Imagem: Ilustrativa
A Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Agricultura, dará início ao Ciclo de Planejamento Comunitário, uma etapa fundamental do Projeto Mais ATER, que busca fortalecer a agricultura familiar em seis comunidades rurais do município. A primeira atividade foi realizada no povoado de Umbuzeiro, na quinta-feira (30), das 8h às 12h, no Salão Paroquial. Na sequência, a ação aconteceu no povoado de Angical, no dia 31 de janeiro (sexta-feira), na Escola Municipal Valdelice Alecrim, no mesmo horário.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a Bahia Ater e o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural. De acordo com a secretária de Agricultura, Juliany Mendes, a iniciativa atende 180 famílias dessas comunidades, promovendo assistência técnica e extensão rural.
“Esse ciclo de planejamento é essencial porque dá continuidade ao trabalho iniciado com o diagnóstico das comunidades. Identificamos tanto as potencialidades quanto os desafios enfrentados pelas famílias, e agora, junto com os moradores e lideranças, buscamos caminhos viáveis para fortalecer a agricultura familiar e o desenvolvimento rural como um todo”, destacou Juliany.
As atividades envolvem planejamento comunitário e individual, abordando temas como acesso à água para produção agrícola, infraestrutura rural, escoamento da produção e desafios climáticos. Além disso, serão discutidas articulações intersetoriais com outras secretarias municipais e órgãos estaduais para viabilizar soluções conjuntas.
Outro ponto de destaque é a capacitação dos agricultores em políticas públicas voltadas à agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o acesso ao crédito rural por meio do PRONAF.
“A parceria com o Governo do Estado amplia o atendimento às famílias e permite a aplicação de metodologias alinhadas às diretrizes estaduais e nacionais de assistência técnica. Dessa forma, conseguimos estruturar um modelo eficaz para a gestão municipal, garantindo suporte contínuo aos agricultores familiares”, ressaltou a secretária.
O Ciclo de Planejamento Comunitário será realizado em outras comunidades: Mocozeiro, Fazenda Nova, Baixão de Zé Preto e Itapicuru. As informações sobre as ações do projeto nos demais povoados serão liberadas em breve.
Fonte: Ascom - PMI
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...