Sábado, 31 de Dezembro de 2022
Notícias

O professor Juliano da Silva Lopes, servidor do Campus Irecê e diretor do Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), é um dos autores do artigo “Assessing the economic and environmental performance of cleaner production practices in eucalyptus planted forests using life cycle assessment” (Avaliação do desempenho econômico e ambiental de práticas de Produção Mais Limpa em florestas plantadas de eucalipto usando a Avaliação do Ciclo de Vida), que foi publicado no volume 380 da revista científica Journal of Cleaner Production, considerada uma das 15 publicações mais relevantes na área de ciências ambientais pelo SCImago Journal Rank (SJR), reconhecido internacionalmente como importante método de avaliação de periódicos científicos.

Produzido em parceria com pesquisadores(as) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e da Embrapa Agroindústria Tropical de Fortaleza (CE), o artigo avalia o desempenho econômico e ambiental de práticas de produção mais limpas em florestas plantadas de eucalipto usando a avaliação do ciclo de vida. O trabalho comparou um modelo de Sistema Integrado Lavoura-Pecuária-Florestal com a silvicultura mais convencional de eucalipto usando a abordagem Cleaner Production (“produção mais limpa”) para demonstrar vantagens econômicas e ambientais. A pesquisa foi feita a partir de dados primários e forneceu avanços metodológicos e informações mais detalhadas sobre o desempenho ambiental da produção de eucalipto de ciclo curto, identificando práticas operacionais para propiciar ganhos ambientais e financeiros.

A pesquisa que deu origem ao artigo foi realizada durante o doutorado em Engenharia Industrial na Universidade Federal da Bahia (Ufba), no qual o professor Juliano Lopes foi bolsista (PRPGI – IFBA– Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes). “Depois do doutorado eu segui com algumas atividades desse tema, atualizei os dados e continuei a escrita desse tema específico. Os dados da pesquisa foram coletados no extremo sul da Bahia, na divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, junto aos produtores florestais, associações do setor, como a Abaf e Aspex, representantes de empresas e outras organizações, todos ligados ao setor florestal. Em seguida os dados foram tabulados e iniciado o processo de análise "em escritório" utilizando softwares específicos para esse tipo de avaliação”, explica Juliano Lopes.

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp