Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens nordestinos sofrem com a maior taxa de desemprego e estão distantes de serem incluídos na diminuição das taxas de desemprego registradas este ano em 22 estados brasileiros. O Nordeste apresenta a maior taxa de desemprego do país (12,7%), seguido do Sudeste (9,3%). Já as menores taxas de desemprego foram registradas no Sul (5,6%) e Centro-Oeste (7%).
Ainda de acordo com o IBGE, os jovens de 18 a 24 anos representam 19,3% da taxa de desocupação do país. Se for comparar as taxas dessa faixa etária entre as regiões brasileiras, o Nordeste volta a ser o primeiro em desemprego, com 26,3%, sendo que a taxa média total é de 9,3%.
Para driblar esses números, muitos jovens têm apostado em cursos de capacitação. A nordestina Maurivane Souza, por exemplo, moradora de Lagoa de São Francisco, município do sertão do Piauí, de 6.795 habitantes, é uma delas. Desempregada, a jovem se inscreveu em um projeto online que tem o objetivo era qualificar jovens para o mercado de trabalho.
O projeto é um iniciativa do setor privado que, através de um grupo de empresas norte-americano, estudou o mercado e apostou na capacitação de grupos desfavorecidos. O setor privado tem investido em iniciativas como essa para garantir um time de futuros colaboradores e para criar a imagem de ser uma empresa com consciência social.
Fonte: Com informações de assessoria.
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...