Foto: SSP-BA
Na manhã desta terça-feira (05), um homem procurado pela Justiça foi identificado e preso na cidade de Irecê, graças ao Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA).
O suspeito possuía um mandado de prisão definitiva expedido pela 2ª Vara Criminal de Irecê. Após serem localizadas pelas câmeras de videomonitoramento do Centro Integrado de Comunicação — CICOM, equipes do 7º BPM foram acionadas e realizaram a prisão.
O foragido foi encaminhado à Delegacia Territorial de Irecê, onde a ordem judicial foi confirmada. Ele responde pelo crime de homicídio.
Veja mais informações da região www.centralnoticia.com.br.
Fonte: Da Redação
Instituto Lina Galvani lança programa gratuito de capacitação e mentoria profissional para jovens em Irecê
Conecta Jovem oferece capacitação e mentorias profissionais para jovens de Irecê e municípios vizinhos, visando inclusão no mercado de trabalho — Foto: Instituto Reciclar/divulgação
O Instituto Lina Galvani (ILG), organização social mantida pela Galvani, inicia suas atividades em Irecê, com o lançamento do programa Conecta Jovem, que terá como objetivo promover capacitações técnicas e uma trilha de mentoria profissional para jovens da região.
O Conecta Jovem é destinado a jovens de 15 a 18 anos de escolas públicas que residam no povoado de Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes, em Luís Eduardo Magalhães e Irecê. Em parceria com o Instituto Reciclar e o Senac, o programa oferecerá a formação de 45 jovens por semestre, com cursos nas áreas de Lógica de Programação, Inglês, Ferramentas para o Mundo do Trabalho, além da trilha de mentoria profissional. As aulas serão presenciais e ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, nas sedes do Instituto, com início previsto para o mês de março de 2025, e serão totalmente gratuitas. Os interessados em participar devem se inscrever pelo site, de 3 a 14 de fevereiro.
“Estamos felizes em começar o trabalho do ILG em Irecê, que tem nos recebido com muito carinho e espírito colaborativo. Com o Conecta Jovem esperamos contribuir para que os jovens possam ingressar no mundo do trabalho mais preparados e tenham mais sucesso em sua vida profissional, contribuindo, assim, com o desenvolvimento local”, comenta Welson Alves, coordenador do Instituto Lina Galvani.
Desde sua fundação, em 2003, o Instituto Lina Galvani tem investido no desenvolvimento social das comunidades onde atua. Com aproximadamente R$18 milhões destinados a projetos sociais, o ILG impactou cerca de 30 mil pessoas. Entre os projetos apoiados, destacam-se iniciativas como Diálogos que Transformam, Feira Sabores e Saberes e Mulheres Protagonistas.
Proporcionar a chegada do Instituto Lina Galvani em Irecê representa um passo significativo no fortalecimento do compromisso da empresa em contribuir para o desenvolvimento social da região. "O Instituto Lina Galvani já possui grande experiência na realização de projetos voltados para a disseminação de conhecimentos e fomento à articulação comunitária e o Conecta Jovem é apenas a primeira de muitas oportunidades que serão oferecidas para a comunidade. Estamos com grandes expectativas e em breve teremos a inauguração da sede própria do Instituto”, afirma Lisiane Feltraco, Gerente de Comunicação, Sustentabilidade e Relacionamento da Galvani.
Galvani em Irecê
A Galvani lançou no dia 24 de maio de 2024, a pedra fundamental de sua unidade de beneficiamento de fosfato em Irecê, que terá um investimento de R$500 milhões e permitirá a duplicação da produção de fertilizantes em Luís Eduardo Magalhães, passando de 600 mil para 1,2 milhão de toneladas por ano. O projeto gerará 900 empregos na região e se destaca pela integração de inovações tecnológicas e pela sustentabilidade, com aproveitamento máximo do recurso e geração quase zero de rejeitos.
Fonte: Ascom - Instituto Lina Galvani
Foto: Reprodução
Na largada da série anual de ações para qualificar serviços no setor, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) esteve neste mês em Jacobina, na Chapada Diamantina (Circuito Norte), onde ofereceu cursos de capacitação do programa ProQualy. Mais de 300 pessoas, entre empresários, trabalhadores do comércio e gestores públicos, participaram dos cursos sobre empreendedorismo, atendimento ao turista LGBTQIAPN+, higienização de alimentos e comunitarismo. As aulas aconteceram na Associação Comercial e Industrial (Acija), na sede do município, e no distrito de Itaitu, com a participação, também, de representantes das cidades de Miguel Calmon, Ourolândia, Caém, Saúde, Mirangaba e Capim Grosso.
"Essa iniciativa é fundamental para qualificar a mão de obra do setor hoteleiro e de bares e restaurantes, além dos guias e condutores. Recebemos muitos feedbacks positivos e, com base nisso, continuaremos buscando mais avanços em nossa região. Agradecemos à Setur-BA, pela parceria e dedicação", ressaltou o diretor de Turismo de Jacobina, Gabriel Lopes.
Os cursos fizeram parte da programação do Workshop Horizontes do Turismo Sustentável – Preparar, Acolher e Avançar Economicamente. O evento foi precedido de visitas técnicas da Setur-BA, que realizou o levantamento da oferta e controle de qualidade da rede hoteleira e das potencialidades dos atrativos da região, como a Cachoeira Véu de Noiva, o Mirante do Tombador e cavernas com pinturas rupestres, entre outros.
"A Chapada Norte é um convite ao ecoturismo, com trilhas, cachoeiras, balneários e aves para observação. No esporte, destacam-se a pista de voo livre e competições de motocross. Existem, também, produções associadas ao turismo, como fabricação de doces e artesanato, além de um quilombo urbano. Com planejamento e bons serviços, o setor se desenvolve. Escolhemos 2025 como o ano das capacitações, que alcançarão as 13 zonas turísticas do estado", pontuou a diretora de Qualificação da Setur-BA, Juliana Araújo.
Segundo a representante da Prefeitura de Miguel Calmon, Ingrid Vieira, “foi importante a capacitação ter o módulo do turismo de base comunitária, que é muito promissor em nosso município, para onde estou levando conhecimentos que irão contribuir no desenvolvimento sustentável de comunidades locais”.
Fonte: Ascom - Setur/BA
Foto: Reprodução / Reginaldo Araújo
O professor Reginaldo Silva Araújo, do Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos, em Seabra, está entre os finalistas do Prêmio Cidadania Digital em Ação. A premiação, que valoriza iniciativas inovadoras de educação para o uso seguro e consciente da internet, terá seu resultado divulgado no Dia da Internet Segura, em São Paulo.
Reginaldo, que leciona para alunos do 2º e 3º ano do ensino médio, desenvolveu diversas atividades com foco em bem-estar online, combate ao racismo, inclusão de pessoas com deficiência, uso seguro da inteligência artificial e educação midiática.
“Eu cheguei ao caderno de aulas a partir da indicação de minha coordenadora pedagógica, por meio do material da Secretaria de Educação estadual. Nele há a indicação dessa disciplina eletiva. Assim que encontrei, vi que a metodologia, as dinâmicas e as ferramentas poderiam trazer ótimos resultados na sala de aula”, explica Reginaldo Araújo.
Mesmo com acesso limitado à internet na escola, o professor criou o projeto "Café das Origens", que promove o resgate e a valorização das ancestralidades negras e indígenas dos estudantes. Uma aluna chegou a ser premiada em um concurso de redação a partir das atividades desenvolvidas em sala de aula.
A iniciativa do professor Reginaldo o destaca como um educador engajado com a promoção da cidadania digital e capaz de transformar a vida de seus alunos.
Fonte: Bahia Notícias
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado de Lagoa Nova.
Na manhã desta terça-feira (04), a Polícia Civil da Bahia efetuou a prisão em flagrante de um homem de 24 anos, acusado de homicídio na zona rural de Irecê.
O crime ocorreu na noite de segunda-feira (03), no povoado de Lagoa Nova. A vítima, um jovem que foi brutalmente agredido, chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu durante a madrugada.
Diante das informações, equipes do CATTI/Chapada e do Setor de Investigação da 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) iniciaram diligências para localizar o autor do crime. Após buscas na região, o suspeito foi encontrado e preso.
De acordo com a Polícia Civil, o detido já possuía diversas passagens por crimes na região de Irecê. Ele foi conduzido à delegacia, onde está sendo autuado pelo crime de homicídio qualificado.
A Polícia Civil reforça o seu compromisso de combate à criminalidade e de manutenção da segurança pública.
Para mais informações sobre a região, acesse www.centralnoticia.com.br.
Fonte: Da Redação
Foto: Montagem/CN
Na última sexta-feira (31), um incêndio foi prontamente controlado pela Brigada Municipal nas proximidades da Cachoeira do Ferro Doido, em Morro do Chapéu.
Graças à rápida ação da equipe, foi possível evitar danos significativos à fauna e flora da região.
As autoridades locais reforçam a importância da prevenção de incêndios em áreas de vegetação, especialmente durante a temporada de seca. A colaboração da população é essencial para preservar o patrimônio natural e garantir a segurança ambiental da região.
A Brigada Municipal segue atenta, pronta para atuar em situações de emergência.
Fonte: Da Redação
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/Internet
No último domingo, 2 de fevereiro de 2025, por volta das 11h30, uma tentativa de feminicídio ocorreu no povoado de Lagoa do Leite, zona rural de Ibititá.
A vítima, Adriana Xavier de Almeida, de 36 anos, foi atacada com um facão durante uma discussão com seu companheiro, que desferiu vários golpes com a intenção de matá-la. A informação é da Polícia Civil.
Após o ataque, Adriana foi socorrida e encaminhada inicialmente ao hospital local, sendo posteriormente distribuída para o Hospital Regional de Irecê (HRI) devido à gravidade dos ferimentos. Seu estado de saúde não foi divulgado.
A Polícia Militar agiu rapidamente e conseguiu prender o agressor em flagrante, conduzindo-o à Delegacia Territorial de Irecê para os procedimentos legais cabíveis.
O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realizar as perícias no local do crime, enquanto a 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN) de Irecê registrou a ocorrência e lavrou o auto de prisão em flagrante. A motivação do crime foi identificada como passional.
Fonte: Da Redação
Imagem: Ilustrativa
A Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Agricultura, dará início ao Ciclo de Planejamento Comunitário, uma etapa fundamental do Projeto Mais ATER, que busca fortalecer a agricultura familiar em seis comunidades rurais do município. A primeira atividade foi realizada no povoado de Umbuzeiro, na quinta-feira (30), das 8h às 12h, no Salão Paroquial. Na sequência, a ação aconteceu no povoado de Angical, no dia 31 de janeiro (sexta-feira), na Escola Municipal Valdelice Alecrim, no mesmo horário.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a Bahia Ater e o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural. De acordo com a secretária de Agricultura, Juliany Mendes, a iniciativa atende 180 famílias dessas comunidades, promovendo assistência técnica e extensão rural.
“Esse ciclo de planejamento é essencial porque dá continuidade ao trabalho iniciado com o diagnóstico das comunidades. Identificamos tanto as potencialidades quanto os desafios enfrentados pelas famílias, e agora, junto com os moradores e lideranças, buscamos caminhos viáveis para fortalecer a agricultura familiar e o desenvolvimento rural como um todo”, destacou Juliany.
As atividades envolvem planejamento comunitário e individual, abordando temas como acesso à água para produção agrícola, infraestrutura rural, escoamento da produção e desafios climáticos. Além disso, serão discutidas articulações intersetoriais com outras secretarias municipais e órgãos estaduais para viabilizar soluções conjuntas.
Outro ponto de destaque é a capacitação dos agricultores em políticas públicas voltadas à agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o acesso ao crédito rural por meio do PRONAF.
“A parceria com o Governo do Estado amplia o atendimento às famílias e permite a aplicação de metodologias alinhadas às diretrizes estaduais e nacionais de assistência técnica. Dessa forma, conseguimos estruturar um modelo eficaz para a gestão municipal, garantindo suporte contínuo aos agricultores familiares”, ressaltou a secretária.
O Ciclo de Planejamento Comunitário será realizado em outras comunidades: Mocozeiro, Fazenda Nova, Baixão de Zé Preto e Itapicuru. As informações sobre as ações do projeto nos demais povoados serão liberadas em breve.
Fonte: Ascom - PMI
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu a soltura de 110 mil alevinos de curimatã, espécie nativa do Rio São Francisco, em três barragens administradas pela empresa na Bahia. Os peixamentos foram realizados nos dias 22 e 29 de janeiro e têm como objetivo aumentar a quantidade de peixes disponíveis para a pesca nas comunidades do entorno desses reservatórios, fortalecendo a segurança alimentar e a geração de renda das populações locais.
Foram soltos 40 mil alevinos de curimatã na Barragem de Ceraíma, localizada em Guanambi (BA); 35 mil alevinos na Barragem do Zabumbão, em Paramirim (BA); e 35 mil alevinos na Barragem da Cova da Mandioca, situada em Urandi (BA). Todos os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (BA), unidade da Codevasf especializada na reprodução de espécies nativas da bacia do São Francisco.
O curimatã, espécie escolhida para os peixamentos, é altamente valorizada pelas comunidades ribeirinhas e pescadores devido ao seu potencial econômico e ecológico. Além de ser uma importante fonte de alimento, a espécie contribui para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos, reforçando a biodiversidade das barragens.
As barragens onde os peixamentos foram realizados são geridas pela Codevasf, que tem como uma de suas iniciativas garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos e pesqueiros na região. A soltura de alevinos é uma prática essencial para recompor os estoques pesqueiros, especialmente em áreas onde a atividade pesqueira é intensa ou onde houve redução populacional de peixes devido a fatores ambientais ou ação humana.
Para as comunidades que dependem da pesca como fonte de subsistência e renda, a iniciativa é vista com grande expectativa. “Essa ação de peixamento gera sustentabilidade para mais de 80 famílias da comunidade do Baú. Esperamos um resultado positivo, gerando lucro e futuro melhor para nossas crianças, além de preservar o meio ambiente e essa água linda que nós temos aqui na Barragem de Ceraíma, onde conseguimos pescar peixes de até 8 quilos ou 10 quilos”, ressaltou o pescador Gilberto Bispo da Silva, presidente da Associação de Pescadores da Fazenda Baú, em Guanambi.
O presidente da Cooperativa Agrícola de Irrigação do Projeto Ceraíma, Marco Antônio Fraga da Silva, destaca que "a ação gera sustento e emprego para a região”. Já a produtora rural Siclei Oliveira Silva, moradora do Distrito de Irrigação do Estreito, em Sebastião Laranjeiras (BA), salienta que “a ação vai beneficiar o projeto e os moradores, contribuindo muito para a renda e alimentação das pessoas, melhorando a qualidade de vida”.
A expectativa é que, em médio prazo, os resultados sejam visíveis, com o aumento da disponibilidade de peixes e a melhoria da qualidade de vida das populações que dependem desses recursos.
“Com essa ação, a Codevasf reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, aliando preservação ambiental e benefícios sociais para as comunidades tradicionais. A iniciativa também demonstra a importância da gestão responsável dos recursos hídricos e pesqueiros, garantindo que as barragens administradas pela Companhia continuem a ser fontes de vida e prosperidade para as populações do entorno”, destacou o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), Harley Xavier.
Fonte: Ascom - Codevasf
Problema em estação de bombeamento deixa cidades sem água, mas sistema é normalizado — Foto: Embasa
O fornecimento de água foi interrompido na noite de terça-feira (28) em Irecê e municípios vizinhos devido a uma falha elétrica em uma estação de bombeamento, segundo a Embasa.
A equipe técnica da empresa realizou os reparos necessários, substituindo os equipamentos danificados, e o sistema já voltou a operar normalmente.
No entanto, a normalização do abastecimento ocorre gradualmente, pois é necessário reencher e pressurizar as tubulações para atender todas as residências.
Entre as cidades afetadas estão Itaguaçu da Bahia, Central, Presidente Dutra, Uibaí, São Gabriel, Jussara e outras da região.
A Embasa recomenda o uso consciente da água enquanto o fornecimento é completamente restabelecido.
Fonte: Da Redação
Foto: Ascom – Sesab O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, administrado ...
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...