Dois homens morrem após confronto com PMs em Irecê, BA — Foto: Divulgação
Dois homens ainda não identificados oficialmente morreram após entrar em confronto com policiais na noite desta segunda-feira (24), por volta das 23h50, em Irecê, na região Norte da Chapada Diamantina. De acordo com a Polícia Militar, homens que realizavam tráfico de drogas e ostentavam armas de fogo no bairro Novo Horizonte, aterrorizando a população local, reagiram a abordagem.
Ainda segundo a PM, durante a troca de tiros, dois suspeitos foram atingidos e levados para o Hospital Regional de Irecê, mas não resistiram. Os corpos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Conforme a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, outras pessoas ainda fugiram por residências vizinhas e o policiamento no local foi reforçado para continuar as buscas.
Drogas, duas armas de fogo e uma balança de precisão foram apreendidas e levadas à delegacia.
Material apreendido:
Fonte: Central Notícia
Será realizado nesta terça-feira (25), às 14h, o seminário estadual Caderneta Agroecológica – Resultados, impactos e perspectivas, com transmissão pelo canal da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) no Youtube - SDRBahia. Durante o evento virtual, será apresentada pesquisa realizada pelo Semear Internacional (FIDA), a partir das anotações feitas na Caderneta Agroecológica por agricultoras participantes do Pró-Semiárido, projeto do Governo do Estado.
A Caderneta Agroecológica é utilizada pelas agricultoras para anotar e gerir o que produzem. Tudo é registrado, o que é consumido pela família, vendido, trocado ou doado. A partir desses dados, a pesquisa revelou informações sobre essa produção, incluindo os números relativos à renda não monetária, delineando a importância do trabalho desenvolvido por elas para a segurança alimentar e nutricional de suas famílias, comunidades e para o desenvolvimento da Agricultura Familiar no estado.
O projeto Pró-Seminárido é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Durante o seminário virtual, serão analisados dados específicos do Pró-Semiárido, projeto com maior número de mulheres que utilizam, de forma sistemática, a Caderneta Agroecológica, 374 agricultoras. Esse trabalho tem apoio do Projeto Semear Internacional, ação cofinanciada pelo FIDA.
Parceria – O trabalho com as Cadernetas Agroecológicas tem sido desenvolvido em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), que vem adotando a ferramenta no trabalho de assistência técnica e extensão rural (Ater) desenvolvido em todo estado.
A Caderneta Agroecológica (CA) foi concebida, em 2011, pelo Centro de Tecnologias Alternativas na região de Zona da Mata em Minas Gerais (CTA/ZM), em interlocução com o Grupo de Trabalho Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia – (GT/ANA).
O Programa de Formação em Feminismo e Agroecologia (CTA), em 2013, foi o primeiro a utilizar a metodologia das Cadernetas. Logo após, também 2013, e em 2015, o GT da ANA aplicou este instrumento dentro de um programa de formação, cuja temática principal foi “Feminismo e Agroecologia”, financiado pela União Europeia e levado a todas as regiões do país.
Fonte: Ascom - SDR
Mais de 2,77 milhões de pessoas já se recuperaram do novo coronavírus
O número de mortes em função da pandemia do novo coronavírus chegou a 115.309. Nas últimas 24 horas, foram 565 novas vidas perdidas registradas pelas secretarias estaduais de saúde. Ontem o painel trazia 114.744 falecimentos. Os dados foram apresentados no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta segunda-feira (24).
Ainda conforme a atualização do ministério, o total de casos confirmados acumulados chegou a 3.622.861. Entre ontem e hoje, foram acrescidos às estatísticas 17.078 novos casos. Ontem o sistema do Ministério da Saúde marcava 3.605.783 pessoas infectadas desde o início da pandemia. A atualização registrou ainda 728.843 pessoas em acompanhamento e outras 2.778.709 que já se recuperaram.
Balanço do Ministério da Saúde mostra dados do novo coronavírus em 24/08/2020 - Divulgação/ Ministério da Saúde
As estatísticas são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação dos dados pelas secretarias de saúde aos fins de semana. Já às terças-feiras há tendência de números maiores em função do acúmulo de registros que são enviados ao sistema do Ministério da Saúde.
A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3,2%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 54,7. A incidência dos casos de covid-19 por 100 mil habitantes é de 1724.
Estados
Os estados com mais mortes registradas foram São Paulo (28.505), Rio de Janeiro (15.392), Ceará (8.292), Pernambuco (7.399) e Pará (6.062). As unidades da federação com menos óbitos são Tocantins (593), Roraima (579), Acre (604), Amapá (637) e Mato Grosso do Sul (749).
Fonte: Agência Brasil
Nesta segunda-feira, dia 24 de agosto de 2020, foi dia de vitória para Ilmário Caetano, pré-candidato a prefeito de Central, pelo PSC, conseguindo a aprovação por 6 votos a favor e 4 contra, o Projeto de Lei "Transparência Central" para melhorar a fiscalização dos repasses públicos para o combate à Covid-19.
Desde o dia 29 de junho de 2020, este projeto simples se arrastava na Câmara, mas hoje, finalmente foi aprovado.
Este é um projeto idealizado pelo pré-candidato a prefeito de Central, Ilmário Caetano do PSC, tendo sido apresentado em plenário pelo vereador Suesdras Dourado.
“A tramitação normal seria ter autoria de um dos vereadores ou ter a assinatura de 5% da população, sendo assim, de iniciativa popular. É algo de extrema relevância, tendo em vista o momento de temor e as restrições que estamos enfrentando, bem como a necessidade de investir certo para conter o avanço da pandemia e cuidar da nossa gente”, pontua Caetano.
“Quero registrar o meu muito obrigado aos vereadores que votaram, Suesdras Dourado, Roberto Cunha, Renato, Valdir Martins, Roberto Lima e James”, ressalta.
Os vereadores que votaram contra foram: Bruno de Mariene, Alessandra Coutinho, Ney do Caroá e Hyago Jardel. Mas a maioria aprovou e com isso, quem ganha é o povo de Central.
Fonte: Ascom - Ilmário Caetano
O Governador Rui Costa e o Prefeito Silvão - Foto: Divulgação
Reivindicada pelo prefeito Silvão, ao lado dos deputados federais e estaduais que fazem parte do arco de aliança política que apoia o governo municipal, a reconstrução da Estrada da Pinha foi um marco importante na administração do atual prefeito de Presidente Dutra.
Para o ato de entrega das obras, o governador Rui Costa tornou a Capital da Pinha em sede do Governo do Estado, por um dia, quando atendeu prefeitos dos Territórios de Irecê, da Chapada e de Jacobina, para assinatura de convênios e entrega de viaturas e ambulâncias.
Além da Estrada da Pinha totalmente reconstruída, de Uibaí ao entroncamento da Estrada do Feijão (BA-052), Silvão também conseguiu a pavimentação e total urbanização da perimetral João Mendes, atendendo diversos acessos a diferentes ruas e bairros da cidade, paralelos à pista. Neste mesmo elenco de obras, o prefeito Silvão garantiu a total recuperação da estrada que liga a sede do município à Vila de Campo Formoso.
Nesta segunda-feira, 24, Silvão teve mais um pedido atendido pelo secretário Marcos Cavalcanti, que é a instalação de diversos redutores de velocidade ao longo da Estrada da Pinha, nos locais de maior intensidade de fluxo de pedestres e cruzamentos com estradas vicinais. “Com a requalificação da estrada, a mesma ficou muito veloz, aumentando os riscos de acidentes com moradores do município. Assim, para diminuir os riscos, solicitei os redutores que começaram a ser instalados hoje. Mais uma vez, só tenho a agradecer ao governador Rui Costa e ao secretário Marcos Cavalvanti”, disse o prefeito Silvão.
Fonte: Ascom - PMPD
Oposição faz aglomeração e desrespeita regras dos Órgãos de Saúde
Na tarde desta segunda-feira (24), a ganância pelo poder falou mais alto no município de Jussara, na região de Irecê, e a vida das pessoas ficou em segundo plano. Simpatizantes do pré-candidato Taciano Mendes ignoraram as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, além do decreto municipal que proíbe aglomerações em vias públicas no município.
A atitude revoltou a população jussarense que enviou à redação do Central Notícia fotos e vídeos de aglomerações nas imediações de um posto de combustível. A realização de uma carreata foi sem nenhuma medida de segurança e com uma grande quantidade de pessoas sem usar máscaras. Em um dos vídeos, o pré-candidato aparece na sacada de um prédio acenando para o público.
É importante ressaltar que essa semana Jussara teve aumento nos casos de Coronavírus e foi confirmado o primeiro óbito, fato ignorado pelo grupo político da oposição. A Polícia Militar Regional está mobilizada para dispersar a aglomeração que se estende neste início de noite.
Pelo visto, a irresponsabilidade com a vida das pessoas será marcante neste período eleitoral, em nome da campanha eleitoral. Mas, o que mais chama a atenção neste evento em Jussara é que o pré-candidato é médico e deveria zelar pela população do seu município, não colocá-la em risco. As denúncias continuam chegando em nossa redação.
Os pré-candidatos a prefeito e vice aparecem na carreata - vídeo abaixo
Fonte: Central Notícia
Caminhão carregado de cebolas em Irecê (Foto: Reprodução)
Até a última sexta-feira (21), as cotações de cebola recuaram no Nordeste e Cerrado brasileiros por causa do amento da produção em várias regiões.
De acordo com o site hf brasil, as regiões produtoras nordestinas apresentaram diminuições mais intensas, como em em Mossoró (RN), Vale do São Francisco (BA/PE) e Região de Irecê (BA), que fecharam, respectivamente, a R$ 23,00 (-38%), a R$ 21,13 (-32,7%) e a R$ 21,38/sc de 20kg (-29%) para a caixa 3 beneficiada.
A dinâmica de mercado seguiu o comportamento de queda dos preços das últimas semanas, devido ao aumento produtivo a nível nacional.
Em razão do aumento das temperaturas no Nordeste, nessa época do ano, fez com que a colheita da cebola se antecipasse, elevando o volume disponível no mercado. Apesar das perspectivas de queda, o recuo foi mais acentuado do que o esperado pelos produtores nordestinos.
Ainda conforme o site, a condição pode melhorar mais para o final do mês de setembro, com a redução da produção no Sudeste e do Centro-Oeste.
Fonte: Central Notícia
Foto: Reprodução Na noite desta terça-feira (25), um homicídio foi regis...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, mais conhecido como Robertão, anunciou há poucos instantes por m...
Foto: Reprodução Um novo estudo publicado na última terça-feira (18) por...
Foto: reprodução Uma jovem de 16 anos morreu e um homem ficou ferido em ...
Foto: Reprodução Os produtores de cenoura da região de Irecê (BA) estão ...