Sábado, 05 de Outubro de 2024
Agricultura

Alta produtividade em setembro dificulta a comercialização do produto na região – Foto: Agricultura Irrigada

A oferta excessiva de cebola tem gerado uma forte pressão sobre os preços no Nordeste, especialmente na Região de Irecê (BA), no Vale do São Francisco (BA/PE) e em Baraúna (RN).

Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, o mercado regional enfrentou dificuldades devido ao alto volume disponível, resultado do pico de produtividade no mês de setembro.

 A região de Irecê, grande produtora de cebola, tem encontrado obstáculos para comercializar o produto, já que importantes centros do Nordeste estão sendo abastecidos pela produção potiguar, como Fortaleza (CE) e Natal (RN).

De acordo com dados do Hortifrúti/Cepea, a queda nas cotações, aliada aos altos custos de colheita, tem levado muitos produtores a desacelerar a atividade. Cebolas que não atingem o calibre adequado estão sendo descartadas no campo.

Em Irecê, o preço da cebola amarela híbrida beneficiada registrou uma queda de 7,2%, fechando a R$ 18,80 por saco de 20 kg. Esse cenário agrava a situação dos agricultores locais, que enfrentam dificuldades para escoar a produção e manter a lucratividade.

Veja mais informaçções da região no Central Notícia.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp