinação nas Escolas, criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e que tem a parceria com a Secretaria da Saúde (Sesab).

Na segunda-feira (26), primeiro dia de vacinação de crianças e adolescentes pelas equipes de saúde nas instituições, 613 doses foram aplicadas em 12 unidades de ensino, como o Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte da Diamantina II e o Colégio Modelo, ambos em Jacobina, e as escolas Marcondes Batista Félix, Angical, Municipal Padre Cícero e Luiz Mário Dourado, em Irecê.

“Nosso objetivo é alcançar o maior número de estudantes não só na rede estadual, como nas redes municipal e privada. O programa é um sucesso porque traz a questão da prevenção e prioriza um público-alvo o qual também multiplica o projeto nas suas casas e suas famílias”, declara Lúcia Albuquerque, coordenadora do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Centro-Norte, que abrange os dois municípios.

O projeto foi lançado na abertura do ano letivo 2024 para erradicar, eliminar e controlar diversas doenças imunopreveníveis infectocontagiosas, devido às baixas coberturas vacinais apresentadas em todo país e à possibilidade do retorno de doenças antes controladas por meio da imunização.

Agendamento

Para participar do projeto, é preciso que as unidades de ensino agendem a visita dos profissionais e comuniquem previamente aos pais ou responsáveis dos alunos. O cronograma prevê duas semanas de mobilização, sendo a do primeiro semestre programada para ocorrer da última segunda-feira a 1º de março e a do segundo semestre, de 8 a 12 de julho.

Alunos das redes municipal e privada também estão sendo contemplados. Para que isso ocorra, é necessário que as escolas solicitem a presença das equipes.

É importante a apresentação do cartão de vacina para ser avaliado e atualizado conforme a necessidade. Também estão sendo realizadas mobilização de pais, responsáveis e famílias sobre a importância da vacinação para manter a comunidade escolar protegida e abordagem do tema para a comunidade em escolas e eventos do setor de educação.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp