Calor intenso e pragas desafiam agricultores de cebola em Irecê e entorno – Foto: Ilustração
Na atual temporada (2023/24), os agricultores do Nordeste enfrentam dificuldades na produção de cebolas, especialmente na região de Irecê, na Bahia, juntamente com o Vale do São Francisco (PE/BA) e Baraúna (RN). As informações são do site HF Brasil.
O aumento das temperaturas tem gerado preocupações, pois propicia o crescimento no número de pragas. Outra questão é a constatação de que as cebolas da região apresentam calibres inferiores ao padrão desejado, não correspondendo ao "tipo 3", que possui maior valor de mercado. Por último, e também importante, é o receio de falta de água, com a ausência de chuvas no Nordeste.
A situação torna-se ainda mais crítica no Sul do país, onde eventos climáticos, como ciclones e altos índices de pluviosidade, afetam os produtores. Em Ituporanga (SC), por exemplo, os agricultores enfrentaram uma semana (13 a 17/11) de impedimentos para o manejo das plantações.
Quando a colheita foi finalmente possível, a comercialização tratou de lentidão devido à qualidade inferior das cebolas, e o tempo de cura aumentou devido à alta umidade. Em Guarapuava e Irati (PR), apesar do volume maior de cebolas colhidas e comercializadas em comparação com SC, a qualidade é comprometida por problemas como podridão e bacterioses.
No Central Notícia, você fica por dentro das principais informações sobre a região de Irecê.
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...