Com apoio de R$ 10 mil por iniciativa, a quinta edição do programa Mulheres do Nosso Bairro vai priorizar propostas apresentadas por mulheres negras e mães em todo o país - Foto: Engie
Estão abertas até o dia 8 de novembro as inscrições da 5ª edição do Mulheres do Nosso Bairro, programa da ENGIE Brasil Energia, voltado para a promoção da igualdade de gênero por meio do empreendedorismo feminino. Neste ano, o edital prioriza projetos apresentados por mulheres negras e mães.
Serão contempladas 100 iniciativas, em todo o país. Cada uma receberá R$ 10 mil para impulsionar o seu negócio, além de treinamentos na área de gestão empreendedora, totalizando mais de R$ 1 milhão em investimentos.
As inscrições podem ser realizadas exclusivamente por mulheres, pessoas físicas ou jurídicas. Serão atendidos pelo edital propostas de empreendimentos já existentes e ideias de novos empreendimentos que tenham como focos principais a inclusão produtiva e a geração de renda. Por exemplo: aquisição de equipamentos; aquisição de insumos/matéria prima; construção/reforma; treinamentos/cursos de qualificação; e outras despesas, desde que devidamente justificadas e relacionadas ao projeto. Os critérios de seleção devem priorizar a geração de renda; a viabilidade econômica; a sustentabilidade e meio ambiente; comunidade; liderança e localidade (acontecer em Gentio do Ouro). As inscrições devem ser realizadas no link.
Em 2023, projeto inscrito por mulheres quilombolas da Comunidade de Mato Grosso de Gentio do Ouro, “Semeando o empoderamento feminino em uma Comunidade Quilombola” foi contemplado, recebendo o apoio de R$ 10 mil para a implantação de uma horta comunitária. Um ano depois, a horta segue produzindo, gerando renda para as mulheres e se transformou em um negócio social sustentável. Além de fomentar o empreendedorismo quilombola, a horta também é um espaço de aprendizado. Recebe a visita de alunos e professores, em aulas sobre educação ambiental e alimentar, se tornando um laboratório didático, fora da sala de aula.
O Mulheres do Nosso Bairro foi lançado pela ENGIE em 2020 e é voltado para mulheres com residência fixa nos municípios do entorno dos ativos ou dos projetos de implantação da companhia em diferentes estados do país. Veja mais informações em no site da engie.
“Como empresa líder em energia renovável no país, a ENGIE trabalha para impactar positivamente as comunidades onde estamos inseridos também no aspecto social. E o Mulheres do Nosso Bairro é uma das iniciativas que mais nos orgulha, promovendo a equidade de gênero e o empreendedorismo feminino Brasil afora. Criado na pandemia, o programa é hoje uma ação permanente da companhia e cresce a cada ano com a parceria de outras empresas. E nesta edição, além de voltarmos a priorizar o atendimento de mulheres negras, acrescentamos um olhar especial também para aquelas empreendedoras que são mães”, destaca a Diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia, Luciana Nabarrete.
Desde seu lançamento, com as quatro edições anteriores, já foram investidos mais de R$ 3 milhões, impactando mais de 50 mil mulheres, incluindo aporte direto a 260 empreendimentos liderados por mulheres.
Além do edital em si, o Mulheres do Nosso Bairro conta com outros eixos de ação, por meio dos quais oferece cursos gratuitos de capacitação, informações sobre redes de apoio, ações de sensibilização e conscientização para combater a violência doméstica, além de iniciativas para suporte à saúde física e mental.
O envolvimento de outras empresas ocorre por meio do programa Parcerias do Bem, lançado pela ENGIE Brasil Energia em 2021 convidando clientes e parceiros de diferentes portes e setores a se engajarem em iniciativas de responsabilidade social.
“A parceria com tantas outras empresas nos permite fazer cada vez mais e impactar positivamente tanta gente, de diferentes regiões do país. Agradeço a cada um e cada uma que contribui com o programa que chega a quinta edição como a maior até agora e com tantos resultados positivos consolidados”, afirma a Gerente de Responsabilidade Social da ENGIE Brasil Energia, Luciane Pedro.
Fonte: Ascom - Engie Brasil
Joana Darque se destaca no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios - Fotos: PEGN
A empreendedora Joana Darque Lima, nascida em Central, BA, conquistou destaque nacional ao ser tema de uma reportagem especial no renomado programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da TV Globo. Residindo em Samambaia Norte, no Distrito Federal, Joana criou uma empresa de artesanato ecológico que vem se transformando não apenas sua vida, mas também no cenário local.
Seu empreendimento consiste na fabricação de casas para pássaros, feito de forma inovadora utilizando papelão como matéria-prima principal. Surpreendentemente, essas encantadoras habitações sustentáveis têm encontrado grandes facilidades no mercado, proporcionando à Joana um faturamento mensal, estimado em R$ 5 mil.
O negócio, que teve início com um investimento modesto, rapidamente se consolidou como a principal fonte de renda da família. Para garantir a durabilidade e resistência das casas, o papelão é habilmente misturado com cimento, permitindo que suportem diversas condições climáticas. Um processo que requer cuidado e precisão, pois as peças demoram cerca de uma semana para secar completamente.
Além de promover a preservação ambiental por meio do reaproveitamento de materiais, Joana Darque inspira outros empreendedores locais com sua criatividade, determinação e compromisso com a sustentabilidade.
Sua história é um exemplo de ideias inspiradoras de como é possível transformar simples ideias em empreendimentos de sucesso, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de sua comunidade.
Assista à reportagem completa AQUI!
Fonte: Da Redação
As três ganhadoras do ouro nas três categorias disputaram pela primeira vez a competição
Na data em que se comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa, 5 de outubro, foi realizada a 15ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (etapa estadual), em cerimônia na sede do Sebrae Bahia, no Costa Azul, em Salvador. A vencedora do ouro na categoria Microempreendedora Individual foi Vanieria Freitas Costa, da Açaí da Vani (Feira de Santana). Na categoria Pequenos Negócios, ficou em primeiro lugar Letícia de Souza Dourado, da Baby Dutra (Irecê). E, na categoria Produtora Rural, ocupou o lugar mais alto do pódio Kalinka Antônia Macedo da Silva, da Quinta do Morro Branco (Juazeiro). Elas concorrerão na próxima etapa, em âmbito regional.
A disputa reuniu ao todo 223 candidatas, dentre as quais 83 na categoria Microempreendedora Individual; 114 na Pequenos Negócios; e 26 na Produtora Rural. Dezenove empreendedoras foram selecionadas como finalistas. A comediante Elaine Santana abriu a noite com a apresentação de stand up comedy intitulada As Dores e Delícias de uma Mãe Empreendedora. O show teve como inspiração a árdua rotina de mulheres que conduzem as tarefas do lar e a criação dos filhos, ao mesmo tempo em que gerenciam seus negócios.
Foto Darío G. Neto/ASN Ba
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, parabenizou as finalistas e enalteceu a capacidade que as mulheres têm de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. “Eu sempre destaco como que as mulheres enfrentam muitos desafios para empreender. A mulher que empreende realiza uma ação dobrada e ver a participação cada ver maior de vocês nos negócios nos mostra que estamos no caminho certo, quando buscamos fomentar o empreendedorismo feminino”, afirmou.
A gestora do Programa Sebrae Delas na Bahia, Rosângela Gonçalves, enfatizou a relevância do encontro. “Hoje é uma noite de celebração do empreendedorismo feminino. O prêmio é uma iniciativa de reconhecimento de trajetórias bem sucedidas de negócios liderados por mulheres”, destaca. Segundo ela, são avaliadas não apenas histórias de resiliência e superação, mas também negócios que são bem geridos. “Hoje, o empreendedorismo feminino está em festa, porque estamos reconhecendo trajetórias talentosas de mulheres que inspiram outras mulheres”, avaliou.
Foto Darío G. Neto/ASN Ba
Antes da divulgação dos nomes das grandes vencedoras da noite, foi realizado o painel O futuro presente é feminino, mediado pela jornalista e mestre de cerimônia Cristiana Fernandes. Compuseram a conversa ganhadoras de outras edições da premiação: Maria de Fátima Freitas Paiva, da Cooperativa Repescar, em Vera Cruz, vencedora estadual que chegou à etapa nacional em 2016, conquistando o ouro na categoria Produtora Rural; Laís Alves Lima Freitas, adestradora de cães e gatos, com formação em psiquiatria veterinária, CEO da Pet Place, vencedora estadual e ouro finalista nacional, em 2022, na categoria Microempreendedora Individual; e Geórgia Nunes, CEO da Amora Brinquedos – empreendimento social especializado em educação antirracista -, vencedora do ouro na etapa estadual 2022, na categoria Pequenos Negócios.
Vencedoras
Uma feliz coincidência uniu as três empreendedoras que ficaram em primeiro lugar nas três categorias da premiação. Todas se inscreveram pela primeira vez na disputa e todas levaram os filhos para assistir à cerimônia.
Não imaginei que seria a primeira colocada. Às vezes a gente se subestima. Quando me chamaram como o primeiro lugar, eu quase não consegui levantar da cadeira. É satisfatório demais, porque a gente que tem foco, que trabalha pelo que quer, pelo sonho, vendo esse reconhecimento, não tem preço”, comemorou Vanieria Freitas Costa.
Letícia de Souza Dourado, da Baby Dutra (Irecê) destacou o talento das participantes. “Foram candidatas maravilhosas, lindas, poderosas, todas empreendedoras e possuem histórias incríveis. Ser escolhida como primeiro lugar dessa etapa estadual é um grande privilégio. Eu estou muito feliz e não esperava ser a vencedora na minha categoria. É muito gratificante esse reconhecimento. Estou há quatro anos no comércio e abri a terceira loja, com 1.200 m2, há dois meses, na mesma cidade, em Irecê. Agora eu vou chegar com o gás total depois desse prêmio”, afirmou.
Kalinka Antônia Macedo da Silva, da Quinta do Morro Branco (Juazeiro), ficou eufórica com a conquista. “É um privilégio enorme poder representar uma região tão rica, próspera, que dá muitas oportunidades, principalmente a mulheres. Eu fiquei muito surpresa ao ganhar esse prêmio. Vai valorizar bastante a nossa região e empolgar outras mulheres. O trabalho com uva é muito árduo e minucioso, muito feminino. A maioria das pessoas que trabalha na minha propriedade é de mulheres. Então, esse prêmio é para valorizar o trabalho da mulher”, frisou.
Confira a lista completa de premiadas
Categoria Microempreendedora Individual
Ouro – Vanieria Freitas Costa, da Açaí da Vani (Feira de Santana)
Prata – Ana Leire Mota Veloso Lippstein, da Acorata (Luís Eduardo Magalhães)
Bronze – Josenice Rosa Lima Carvalho, da Jô Lima Studio de Beleza (Salvador)
Categoria Pequenos Negócios
Ouro – Letícia de Souza Dourado, da Baby Dutra (Irecê)
Prata – Vivian Maiara Santana dos Santos, da Escola Comunica (Salvador)
Bronze – Eveline Conceição Santos, da Eva Sex Shop (Salvador)
Categoria Produtora Rural
Ouro – Kalinka Antônia Macedo da Silva, da Quinta do Morro Branco (Juazeiro)
Prata – Mirian Nogueira Aquino, da Mirian Laticínios (Itamaraju)
Bronze – Paula Silva Ferreira, da Orgânicos do Quintal (Barro Alto)
Fonte: Sebrae Bahia
Empresária Paula Ferreira, da Orgânicos do Quintal, na região de Irecê, possui certificação do Selo Brasil Orgânico
Na sexta-feira (11), o Sebrae participou de painel na 14ª edição do Fórum Agenda Bahia, com apresentação da empresária Paula Ferreira, da Orgânicos do Quintal, case no setor da agroecologia, na região de Irecê. O evento, que aconteceu durante todo o dia no Senai Cimatec, em Piatã, Salvador, é uma realização do Jornal Correio e teve apoio institucional do Sebrae. O superintendente da instituição, Jorge Khoury, esteva presente ao evento.
“A presença do Sebrae em eventos como o Agenda Bahia está totalmente alinhada com a promoção do desenvolvimento empresarial, Aqui, temos a oportunidade de discutir tendências do mercado, além de estar ao lado de iniciativas que estimulam a inovação”, analisou Khoury.
A abertura do encontro foi feita pela diretora do Correio, Renata Correia. “É com entusiasmo que iniciamos a 14º edição do Agenda Bahia, um encontro que proporciona uma plataforma única para explorar e debater temas de interesse da sociedade, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico do nosso estado e da nossa cidade”.
Em seguida, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, parabenizou os realizadores pelo estímulo ao desenvolvimento econômico da cidade e pontuou que sua gestão tem atuado para permitir o acesso da população às novas tecnologias. “Investimos muito em inovação e tecnologia para aperfeiçoar os processos internos da prefeitura para fazer políticas públicas eficientes e atender às demandas dos cidadãos. O ecossistema do mundo da tecnologia tem sido estimulado em Salvador, com insumos e incentivos fiscais, para transformar a cidade em um polo da área de tecnologia e inovação, a fim de gerar oportunidade, emprego e renda”, concluiu o gestor municipal.
Para discutir como o desenvolvimento e a inovação acontecem no interior da Bahia, o Painel “Polos de Desenvolvimento do Interior: Mineração, Agro, Eólico, Agroflorestas”, mediado pelo jornalista Donaldson Gomes, trouxe a experiência da empresária, agricultora orgânica de base agroecológica, Paula Ferreira, case do Sebrae no segmento; Rafael Valverde, CEO da Eolus Consultoria; e André Oliveira, executivo das áreas tecnológicas de P&G, Mineração e Agricultura do Senai Cimatec.
Dentre os temas abordados, destacaram-se as possibilidades e desafios para o desenvolvimento econômico na região da Caatinga. A empresária Paula Ferreira, oriunda da zona rural do semiárido, no município de Barro Alto(BA) – na região de Irecê (BA) -, explicou que são vários os desafios a serem enfrentados. “Na produção de alimentos sem utilização de agroquímicos existe uma parcela grande de agricultores que têm pouco acesso à água. No território de Irecê, usamos a água subterrânea, do lençol freático”, explicou.
A empresária acrescentou que a produção de alimentos saudáveis tem sido possível por conta da união entre os agricultores da região. “Não estou só, não é apenas Paula do Orgânicos do Quintal, mas a junção de agricultores e agricultoras que formam um coletivo de mais de 650 unidades de produção de alimentos. Produzir preservando o meio ambiente vai garantir vidas futuras”, frisou.
Questionada sobre os desafios de ser empresária e a importância das intuições de suporte ao empreendedor para o desenvolvimento do setor, Paula explicou como entender o significado de empreender mudou o modo de gerir seu negócio. “São 25 anos de agricultura familiar de base agroecológica. Permanecer e garantir a produção é o maior desafio. O ato de permanecer, certificar a unidade produtiva e, logo em seguida, entender que para estar no mercado era preciso empreender, resultou na Orgânicos do Quintal”, disse.
“Nós temos o apoio do Sebrae. Se existe a possibilidade de colocar o produto no mercado, com um diferencial, agregando valor de uma cadeia de agricultores, com o apelo social que conseguimos, isso tem muito valor. A importância do Sebrae em identificar que o que fazemos é empreender da melhor forma, pensando no mercado para colocar o produto, tem sido uma experiência bem interessante, nos mostrando muitas possibilidades”, completou Paula.
Rafael Valverde, CEO da Eolus Consultoria, falou sobre os desafios de levar uma indústria nova para o semiárido. “Da divisa de Minas Gerais à divisa com Pernambuco, passando pela Chapada Diamantina e Irecê, tenho um grande potencial energético, seja eólico ou solar. Para manter esse negócio, é preciso qualidade na mão de obra, de fornecedores, além de um trabalho com investidores em parceria com as instituições de fomento. Para levar capacitação, oportunidade e estruturar uma cadeia de valor, a fim de que isso possa garantir um mínimo de padrão e as empresas possam fazer parte da área da energia eólica da Bahia”, explicou.
André Oliveira discorreu sobre como transformar os desafios encontrados no semiárido em oportunidades. “Mesmo com todo o desafio da falta de água, é importante encontrar pessoas dispostas a cultivar agricultura orgânica, ou achar pessoas dispostas a investir em energia solar e eólica combinadas, podendo levar a novas cadeias de negócios. Estamos criando o Senai Cimatec Sertão com o propósito de entender os desafios e juntos, com empresas e instituições locais, converter esses desafios em oportunidades”.
Fonte: Sebrae Bahia
Valdir Rodrigues, esposa e filho – Foto: Arquivo Pessoal
Com uma década de tradição e compromisso, o Grupo Proteges é reconhecido como uma das referências em segurança em Luís Eduardo Magalhães e região, no Oeste da Bahia.
Visando expandir seus serviços, a Proteges escolheu a cidade de Irecê, no Centro Norte da Bahia para instalar sua nova filial.
O portal Central Notícia conversou com o proprietário da Proteges, Valdir Rodrigues dos Santos para contar um pouco da empresa e o plano de expansão.
História da empresa
“O Grupo Proteges foi fundado na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste Bahia, prestando o serviço há mais de 10 anos na cidade e região. “Sou natural de Wagner, Chapada Diamantina, e visualizei uma grande oportunidade, mantive o foco de crescer dentro da cidade de LEM, abri a empresa com muita dificuldade e consegui, agradeço a Deus, a minha esposa e colaboradores”, revelou.
Serviços oferecidos
Segurança, construção civil, transporte e agente de portaria.
Escolha de uma filial em Irecê
“Vamos inaugurar uma filial na cidade de Irecê que vai atender o município e região, eu chegue a visitar o município e observei um grande potencial”, contou. Vale ressaltar que a Proteges já atende em Irecê e cidades da região.
O que esperar da empresa
“Trazer desenvolvimento para o município na geração de empregos e conquistar a confiança dos clientes.
Ainda segundo Valdir Rodrigues, a empresa realiza serviços de construção civil desde o projeto até a entrega da chave, reformas, construção de galpões para fazenda, casa, além de reformas para prefeitura e os serviços de segurança armada e desarmada. A proteges realiza também serviço de jardinagem, transporte municipal e estadual.
Ficou interessado em saber mais sobre os serviços da Proteges? Não perca essa oportunidade e entre em contato pelo WhatsApp (77) 99965-6439 e fale com o Gerente Comercial, Herbert Assis ou (77) 99906-4447 e mantenha contato com o Gerente Administrativo.
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Central Notícia
Renata de Valdão, assim conhecida por ser filha do querido e saudoso Valdão é a dona dessa instituição chamada Brechó da Renata , criado inicialmente como um grupo de WhatsApp, no ano de 2016, onde ela e todas as participantes podem comprar, vender e trocar ideias de moda, além disso, o grupo faz várias ações sociais , ajudando pessoas com necessidades , situações de saúde, etc.
As vendas começaram totalmente on-line, mas evoluíram com o surgimento, há quase dois anos, da loja física, em Rio Verde, município de Itaguaçu da Bahia.
A ideia da moda sustentável está em alta nos dias de hoje, sendo uma forma econômica e ecológica de se vestir bem.
Além disso, o Brechó da Renata é uma forma de empreendedorismo feminino e tem sido inspiração para outras mulheres, uma maneira de estar bela e empoderada, independente da condição social, pois, o brechó atende mulheres de todas as classes com o mesmo empenho.
Quem conhece Renata, sabe o quanto ela é cada dia mais dona de si , a autoestima e sua alegria é contagiante. Ela faz questão de ajudar mulheres sair da zona de conforto e descobrir o melhor que cada uma carrega dentro de si .
Vamos aproveitar o embalo e lembrar que todos os sábados o Brechó da Renata faz entrega em central. Sigam a página no instagram @resantosoli31 e fique por dentro de tudo. Venha comigo apoiar esse projeto lindo!
O empreendedorismo inspirou mais, pois, além de dona do Brechó, ela é estudante de psicologia. Mas a futura psicóloga não pretende deixar o ramo da moda sustentável, e, avisa que em breve, a cidade de Central terá novidades.
Fonte: Com informações de assessoria
Aos sete anos, Mirele Batista Bezerra já fazia o que mais gosta. Conversava com as pessoas e empreendia. Ela acompanhava os pais, juntamente com as irmãs, nas feiras livres em várias cidades da região de Irecê. Os pais, feirantes esforçados, desde cedo ensinavam as filhas o poder de uma boa negociação. Mirele cresceu nesse universo do empreendedorismo, e há dois anos abriu a sua loja de roupas em Irecê, a Mirele Modas.
Os desafios foram muitos, mas a empresária sempre buscou inovar e se adequar ao que o mercado exige. Junto com o seu companheiro, Leonardo Dourado, ela está administrando a loja, que hoje é conhecida pela variedade, qualidade das peças e pelo preço justo. Mirele buscou também a ajuda do Sebrae, e participou de diversas capacitações, inclusive dos cursos e consultorias oferecidos pelo movimento Renova Varejo.
“O Sebrae nos deu um suporte muito importante. Através dos cursos de atendimento e marketing digital, eu pude explorar mais as ferramentas como Instagram e WhatsApp, mostrando a diversidade de modelos que temos na loja. Com os vídeos e provadores que a gente está fazendo, as pessoas podem ver com mais nitidez a qualidade das peças, as cores e até os modelos. É um excelente convite para o cliente vir pessoalmente ou até mesmo comprar através da internet, e já tem dado resultados positivos”, afirma Mirele.
Leonardo comanda o setor de compras e ressalta a importância das mudanças para conquistar novos clientes. “Cada dia o cliente está mais exigente. Disponibilizar nosso produto também de forma online foi muito positivo. Os cursos do Sebrae nos incentivaram a criar mais ideias, e implementamos a realização de lives também, que interage diretamente com o público. A internet nos possibilitou a amplitude do nosso pensamento das vendas online e inovação nas vendas internas também. O Renova Varejo está lançando novos desafios e estamos encarando com muita dedicação”, avalia o empresário.
Delian Mendes, gestora do Sebrae em Irecê, destacou o comprometimento dos empresários, e ressaltou que é fundamental inserir novas ferramentas para continuar crescendo no mercado, que exige cada vez mais dos empreendedores. “O movimento Renova Varejo nasceu da necessidade de auxiliar o empresário nesse momento que inovação e tecnologia são tão importantes para o negócio. São consultorias voltadas para a gestão, marketing e digitalização, que ajudam os participantes nesta busca de novas estratégias para conseguir novos clientes “, explica a gestora.
Renova Varejo Irecê
Um grupo de 30 empresas participa do movimento Renova Varejo em Irecê, que oferce cursos, consultorias e oficinas nas áreas de gestão de estoque, marketing, vendas e digitalização.
As capacitações do programa serão realizadas até outubro, com consultorias presenciais de cliente oculto, encontro coletivo sobre formação de preço na prática, e cursos sobre inteligência de negócios.
O Sebrae em Irecê já abriu as inscrições para o próximo grupo do Renova Varejo, que será oferecido em 2022. Para fazer a inscrição, o empresário pode entrar no site www.renovavarejo.com.br, procurar a agência do Sebrae, na Rua Réggio Emília, nº 62, ou entrar em contato pelos telefones (74) 98131-7950/(74) 99999-5009.
Fonte: Ascom - Sebrae Irecê
A Akã registrou aumento na venda de óleos com propriedades terapêuticas durante a pandemia
Criada há três anos pelo casal de aposentados João e Ana Cerqueira, a “Akã - Óleos Essenciais” é uma empresa que produz e comercializa óleos orgânicos, 100% puros a partir de plantas aromáticas e medicinais, cultivadas em Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina-BA. O casal que trabalhou a vida inteira na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, ao se aposentar, decidiu ocupar o tempo com a produção artesanal de óleos essenciais.
Após a compra de um destilador, o casal iniciou os trabalhos com plantas e ervas nativas da Chapada Diamantina, adotando uma produção ambientalmente sustentável de óleos que contribuem para a saúde e bem-estar, e que podem ser utilizados para aromaterapia, fitoterapia, farmacologia e cosméticos.
As vendas da Akã iniciaram exatamente quando a pandemia do novo coronavírus começou, o que não permite estabelecer comparativos do impacto financeiro trazido pela pandemia para a empresa, mas as consequências puderam ser percebidas de outras maneiras.
Por outro lado, o empresário explica que os óleos que possuem função antiviral impulsionaram bastante as vendas durante esse período, por se tratar de produtos com propriedades terapêuticas. “O óleo de melaleuca, por exemplo, nós vendemos mais que os outros que têm função meramente estética ou não apontam uma função bactericida ou fungicida. Vendemos cerca de 10 a 15 vezes mais do que qualquer outro óleo”, disse João.
A relação com o Sebrae começou antes da Akã acontecer. “Nosso primeiro estudo de viabilidade técnica foi quando pensávamos em um outro projeto que, graças ao Sebrae, se manifestou inviável e vimos, depois, que realmente era. A partir daí, nós solicitamos um outro estudo, o de óleos essenciais, que apontou viabilidade técnica e econômica. Então, fomos desenvolvendo, juntos, outros projetos”, explica João.
Na avaliação de Heitor Marback, analista técnico do Sebrae Irecê e um dos responsáveis pelo atendimento da Akã, a empresa vem se desenvolvendo de forma planejada, com maturidade gerencial e visão de mercado. “Acredito que essa capacidade de entender a importância do planejamento seja um dos pontos de sucesso da empresa. Após realizarem conosco o plano de negócios, investiram na estrutura de produção, compraram destiladores e dedicaram parte importante do tempo em pesquisar e aprimorar seus produtos, sempre com um olhar muito atento às propriedades de cada óleo e às tendências do consumo. Avançaram com o negócio”, constata Heitor.
Atualmente, além da Bahia, os estados de Minas Gerais e São Paulo já recebem os produtos da Akã. Segundo João Cerqueira, em termos de logística, a empresa tem capacidade para atender a todo o país, mas com atenção aos possíveis riscos. “A gente plantar muito e não ter mercado, significa prejuízo. A gente plantar pouco e não atender ao mercado, é muito ruim. Então, isso é progressivo. Hoje, a gente atende a uma demanda do sudeste, mas estamos nos estruturando para que possamos atender a todo o país a partir do próximo semestre”, calcula o empresário.
Horizontes
A Akã integra um grupo de empreendimentos ligados ao agronegócio de Morro do Chapéu, que está em fase de organização para receber turistas em suas propriedades. Com esses negócios, o Sebrae criou a rota “Agro Turismo sensorial”, um novo atrativo para diversificar a atividade turística motivada pela experiência que faz integração dos projetos Agronordeste Chapada Diamantina, Turismo e Café. Para atendê-los, foi contratada uma consultoria de produtos e serviços criativos.
A proposta da consultoria para a Akã foi a montagem de um jardim sensorial, onde os visitantes pudessem experienciar os cheiros e texturas de um jardim com flores e ervas, com o auxílio de um guia que faz a explicação das propriedades de cada planta. Esse projeto de jardim sensorial será o primeiro do Nordeste e já está em fase experimental.
Hoje, a micro empresa conta com quatro funcionários fixos e segue em expansão. Com a da compra de destiladores maiores, foi possível estabelecer uma agroindústria na propriedade que já possui fazenda com campos de lavanda, alecrim, gerânio, dentre outros. Recentemente, o casal Cerqueira contratou junto ao Sebrae um estudo de viabilidade técnica para a construção de uma pousada para hospedar turistas na fazenda, com o intuito de oferecer uma experiência ainda mais imersiva, na qual o hóspede poderá participar do processo produtivo dos óleos.
“O diferencial dos produtos da Akã é a qualidade. Os óleos essenciais da Akã têm certificação orgânica, o cliente pode visitar os campos onde são cultivadas as ervas, assim como a fábrica. O próximo passo é a construção de uma estrutura de hospedagem e o Sebrae apoiou essa iniciativa através da consultoria "Estudo de viabilidade técnica e financeira". Quando a pandemia passar, dentro de pouco tempo, o turista poderá viver a experiência de se hospedar e experienciar o cotidiano de uma fazenda e da indústria de óleos essenciais”, ressalta Heitor.
Fonte: Ascom: Sebrae Irecê
Foto: Reprodução
Empreendedorismo, superação, modelo de negócios, abertura de empresas, mercado de turismo e inteligência emocional para alta performance na gestão empresarial. Essas são algumas das temáticas abordadas pelo Sebrae Bahia em Irecê, durante a Semana Global do Empreendedorismo (SGE), que acontece entre os dias 19 e 27 de novembro.
No total, serão 17 eventos, distribuídos entre os municípios de Abaíra, América Dourada, Ibititá, Irecê, Lençóis, Macaúbas, Paramirim, São Gabriel, Seabra e Souto Soares, totalizando 10 municípios atendidos, com mais de 2 mil vagas disponíveis. Para se inscrever, é só buscar o local de interesse através da Loja Virtual do Sebrae ou pelo site da Semana Global do Empreendedorismo: https://www.empreendedorismo.org.br/.
O destaque será para a palestra “Empreendedorismo e Superação” que acontece nos municípios de Seabra, Macaúbas e Paramirim, com o Careca, um empreendedor de sucesso de Alagoas que faz das suas palestras um momento divertido e de motivação.
A SGE acontece em vários países durante todo o mês de novembro, com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.
Desde 2018, a coordenação da SGE no Brasil é realizada pelo Sebrae. O tema de 2019 é “Empreendedorismo do Futuro”, com abordagem sobre competências e atitudes empreendedoras requeridas para novos modelos de negócio, mais produtivos e mais inovadores.
O Sebrae conta com a participação e parceria das Prefeituras, Associações Comerciais e CDL dos municípios para a realização da SGE.
Fonte: Ascom - Sebrae
Evento é parte do cronograma do curso Liderar o Futuro e reuniu empreendedores da região
“Noite incrível. Evento fantástico e realmente inspirador”. Foi com esse entusiasmo que o empresário Nilton Martins, da Smart Solution, em Seabra, avaliou o Encontro de Lideranças Inspiradoras, realizado pelo Sebrae na última quarta-feira, 26 de junho, no Centro de Convenções do Hotel Copa 70, em Irecê.
O evento é parte do curso Liderar o Futuro e contou com presença de outros empreendedores, mediado pelo consultor Jozelito Miranda.
O evento contou também com a presença dos empresários Livaldo Franklin, da Focco Distribuidora, Marcos Carvalho, do Grupo Cometa, e de Paulo Freire, da rede de lojas Casas Freire, considerados como exemplos de empreendedores de sucesso e lideranças inspiradoras da região.
Em sua participação, Livaldo se emocionou ao contar sua história de superação e dificuldades e falou sobre a importância de estar bem preparado para enfrentar todos os obstáculos enfrentados no dia a dia da empresa . O empresário começou apenas com um colaborador e, hoje, a empresa tem mais 73 funcionários, atuando em 78 cidades com uma carteira de mais de 1.800 clientes cadastrados na sua base. “Comecei a trabalhar muito cedo e nada foi fácil. Depois de passar por algumas empresas e cargos, resolvi que já era a hora de empreender e até vendi a minha casa para investir. Mas quando eu decidi pesquisar e buscar o Sebrae para me ajudar no plano de negócio, percebi que só tinha experiência comercial, e não era o suficiente. Passei três anos estudando, me capacitando, fazendo cursos no Sebrae e, só depois, me senti preparado para abrir a empresa”, disse o empresário.
O empresário Marcos Carvalho participou da primeira turma do Empretec em Irecê, no ano de 2003, e como um dos convidados do talk show, contou a sua história, relembrou as dificuldades e as conquistas durante a trajetória de empreendedorismo. “Cheguei em Irecê em um momento bem difícil. Depois de trabalhar em várias escolas como professor, resolvi empreender juntamente com o meu amigo/irmão Jorge Carvalho Brito. No início, montamos o Cometa, espaço onde oferecíamos cursos supletivos rápidos. Depois, acreditando muito na nossa terra, construímos o Grupo Cometa, que hoje conta com o Colégio Cometa, Cometinha, com a educação infantil, Faculdade Irecê (FAI), que oferece mais de 10 cursos superiores presenciais, e a UNOPAR, oferecendo educação à distância. Juntas, as empresas têm hoje cerca de 253 colaboradores e 4.400 alunos”, conta.
Para Marcos, o empreendedor precisa ter um propósito de vida e muita confiança no que está proposto a fazer. “Tínhamos certeza que poderíamos oferecer uma educação de qualidade, com os amigos e profissionais que tínhamos, e com as pessoas desta cidade, que sempre buscaram o melhor para crescer na vida e alcançar melhores oportunidades. Somos muito felizes por ajudar no crescimento de Irecê e contribuir com a formação de vários profissionais que hoje atuam na cidade”, completa.
Edirlan Souza, gerente regional do Sebrae em Irecê, destacou a importância do evento e falou que existe a possibilidade de realização de outras edições com novas histórias empreendedoras. “Foi um momento muito rico, em que grandes histórias foram contadas. Cerca de 120 pessoas lotaram o auditório pra ouvir a trajetória de sucesso dos empresários convidados. Foi realmente uma noite rica em conhecimento que, provavelmente, será realizada outras vezes com novas histórias”, reforça.
O empresário Paulo Freire, do Grupo Casas Freire, finalizou o bate papo falando sobre a sua história empreendedora e todas as dificuldades que enfrentou durante o início da sua vida empresarial. “Fui engraxate, vendi picolé, trabalhei como colaborador em algumas empresas, mas sempre quis ser dono do meu negócio. Vendi a minha casa que morava com a minha esposa e filhos e investi o dinheiro todo em uma cerealista que, infelizmente, não deu certo. Tive que recomeçar do zero, sem capital de giro e com muitas dívidas”, lembra. Para superar as dificuldades e se restabelecer no mercado, o empresário mudou de ramo e enxergou em um nicho de negócio a oportunidade de voltar a empreender. “Eu não tinha dinheiro, mas tinha credibilidade no comércio. Recomecei vendendo consórcio de vídeo cassete para um pequeno grupo de 10 pessoas, incluí antenas parabólicas, geladeiras e com um tempo, já tinha mais de seis mil pessoas na minha rede de contatos, comprando os meus produtos.Com muita dedicação e acreditando sempre na cidade de Irecê, a Casa&Vídeo se transformou em Casas Freire e, hoje, temos 48 lojas em várias cidades, com mais de 830 colaboradores no nosso quadro”, conclui. A gerente adjunta do Sebrae em Seabra, Edilea Cerqueira, falou que histórias como essas inspiram e motivam outros empresários a acreditarem no comércio da cidade e nas suas próprias competências. “O Encontro de Lideranças fez com que os empresários enxergassem características importantes em um líder de sucesso para replicar no dia a dia da sua empresa. O evento foi uma oportunidade importante de troca de experiências e aprendizado”, aponta.
Fonte: Sebrae Irecê/Nara Zaneli
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