O Bahia encaminhou a contratação do técnico Mano Menezes para a substituição de Roger Machado, demitido na última semana após a derrota em casa para o Flamengo no Campeonato Brasileiro. A reportagem do UOL Esporte apurou que alguns detalhes ainda impedem o desfecho das negociações, mas a expectativa é de acordo nas próximas horas.
Mano Menezes está fora do mercado desde 2019, quando foi demitido do comando do Palmeiras, na reta final do Brasileiro. O técnico também acumula passagens por grandes do país, como Grêmio, Corinthians e Cruzeiro, além de uma experiência à frente da seleção.
Atualmente o Bahia ocupa a 12ª colocação na Série A, do Brasileiro, com 9 pontos - duas vitórias, três empates e duas derrotas. A equipe também vem de uma frustração na Copa do Nordeste, competição que ficou com o vice-campeonato, após perder do Ceará na decisão.
Na quinta-feira, o Bahia volta a campo pelo Brasileirão para enfrentar o Grêmio, em partida marcada para o estádio Pituaçu, em Salvador.
Fonte: UOL
A morte precoce do jovem Pablo Queiroz de Carvalho, 28 anos, no último dia 4 de setembro, em um acidente de carro na rodovia BA-160, deixou a cidade de Xique-Xique enlutada. O deputado estadual Jacó (PT), que guarda fortes vínculos com o município e a região de Irecê, ficou igualmente consternado e apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) uma Moção de Pesar pelo falecimento do rapaz.
Conforme a Moção, o jovem farmacêutico Pablo Queiroz de Carvalho morreu no dia 4, à noite, vítima de um trágico acidente automobilístico, na altura do km 01 da rodovia BA-160, entre Xique-Xique e Barra.
"Natural de Xique-Xique, muito querido no município, filho de uma família muito respeitada na cidade, seu pai Helder Emílio Silva de Carvalho, conhecido como Maninho, sua mãe, Ivone Queiroz de Carvalho, no início de sua carreira profissional, atuava em Feira de Santana e Juazeiro, Pablo deixará muitas saudades para os amigos e entes queridos", informa.
Embora estivesse morando fora, justifica o deputado na Moção, Pablo era amigo de todos, sempre visitava sua terra natal para ver familiares e conterrâneos, sempre com planos e sonhos para Xique-Xique. "Seu coração e alma estavam em Xique-Xique, cidade que amava com muito fervor", finaliza.
Fonte: Ascom - Deputado Estadual Jacó
Um homem ainda não identificado morreu após confronto com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido na madrugada desta terça-feira (08), no bairro Nova América, na cidade de América Dourada, região de Irecê. As informações são da (Cipe) Semiárido.
De acordo com a corporação, o homem foi socorrido para o hospital de América Dourada, mas não resistiu aos ferimentos. Um suspeito de tráfico de drogas foi preso na ação.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Irecê.
Material apreendido:
• 01 Revólver Taurus calibre. 32, N° De Série 404413;
• 06 Munições calibre 32, sendo 03 deflagradas e 03 picotadas;
• 126 Buchas de maconha;
• R$ 916,00 em dinheiro;
• 02 smartphones.
Fonte: Central Notícia
José Maria Monção, ex-prefeito do município de Cocal, no estado do Piauí, admitiu ter roubado ao criticar a atual gestão de Rubens Vieira (PSDB). Monção afirmou: “Fui prefeito três vezes, sei do sofrimento. Mas também não roubei o tanto que esse aí roubou, não. Esse é descarado, tá afundando o Cocal”.
A declaração foi na convenção do MDB realizada no último domingo (6). O ex-prefeito pedia votos para o candidato do partido à prefeitura, o médico Cristiano Brito (1min16s). A declaração foi recebida com risadas e aplausos. Monção admitiu “até ter tirado alguma coisa, dado para os pobres”.
E depois acrescentou, rindo: “Se eu fui preso, tem um motivo”. O ex-prefeito disse ainda que “político rouba, mas rouba para dar para o povo. É difícil o cara roubar para si” –comportamento que o atual prefeito teria adotado, de acordo com Monção.
Problemas com a Lei
Monção foi preso preventivamente em 2009, suspeito de participar do desvio de R$2,6 milhões do Fundeb (Fundo de Educação Básica). Ele também foi detido em 2015 por falsificar documentos da Câmara Municipal em meados de 2010 para aprovar as contas da sua gestão como prefeito e poder concorrer como deputado na eleição daquele ano. A pena foi convertida em serviços comunitários.
Fonte: Poder 360
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 738 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 1.099 curados (+0,4%). Dos 271.963 casos confirmados desde o início da pandemia, 257.791 já são considerados curados e 8.479 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível aqui.
Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.
Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (29,39%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.041,01), Almadina (5.893,12), Itabuna (5.188,46), Dário Meira (4.95,98) e Salinas da Margarida (4.793,52).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 510.157 casos descartados e 84.863 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (7).
Na Bahia, 23.548 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
Óbitos
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 35 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 5.693, representando uma letalidade de 2,09%. Dentre os óbitos, 55,86% ocorreram no sexo masculino e 44,14% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 52,38% corresponderam a parda, seguidos por branca com 16,49%, preta com 15,46%, amarela com 0,83%, indígena com 0,11% e não há informação em 14,74% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 75,07%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (76,23%).
Fonte: Ascom - Sesab
A servidora pública Nilva dos Santos, mais conhecida por Nilvinha, lidera as intenções de voto para a corrida eleitoral na cidade de Ibititá, na região de Irecê. As projeções foram verificadas por uma pesquisa realizada pelo Bahia Notícias em parceria com a Séculus Análise e Pesquisa. Em um cenário espontâneo, a pré-candidata escolhida pela base aliada da atual gestão pontua com 51,07% das intenções de voto.
Em segundo lugar, Afonso Mendonça, nome da oposição no município, figura com 37,17%. Neste mesmo cenário, o atual prefeito Cafú Barreto aparece timidamente, com 0,80% das intenções. Dos entrevistados, 2,41% optaram por nenhum. Não sabe e não opinou são 5,05% e 3,47%, respectivamente.
Já em um cenário estimulado, Nilvinha eleva o percentual de intenções a 54,01%, reforçando a liderança. Já o opositor, Afonso Mendonça, tem 34,76%. Os demais ouvidos pelo levantamento se dividiram entre nenhum (1,87%), não sabe (6,15%) e não opinou (3,21).
ÍNDICE DE REJEIÇÂO
A pesquisa também avaliou o índice de rejeição dos pré-candidatos, questionando em qual dos nomes o consultado “não votaria para prefeito de jeito nenhum”. Neste aspecto, assume a liderança Afonso Mendonça (48,66%), seguido por Nilvinha (33,96%). As demais respostas se dividem entre nenhum (4,01%), não sabe (7,75%) e não opinou (5,62%).
GESTÂO BEM AVALIADA
A pesquisa BN/Séculus consultou os moradores de Ibititá em relação a atual administração, do prefeito Cafú Barreto. Do total de entrevistados, a maior parcela classificou a gestão como ótima (33,96%). Outros 24,06% consideram a administração como boa. A condução é regular para 18,45%; ruim para 4,01% e péssima para 11,05% dos consultados. Outros 8,02% não opinaram.
O levantamento do Bahia Notícias com a Séculus Análise e Pesquisa realizou 752 entrevistas entre os dias 29 e 30 de agosto de 2020. O intervalo de Confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Os dados referentes à pesquisa eleitoral das Eleições Municipais 2020 foram encaminhados à Justiça Eleitoral e protocolizados sob o número BA-01639/2020.
Fonte: Bahia Notícias
Foto: Reprodução Na noite desta terça-feira (25), um homicídio foi regis...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, mais conhecido como Robertão, anunciou há poucos instantes por m...
Foto: Reprodução Um novo estudo publicado na última terça-feira (18) por...
Foto: reprodução Uma jovem de 16 anos morreu e um homem ficou ferido em ...
Foto: Reprodução Os produtores de cenoura da região de Irecê (BA) estão ...