Irecê registra recuo de 12,4% e Vale do São Francisco de 15,8% em cotações — Foto: Plantação de cebola em Lapão - Agricultura Irrigada/Instagram
As regiões de Irecê (BA) e Vale do São Francisco (BA/PE) enfrentaram sérias adversidades climáticas entre o final de 2023 e o primeiro quadrimestre de 2024, com um volume excessivo de chuvas dificultando o desenvolvimento e oferta dos bulbos até o final de maio. As informações são do site HF Brasil.
No entanto, a partir de então, a diminuição das chuvas, aliada a temperaturas mais amenas, tem contribuído para um aumento gradual na produtividade no Nordeste. Nesse sentido, as cotações dos bulbos caíram neste fim de mês. Em Irecê, o preço da amarela híbrida fechou em R$ 84,29 por saco de 20 kg, uma queda de 12,4% em comparação à semana anterior. No Vale do São Francisco, os preços registraram R$ 80,00 por saco de 20 kg, uma diminuição de 15,8% no mesmo período.
Para o segundo semestre de 2024, as previsões climáticas indicam uma alta probabilidade de ocorrência do fenômeno La Niña, que geralmente provoca chuvas acima da média no Nordeste brasileiro. Este cenário pode impactar negativamente a produção nos próximos meses, afetando tanto as regiões que produzem durante todo o ano quanto Baraúna (RN), que deve iniciar a colheita em agosto.
Veja mais informações da região no Central Notícia.
Fonte: Da Redação
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...