Prefeito Robertão esteve reunido com representantes da Funasa onde foi viabilizado os recursos para o município
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza (MDB), mais conhecido como “Robertão”, esteve reunido na última sexta-feira (21), com representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Na oportunidade, ficou definido que será repassado recursos no valor de R$ 1.003.000,00 no combate do mosquito Aedes aegypti. Além disso, foi discutido medidas a serem adotadas em prol da recuperação de moradores que tenham contraído algumas das doenças causadas pelo mosquito da dengue, zika e chikungunya.
A Funasa que é o órgão executivo do Ministério da Saúde, é uma das instituições do Governo Federal responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças. É também a instituição responsável por formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.
Vale destacar que a área de saúde é um dos pilares da gestão municipal e a integração entre as secretarias tem sido fundamental para atender a população. Estiveram presentes nesse encontro o Secretário do Meio Ambiente, Fabrício Carvalho, o Secretário de Infraestrutura, Fernando Suzarte, o Secretário de Educação, Ancelmo Machado, além dos representantes da Funasa: Fernando Reis, José Alves Faria, João Nogueira. Quem também esteve presente foi o Supervisor dos Agentes de Endemias, Jefferson Porto e a Gerente Municipal de Convênios, Avaneide Novaes.
O mosquito-da-dengue também transmite chikungunya e o vírus zika. Mobilize sua família e elimine a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti.
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive em casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.
Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. Veja as principais orientações:
CUIDADOS DENTRO DE CASA E APARTAMENTO
ÁREA EXTERNA DE CASAS E CONDOMÍNIOS
Fonte: Central Notícia
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...