Região de Irecê responde por uma fatia expressiva da produção baiana de tomate – Foto: reprodução
A região de Irecê segue como um dos principais polos de produção de tomate na Bahia, conforme dados divulgados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI).
O estado registrou uma produção total de 343,2 mil toneladas em uma área colhida de 6,1 mil hectares, alcançando um valor de produção de R$ 935,9 milhões.
Entre os 20 municípios baianos que mais produzem tomates, sete pertencem à região de Irecê, consolidando sua importância na cadeia produtiva do estado.
Os destaques são Cafarnaum (6º lugar, 297 hectares), Ibititá (7º lugar, 226 hectares), América Dourada (9º lugar, 190 hectares), Canarana (10º lugar, 158 hectares), João Dourado (11º lugar, 147 hectares), Barro Alto (12º lugar, 101 hectares) e Lapão (15º lugar, 97 hectares).
Municípios da Chapada Diamantina, como Morro do Chapéu, Iraquara, Seabra, Ibicoara e Mucugê, também figuram entre os principais produtores do estado.
Para 2025, especialistas do setor projetam um recuo nos investimentos devido aos baixos preços registrados no segundo semestre de 2024. Esse cenário foi influenciado pela alta produtividade, impulsionada por condições climáticas favoráveis e avanços tecnológicos.
Para mais informações sobre a produção agrícola e outros assuntos da região, acesse www.centralnoticia.com.br.
Fonte: Da Redação
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...