Sábado, 11 de Fevereiro de 2023
Notícias

Mais de nove mil processos físicos foram recolhidos de Lençóis, na Chapada Diamantina, na primeira edição do projeto da Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI), em parceria com a Diretoria de Primeiro Grau (DPG), para a adoção de providências referentes ao recolhimento dos autos em comarcas de entrâncias inicial e intermediária.

Na segunda etapa do projeto-piloto, concluída na última sexta-feira (3), foram recolhidas 381 caixas do fórum local. Duas salas inteiras foram desocupadas. As atividades começaram na semana de 12 a 16 de dezembro do ano passado, quando o grupo de trabalho criado pela CCI cumpriu a fase inicial. Naquela oportunidade, 3,7 mil processos físicos foram transportados para o Arquivo Central, em Salvador.

A primeira ação envolveu os servidores Gesiel Santos, Jaime Gomes, Rogério Maia e Orlando dos Santos Filho. Também participaram magistrado e servidores da comarca. “Foi excelente. Ganhamos mais espaço e saúde com a retirada dos processos”, comemorou Pedro Barreto, escrivão das varas crime e cível unificadas.

A segunda etapa foi iniciada no dia 30 de janeiro, com novo grupo de trabalho. Antes da remessa dos processos para Salvador, os Servidores Gesiel Santos, Renato Trigueiro, Vicente Santos e a Servidora Christiane Gomes aplicaram o protocolo: identificar, preparar e cadastrar todos os autos.

Dessa vez, o foco esteve nos processos criminais e outros processos considerados históricos, com mais de 100 anos, e mais uma boa parte guardada no sótão do prédio. Ao final, 5,5 mil processos físicos a menos no fórum.

Além de liberar espaços para a prestação de novos serviços, a exemplo da instalação de salas de inclusão digital e de depoimento especial, o recolhimento possibilita a melhor gestão documental, da informação e da memória, e cria ambientes mais salubres e seguros. Todas as ações envolveram a Coordenação de Gestão de Arquivos (Coarq), o Unijud e a unidade de Transportes do Tribunal.

“Já estamos com etapas programadas para serem realizadas em outras comarcas, cujas necessidades foram identificadas em visitas e inspeções realizadas no ano passado. Vamos continuar apoiando”, avisa o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Júnior.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp