Segunda-feira, 28 de Agosto de 2023
Agricultura

Investimentos impulsionam o cultivo de grãos e prometem transformar o cenário agrícola local — Foto: Divulgação/Codevasf

Um marco histórico foi alcançado neste ano com o início da produção de grãos no tão aguardado Projeto de Irrigação Baixio de Irecê, localizado entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia. O projeto, que visa transformar a região em um polo agrícola de excelência, deu os primeiros passos em direção a esse objetivo, com cerca de 72 toneladas de grãos colhidos em 2023.

O Sr. Djalma Santos Júnior, do município de Canarana, um dos agricultores beneficiados pelo projeto, expressou sua empolgação com a iniciativa: “São 10 mil pés [de limão-taiti], numa área de 21 hectares, e avançamos com outras áreas de pivô, que já promoveram a primeira colheita do feijão-caupi, no final de junho. Nós queremos expandir mais áreas. Incentivamos outras pessoas a plantar mais áreas porque precisamos de mais volume no projeto para computar um pack-house, onde a fruta será beneficiada para exportação. O objetivo é que o nosso limão chegue até a Europa”, explicou o agricultor ao Jornal A Tarde.

Depois de ficar parado por duas décadas, o projeto foi destravado graças à articulação política de Elmo Vaz, hoje prefeito de Irecê, mas que entre os anos de 2012 e 2015 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). “Sinto-me parte disso, pois, enquanto estive à frente da Codevasf, tirei o projeto do papel e ajudei para que este dia chegasse”, disse ao site do PSB.

O escopo do projeto inclui uma diversidade de culturas de grãos, como milho, feijão e soja. As primeiras áreas de cultivo já estão demonstrando colheitas promissoras, muito em parte graças ao uso de técnicas agrícolas modernas e à disponibilidade constante de água para as plantas.

Na última quinta-feira (24), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ao lado governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do presidente da Codevasf,  Marcelo Moreira, além de outras autoridades, visitou o Projeto de Irrigação Baixio de Irecê.

Na oportunidade, foi assinado protocolo de intenções entre o MIDR, por meio da Codevasf e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) para a concessão de dois lotes irrigáveis para implantação de viveiros para produção de mudas de espécies nativas (aroeira e angico) e mudas cítricas, bem como instalação de um Centro de Transferência de Tecnologia em Irrigação e introdução de novas culturas em áreas do Perímetro Irrigado.

Com os primeiros resultados positivos, a região está otimista em relação ao futuro. Os agricultores agora estão mirando não apenas a possibilidade de se tornarem importantes fornecedores de grãos para todo o Brasil, mas também para exportá-los para outros países.

Leia também:

Baixio do Irecê poderá contar com até R$ 555 milhões para ampliação e modernização da infraestrutura de irrigação das etapas 3 e 4

Veja mais informações da região no Central Notícia.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp