Foto ilustrativa de seringa com vacina contra o coronavírus — Foto: Andre Melo Andrade/Estadão Conteúdo
A Rússia anunciou neste sábado (1º) que está planejando realizar a vacinação em massa contra a covid-19 em outubro de 2020.
O ministro da Saúde, Mikhail Murashko, disse à agência de notícias Interfax, que o Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, em Moscou, concluiu os ensaios clínicos e a documentação está sendo preparada para registrar a vacina e assim será possível começar a campanha em outubro. Médicos e professores seriam os primeiros a serem vacinados.
Nesta semana, Tatiana Golikova, vice-primeira-ministra da Rússia, afirmou que a primeira vacina contra Covid-19 em desenvolvimento no país receberá aprovação regulatória local este mês com a condição de "outro ensaio clínico para 1.600 pessoas ser realizado" em seguida.
"O início da produção está previsto para setembro de 2020", disse Golikova nesta quarta-feira (29).
O Instituto Gamaleya está trabalhando em uma vacina baseada em adenovírus. No entanto, a velocidade com que a Rússia está desenvolvendo os ensaios clínicos e a falta de transparência para divulgar os resultados geram questionamentos se Moscou está colocando prestígio nacional antes da ciência e da segurança.
Interesse brasileiro
Aqui no Brasil, uma representante do governo estadual do Paraná esteve nesta semana com o embaixador russo para discutir uma possível parceria e ofereceu a estrutura do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para a produção. Os envolvidos ainda não chegaram a um acordo.
Estudiosos tentam desenvolver vacina contra coronavírus. — Foto: CDC/Unsplash
Em São Paulo, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou durante coletiva nesta quarta-feira (29) que o governo da Rússia procurou o governo de São Paulo para se associarem na produção da vacina.
"Nós fomos procurados por emissários do governo russo. Porque essa vacina, ela é feita no instituto estatal russo, enfim, eles queriam saber se nós poderemos nos associarmos a ele para a produção dessa vacina", disse Dimas.
Etapas para a produção de uma vacina
Para se produzir uma vacina, leva tempo. A mais rápida desenvolvida até o momento foi a vacina contra a caxumba, que precisou de cerca de quatro anos até ser licenciada e distribuída para a população.
Antes de começar os testes em voluntários, a imunização passa por diversas fases de experimentação pré-clinica (em laboratório e com cobaias). Só após ser avaliada sua segurança e eficácia é que começam os testes em humanos, a chamada fase clínica – que são três:
Fase 1: é uma avaliação preliminar da segurança do imunizante, ela é feita com um número reduzido de voluntários adultos saudáveis que são monitorados de perto. É neste momento que se entende qual é o tipo de resposta que o imunizante produz no corpo. Ela é aplicada em dezenas de participantes do experimento.
Fase 2: na segunda fase, o estudo clínico é ampliado e conta com centenas de voluntários. A vacina é administrada a pessoas com características (como idade e saúde física) semelhantes àquelas para as quais a nova vacina é destinada. Nessa fase é avaliada a segurança da vacina, imunogenicidade (ou a capacidade da proteção), a dosagem e como deve ser administrada.
Fase 3: ensaio em larga escala (com milhares de indivíduos) que precisa fornecer uma avaliação definitiva da sua eficácia e segurança em maiores populações. Além disso, feita para prever eventos adversos e garantir a durabilidade da proteção. Apenas depois desta fase é que se pode fazer um registro sanitário.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para se fazer um ensaio clínico no Brasil, é preciso da aprovação do Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. Os voluntários são recrutados pelos centros de pesquisa.
Fonte: Com informações do portal G1
Neste domingo, 02 de agosto, o vice-presidente do PSD de São Gabriel, popularmente conhecido por Juninho, declarou apoio ao projeto político do atual prefeito Hipólito Rodrigues. Juninho tem forte ligação com o esporte, é neto do ex-prefeito Raimundinho, e exercia papel fundamental na base oposicionista.
“Carrego comigo uma geração política através dos meus dois avôs, Raimundo Pereira Rocha, in memoriam, e Litercilio Machado da Silva. Irei trabalhar e buscar, como faço até hoje, o melhor para a nossa São Gabriel que tanto Amo”, declarou Juninho.
O prefeito agradeceu e deu boas-vindas à nova liderança. “Juninho é um jovem que representa a nova geração na política de nossa cidade. Estou muito feliz em poder contar com ele neste projeto pelo bem do nosso município”, declarou o prefeito Hipólito, que segue aumentando o número de novas alianças e fortalecendo ainda mais seu grupo político.
Diante da impossibilidade da candidatura de Edes Rocha, a oposição segue sem definir quem será o pré-candidato do grupo nas eleições deste ano.
Fonte: As informações são de assessoria
A Polícia Civil de Irecê, através da Delegacia de Tóxico e Entorpecentes (DTE) e Delegacia Territorial, com apoio do Serviço de Inteligência da Coordenadoria, conseguiram dar cumprimento a dois mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Criminal de Irecê em desfavor de Ezequias Santos Silva, o qual responde a processos por ter cometido delitos de tráfico de drogas.
Na oportunidade, Ezequias foi preso quando estava em um loja nas proximidades do Terminal Rodoviário de Irecê na última sexta-feira (31). O réu encontra-se à disposição da Justiça.
Fonte: Polícia Civil
O governador Rui Costa (PT) resolveu ‘pacificar os ânimos’ na guerra em que se transformou a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A atuação do gestor petista acontece mesmo com o acordo entre dois dos partidos de sua base aliada que são: PP e PSD. Os postulantes são os deputados estaduais Nelson Leal (PP), que tenta a reeleição, e Adolfo Menezes (PSD), que busca a sucessão.
De acordo com o jornal A Tarde, Rui se reuniu com os dois, na última quarta-feira (29). Já na quinta (30), os parlamentares tomaram café da manhã, em um esforço para chegar a um consenso. No meio desse diálogo, também está o deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Casa Legislativa. Ainda conforme a publicação, Nelson Leal tem se movimentado nos bastidores para tentar ficar mais um período à frente da presidência da Alba.
Porém, mantendo-se na disputa, Leal quebraria um acordo feito na época em que assumiu o comando da Casa. Além disso, ele precisaria modificar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), aprovada na Assembleia, em abril de 2017. Na ocasião, ficou acertado que Leal seria presidente no biênio 2019/2020, sendo sucedido por Menezes em seguida.
Adolfo Menezes é, inclusive, o autor da PEC que proíbe a reeleição para cargos da Mesa Diretora dentro de uma mesma legislatura. Enquanto Nelson Leal se esquiva e não tem falado publicamente sobre a questão, correligionários de Adolfo Menezes, que também é um dos liderados pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), têm cobrado o cumprimento deste acordo.
Fonte: A Tarde
As micro e pequenas empresas inadimplentes com o Simples Nacional não serão excluídas do regime especial em 2020, informou dia (27) a Receita Federal.
O Fisco atendeu a pedido do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e decidiu suspender o processo de notificação e de expulsão do regime como forma de ajudar os pequenos negócios afetados pela pandemia do novo coronavírus.
Fonte: Informe Publicitário
A região de Irecê fechou o mês de julho com 1180 casos recuperados – Foto: Reprodução
Na atualização do Núcleo Regional de Saúde Centro Norte/Irecê, divulgada no início da noite desta sexta-feira (31), consta que foram registrados até o momento 1402 casos confirmados da Covid-19 na região.
O balanço apresenta também 200 casos ativos, 1180 recuperados e 22 mortes decorrentes da doença.
Ainda conforme o Núcleo de Saúde, há uma discreta estabilidade no crescimento dos casos novos, devido a intensificação das medidas de restrição empregadas ultimamente na região de Irecê.
Medidas que visam reduzir a transmissão do vírus
Devido às limitações do conhecimento da doença e falta de uma vacina e medicamentos que permitam proteger ou curar as pessoas expostas ou doentes, vivemos um contexto onde as medidas mais eficientes até o momento são: a higienização das mãos, a etiqueta respiratória, o uso das máscaras faciais, o distanciamento social seletivo ou ampliado e até mesmo o bloqueio total. Essas medidas não farmacológicas visam reduzir a transmissibilidade do vírus na comunidade e portanto retardar a progressão da epidemia. Ações como essa, além de reduzirem o número de casos, tem o potencial de reduzir o impacto para os serviços de saúde, por reduzir o pico epidêmico.
Fonte: Central Notícia
A Polícia Civil através da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes e da Delegacia Territorial de Irecê (DTE), com apoio do Serviço de Inteligência da Coordenadoria, foram averiguar denúncia de tráfico de drogas no bairro Loteamento Félix em Irecê. Chegando ao local indicado foi feita a abordagem policial à edificação e dentro da residência foi encontrada uma balança de precisão e substâncias entorpecentes, maconha e crack.
Diante do material apreendido, Jefferson Eduardo de Jesus,de 18 anos, conhecido como Edu ou Mata Rindo, foi encaminhado à DTE onde foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. O autuado completou a maioridade penal no último dia 27, no entanto já responde a procedimentos por envolvimento com o tráfico desde a menoridade.
Material apreendido:
Fonte: Polícia Civil
Foto: reprodução/CML Uma aposta da cidade de Lapão faturou R$ 61.922,77 ...
Foto: Reprodução Um novo estudo publicado na última terça-feira (18) por...
Foto: Reprodução Na noite desta terça-feira (25), um homicídio foi regis...
Foto: reprodução Uma jovem de 16 anos morreu e um homem ficou ferido em ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, mais conhecido como Robertão, anunciou há poucos instantes por m...