O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Seabra, na região da Chapada Diamantina, promoveu essa semana uma Assembleia Geral em um diálogo com diversas comunidades locais. Os representantes das comunidades rurais participaram ativamente das palestras, trouxeram proposições, questionamentos e mostraram a tradição cultural da festa de Reis da comunidade de Vão das Palmeiras.
O servidor do INSS Francisco Souza iniciou a palestra falando sobre a importância do Programa de Educação Previdenciária e abriu o debate para solucionar dúvidas dos presentes sobre aposentadorias e pensões.
O presidente do Sindicato Valter Ângelo também discutiu sobre o papel do Sindicato e como as pessoas devem se organizar no exercício do trabalho rural, esclareceu dúvidas mais frequentes como a organização da documentação para efetivação de direitos do trabalhador rural: “Nosso papel é abrir caminhos para a democracia. É através de diálogos como esse que reconhecemos a força dessas comunidades e entendemos suas dificuldades e singularidades ”.
Para o servidor do INSS o dever do Programa de Educação Previdenciária para com a sociedade é justamente o de” plantar a semente”, significa fazer expandir a informação para o maior número possível de comunidades rurais para facilitar a emancipação de suas organizações comunitárias e a conquista de direitos.
A secretária geral Hildete Rosa afirmou sobre o compromisso do Sindicato dos Trabalhadores Rurais no que concerne a transparência para o município de todas as atividades realizadas no Sindicato:
“Nós na condição de representantes dos agricultores temos por obrigação obedecer as leis do estatuto que rege a casa .Uma delas é aquela de que todos ano fazemos a previsão do que deve gastar e isso não podemos fazer sem a aprovação dos sócios dessas comunidades, a participação dos sócios nessa assembleia foi muito importante para a visibilidade do nosso trabalho”.
Também estiveram presentes nessa reunião o engenheiro agrônomo Marco Aurélio, o assessor do pólo sindical José Fernandes e o secretário de agricultura José Martins que discutiram sobre os problemas e estratégias para a melhoria da agricultora familiar do município.
Para o prefeito Fábio Miranda, o progresso regional só é possível através de uma luta constante ao lado das comunidades rurais do município, buscando a integração junto ao Estado para corroborar com mais recursos para a região de Seabra:
“Estamos engajados nessa lutas sociais para consolidar a conquista dos direitos de nossas comunidades”
Fonte: Assessoria
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...