Segunda-feira, 23 de Setembro de 2024
BRASIL

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou em entrevista ao jornal O Globo que não pretende disputar a sucessão do presidente Lula (PT) em 2026.

“Não. Eu não tenho projeto de poder dentro do governo e eu não acredito em quem se projeta para suceder alguém. Isso não dá certo. Cargo majoritário é, de alguma forma, um pouco, eu diria, destino. Tem que estar no lugar certo, na hora certa e as circunstâncias acontecerem. Por exemplo: Jerônimo (Rodrigues), governador da Bahia. Ele se preparou, se projetou para ser candidato a governador? Não. Outros fizeram isso no meu governo e não foram candidatos. Ele nunca foi candidato nem a síndico de prédio nem a associação de moradores. E hoje é governador”, declarou.

O ex-governador da Bahia também disse não ver o ministro Fernando Haddad (Fazenda) como potencial candidato a substituir Lula. “Acho que o potencial candidato em 2026 é Lula. Não devemos discutir a sucessão de quem está no cargo. Quando isso ocorre, antecipa o fim do mandato daquela pessoa. Na Câmara, quando se antecipa a discussão da sucessão, acelera o esvaziamento da caneta de quem está no cargo. Na política, vale muito a expectativa de poder. Quanto mais próximo fica do meio para o fim do mandato, mais vale a expectativa de poder do que o próprio poder”.

Fonte: Do site Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp