Quarta-feira, 02 de Agosto de 2023
BRASIL

A uma semana da Cúpula da Amazônia, que acontece entre os dias 8 e 9 de agosto, em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a importância do encontro para discutir o desenvolvimento sustentável da região e reforçou seu empenho para ajudar a “cuidar do planeta”.

“Nós vamos cuidar do nosso planeta. Essa é a mensagem. Nós vamos cuidar do nosso planeta. Quem não acredita que as coisas estão ficando feias é só acompanhar o que está acontecendo no mundo. Chove muito onde não chovia, tem seca demais onde não tinha. Faz calor demais onde só fazia frio e faz frio demais onde só fazia calor. Enquanto seres humanos, somos a única espécie capaz de destruir o lugar onde moramos. Como eu não quero destruir, vou tratar de cuidar do planeta junto com vocês”, disse o petista, nesta terça-feira (1º), durante o programa Conversa com o Presidente.

Lula será anfitrião do encontro de líderes que reunirá os oitos chefes de Estado de países sul-americanos que têm parte da floresta amazônica (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela). A reunião contará ainda com a participação de lideranças de outros países, dentre os quais o Congo, a República Democrática do Congo e a Indonésia, donos de grandes florestas tropicais em outros continentes e também fundamentais no enfrentamento das mudanças climáticas.

Durante a conversa com o jornalista Marcos Uchôa, o presidente do Brasil contou que a Cúpula deverá ter como um de seus resultados a elaboração de uma proposta a ser apresentada ao mundo, na COP-28, que acontecer nos Emirados Árabes em novembro.

O presidente também ressaltou que a Cúpula será antecedida pelos Diálogos Amazônicos, entre os dias 4 e 6, evento com participação popular. “Vai ter encontro popular com mais de cinco mil pessoas participando, de tudo quanto é jeito, movimento popular, cientistas, pesquisadores, ambientalistas. Todo mundo dando palpite para que depois a gente construa uma coisa que seja sólida para apresentar ao mundo”, antecipou Lula.

Fonte: Do site Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp