Presidente Dutra está com 193 dias sem homicídios – Foto: reprodução
A cidade de Presidente Dutra, localizada na região de Irecê está com 193 dias sem registro de "Crimes Violentos Letais Intencionais" (CVLI), que incluem homicídios, feminicídio, latrocínios e lesão corporal seguida de morte, segundo informações da Polícia Civil.
Para obter a marca de quase 200 dias sem esses crimes, um fator foi determinante: o trabalho em conjunto das instituições, como as Polícias Civil e Militar, Ministério Público e Judiciário.
Em 2018, a cidade chegou a ficar um ano sem homicídios (veja aqui). Na oportunidade, Ezerlina Rocha, titular da delegacia de Polícia Civil de Presidente Dutra disse que a ação dos poderes constituídos e o engajamento de cada um dos responsáveis pelas instituições foram importantíssimos para a redução do índice de violência.
A delegada destacou ainda, que o fato de, a cada tentativa de homicídio, ter sempre pedido a prisão preventiva do suspeito e da Justiça prontamente atender à solicitação afastou da cidade o clima de impunidade.
Fonte: Central Notícia
Cocaína apreendida pela Polícia Militar em Canarana — Foto: Divulgação
Após denúncia sobre tráfico de drogas, uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido apreendeu na tarde da última sexta-feira (14) cerca de 90 gramas de cocaína dentro de um açougue localizado no distrito de Salobro, em Canarana, região de Irecê.
Assim que os militares chegaram no local, encontraram um suspeito com a droga. A ocorrência foi registrada na delegacia de Polícia Civil de Irecê.
Material apreendido:
Fonte: Central Notícia
A farmacêutica forneceu ao Butantan as doses da vacina para a realização de testes clínicos de fase 3 - Foto: Reprodução
A vacina ‘Coronavac’ se mostrou eficaz e segura, segundo estudo publicado na semana pela farmacêutica chinesa Sinovac Life Science. O trabalho analisou o comportamento de 600 voluntários vacinados na China durante a fase 2 dos testes clínicos. A vacina é desenvolvida pela Sinovac Life Science em parceria com o Instituto Butantan. De acordo com o coordenador dos ensaios clínicos da vacina Coronavac e diretor médico de Pesquisa Clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palacios, o produto é muito promissor e eficaz.
“Os estudos feitos até agora, na China, demonstraram que mais de 90% dos voluntários que receberam as vacinas tiveram anticorpos capazes de neutralizar o coronavírus, isso é um diferencial”, afirmou. Segundo Palácios, os testes mostraram que entre duas e quatro semanas a pessoa está imunizada. “Duas semanas após a segunda dose as pessoas têm níveis de anticorpos capazes de neutralizar o vírus da covid-19”, afirmou Palácios, em entrevista à Agência Brasil.
Cada voluntário recebeu duas doses, sendo metade a vacina propriamente dita e a outra metade placebo. De acordo com o que foi identificado nos estudos, não existe nenhuma preocupação com relação segurança da vacina utilizada nos voluntários. Dentre as principais reações está leve dor no local da aplicação, comum em outros tipos de vacina. O laboratório asiático já realizou testes em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2. Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra o coronavírus.
A farmacêutica forneceu ao Butantan as doses da vacina para a realização de testes clínicos de fase 3, a última fase, em voluntários no Brasil, com o objetivo de demonstrar sua eficácia e segurança. Os testes estão sendo feitos com os profissionais de saúde. Serão 9 mil voluntários da área de saúde em seis estados brasileiros: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. “A vacina é aplicada em voluntários, profissionais de saúde, que estão na alinha de frente nos hospitais e que têm maior risco de contrair a doença, e isso é muito importante`, porque são profissionais que vão cuidar da gente, se ficarmos doentes”, disse Palacios.
Caso a vacina seja aprovada, será realizada a transferência de tecnologia para produção em escala e fornecimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, antes, segundo Palacios, é preciso instalar a estrutura industrial para a produção. “A parte de produção do vírus inativado propriamente dito é um pouco mais complexa, tem as adequações da própria estrutura, mas já começamos com essas adequações de equipamentos para, no término dos estudos, já estarmos com isso planejado”. O passo seguinte será o registro do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Fonte: Agência Brasil
A região tem 1827 casos confirmados da Covid-19, com 31 óbitos pela doença, de acordo com o mais recente boletim divulgado às 18h desta sexta-feira (14) pelo Núcleo Regional de Saúde Centro Norte/Irecê, que abrange 20 cidades. Na região, 1544 casos já foram recuperados e 252 estão ativos.
Os municípios de Irecê, Ibititá, Canarana, Central, João Dourado, Lapão, Mulungu do Morro, Uibaí e Xique-Xique já registraram óbitos por causa da doença.
Medidas que visam reduzir a transmissão do vírus
Devido às limitações do conhecimento da doença e falta de uma vacina e medicamentos que permitam proteger ou curar as pessoas expostas ou doentes, a população vive um contexto onde as medidas mais eficientes até o momento são: a higienização das mãos, a etiqueta respiratória, o uso das máscaras faciais, o distanciamento social seletivo ou ampliado e até mesmo o bloqueio total. Essas medidas não farmacológicas visam reduzir a transmissibilidade do vírus na comunidade e portanto retardar a progressão da epidemia. Ações como essa, além de reduzirem o número de casos, tem o potencial de reduzir o impacto para os serviços de saúde, por reduzir o pico epidêmico.
Casos confirmados do novo coronavírus na Região de Irecê
Dados são referentes aos municípios da área de cobertura do Núcleo Regional de Saúde Centro Norte/Irecê
Fonte: Central Notícia
Um foragido da Justiça foi preso pela Polícia Militar, na rua das Flores, nesta sexta-feira (14), em São Gabriel, região de Irecê.
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito estava sendo procurado pela prática de homicídio.
Após denúncia anônima, equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido foram até uma casa e encontraram o homem.
Ainda segundo a polícia, ele foi levado à delegacia de Polícia Civil de Irecê onde está preso.
Fonte: Central Notícia
O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) autorizou a realização de vistas virtuais nos presídios federais, por intermédio da Defensoria Pública da União. A portaria foi publicada na sexta (14) no Diário Oficial da União.
O documento também estabelece regras nos atendimentos presenciais de advogados, que serão limitados a quatro agendamentos por dia, com duração de 30 minutos, exceto os casos urgentes. Para isso, as penitenciárias deverão reforçar a frequência da higienização dos locais destinados a esses atendimentos.
O Depen ainda mantém suspensas as atividades presenciais de educação, trabalho, de assistência religiosa e as escoltas realizadas nesses presídios como medida de prevenção e controle de riscos de disseminação do novo coronavírus. As escoltas de requisições judiciais, inclusões emergenciais e daquelas que, por sua natureza, precisam ser realizadas também serão liberadas.
A portaria determina ainda que as penitenciárias deverão adotar as providências necessárias para promover o máximo isolamento dos presos maiores de 60 anos ou com doenças crônicas, durante as movimentações internas nos estabelecimentos.
Ao todo, o Depen administra cinco presídios federais: Catanduvas, no Paraná; Campo Grande, em Mato Grosso do Sul; Porto Velho, em Rondônia; Mossoró, no Rio Grande do Norte; e Brasília, no Distrito Federal.
Fonte: Agência Brasil
Foto: reprodução/CML Uma aposta da cidade de Lapão faturou R$ 61.922,77 ...
Foto: Reprodução Um novo estudo publicado na última terça-feira (18) por...
Foto: Reprodução Na noite desta terça-feira (25), um homicídio foi regis...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, mais conhecido como Robertão, anunciou há poucos instantes por m...
Foto: reprodução Uma jovem de 16 anos morreu e um homem ficou ferido em ...