Quando iniciou o projeto “Adote uma árvore”, o secretário de Meio Ambiente de Presidente Dutra, Fabrício Carvalho não imaginou, que anos depois, por meio de parceria com a Rede Municipal de Educação, poderia levar o programa a contribuir com um reconhecimento internacional, em projeto desenvolvido nas escolas.
Foi isso que aconteceu. O “Adote uma árvore” ganhou o acolhimento das escolas do município, envolvendo professores, funcionários, gestores, pais e alunos. Mas foi a escola do Ensino Fundamental I e II, Valter Barreto, que mais insistiu, dando sequência e transformando as ações em projeto pedagógico e científico.
A iniciativa da escola teve como objetivo fundamental a promoção da educação ambiental por meio dos processos práticos de arborização de vias urbanas e recaatingamento de áreas degradadas, com distribuição de mudas de árvores de espécies nativas, adaptadas e frutíferas, com suporte técnico e orientações científicas.
AÇÃO E ESTUDOS PARA O CONHECIMENTO
“A parceria com a secretaria de meio ambiente nos fez voltar os olhos para a missão do reflorestamento. Nossa região perdeu muita cobertura vegetal e temos a grande responsabilidade de promover ações reversas, de modo a perseguir o equilíbrio vegetativo do nosso bioma”, ressaltou a diretora da escola Valter Barreto, professora Maria Conceição.
Nesta perspectiva, as secretarias de educação e meio ambiente iniciaram atividades visando despertar no alunado o interesse pela investigação científica, com perspectivas de promoção de novos conhecimentos e tecnologias.
Como resultado, os alunos desenvolveram estudos de viabilidade, com apoio técnico, visando arborização em diferentes ambientes, seguindo as normas que orientam o paisagismo urbano, sintonia com elementos dos espaços existentes, como sistema de abastecimento de água, energia e mobilidade urbana.
QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR SOCIAL
“As ações envolvem todos os contextos que buscam estabelecer a qualidade de vida e bem-estar social da população. Estou feliz em ter dado a nossa contribuição ao projeto da escola que realmente fez por merecer”, pontua Fabrício Carvalho.
Os resultados das ações foram observados por pesquisadores que entenderam ser, as ações desenvolvidas no município de Presidente Dutra, capazes de atender a metodologia do CONECT, “baseada nas ações científicas: importar-se – conhecer – fazer, com foco orientado a cenários futuros, a partir da escolarização aberta; esta enfatiza o conhecimento científico na formação do cidadão, a partir das áreas da ciência, pesquisa e inovação, para promover a qualidade de vida e o bem-estar da sociedade, articulada com o desenvolvimento de experiências pedagógicas inovadoras, interativas, integradas e inclusivas”, esclarece a Professora Doutora Anne Karina Loula, Diretora do Campus XVI – Uneb - Irecê.
PREMIAÇÃO NA ESPANHA
Ainda de acordo com a professora, o CONNECT é um projeto financiado por intermédio do Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia no âmbito do Ciência com e para a Sociedade (SwafS) através de um consórcio que envolvem países como o Reino Unido, Grécia, Dinamarca, Espanha, Romênia, Portugal e Brasil.
No Brasil, o CONNECT foi realizado também na Bahia, através da Universidade do Estado da Bahia – UNEB no Campus XVI em Irecê envolvendo três municípios – Irecê, Lapão e Presidente Dutra.
Estes municípios estiveram presentes na Conferência em Barcelona, Espanha, recebendo certificados de reconhecimento e mérito por seus projetos desenvolvidos e de destaques.
Presidente Dutra se destacou pelas ações desenvolvidas pelos alunos da escola Valter Barreto, que segundo Fabrício Carvalho, foi a escola que acreditou no processo de arborização e o adotou com prática pedagógica, social e ambiental, se tornando a que melhor desenvolveu as atividades.
“Desde o início do projeto, cerca de 6 anos atrás, o município já doou e plantou cerca de 100 mil árvores. Somente este ano, com suporte das escolas e em especial o projeto desenvolvido pela Valter Barreto, já estamos chegando a 18 mil”, informou o secretário de meio ambiente.
O secretário de educação do município, Ancelmo Machado, parabenizou a escola Valter Barreto e à Secretaria de Meio Ambiente, bem como destacou a Universidade do Estado da Bahia. “A Secretaria de Educação tem o imenso prazer em parabenizar a Escola Valter Barreto por ter seu Projeto Meio Ambiente e Sustentabilidade, desenvolvido com a secretaria de meio ambiente, premiado no CONNECT em Barcelona, apresentado por meio da UNEB- Universidade do Estado da Bahia, representada por Ana Karina Loula, diretora da instituição”, concluiu o secretário.
Fonte: As informações são de assessoria.
Instituição oferta bolsas integrais para candidatos que tenham realizado o Enem a partir de 2018; inscrições ocorrem até o...
Prefeito reeleito ressalta a chegada de novos equipamentos que garantem eficiência aos produtores locais Nes...
Aliado de Cardoso, Romeu quebra ciclo de décadas sob liderança de Artur, conquistando mais de 57% dos votos ...
Em parceria com o Governo do Estado, prefeito Robertão amplia recursos e oportunidades para produtores locais
Com apoio de R$ 10 mil por iniciativa, a quinta edição do programa Mulheres do Nosso Bairro vai priorizar propostas apresen...