Uma nova versão da variante gama do coronavírus foi descoberta por pesquisadores brasileiros. Denominada de gama-plus, a alteração apresenta características semelhantes a delta. A pesquisa foi divulgada na última quinta-feira (12 de agosto), pelo projeto de vigilância genômica Genov, da Dasa, rede de medicina diagnóstica.
Ao todo, foram avaliadas 1.380 amostras de todas as regiões do país, coletadas entre maio e junho deste ano. Dentro deste montante, cerca de 95% eram gama, sendo que 11 pertenciam a nova linhagem. A respectiva nova mutação traz uma alteração genética, codificada como P681H, na qual o vírus substituiu o aminoácido prolina por histidina.
De acordo com o coordenador do Genov e virologista da Dasa, José Eduardo Levi, a alteração já havia sido vista em outras variantes de preocupação ao redor do mundo. No entanto, o mesmo ainda não havia sido presenciado na variante gama e que ainda tem visto um aumento em sua ocorrência nas amostras brasileiras.
Entre as 11 amostras, cinco são do estado de Goiás, duas do Tocantins, uma do Mato Grosso, uma do Ceará, uma de Santa Catarina e uma do Paraná. Uma outra mutação, a P681R, foi encontrada no Rio de Janeiro, onde no lugar do aminoácido prolina apresentou o aminoácido arginina, que também é típica da Delta.
Fonte: A Tarde
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...