Com 1.669 votos de frente sobre Pedro Rocha, Aidinha se torna a nova prefeita de Uibaí - Foto: Reprodução
Aidinha Levi (PSD) fez história ao ser eleita prefeita de Uibaí neste domingo (6), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo no município.
Com 5.940 votos, correspondendo a 58,17% dos votos válidos, Aidinha garantiu uma grande vitória, tendo o vice-prefeito Marcão ao seu lado. Sua frente foi de 1.669 votos sobre o candidato da oposição, Pedro Rocha (PT), que recebeu 4.271 votos, equivalente a 41,83%. No total, a eleição registrou 10.211 votos válidos.
Aidinha contou com o apoio decisivo do atual prefeito Birinha Levi, que está finalizando seu quarto mandato.
Ao longo de sua gestão, Birinha realizou diversas obras e investimentos em Uibaí, abrangendo áreas como infraestrutura, esporte e saúde.
A continuidade desses projetos foi um dos principais pilares da campanha de Aidinha, que promete fortalecer ainda mais o desenvolvimento do município.
Fonte: Da Redação
Foto: Tânea Rêgo/Agência Brasil
A ida dos eleitores às urnas no último domingo (6) selou a eleição para prefeito em 11 das 26 capitais do país. Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Maceió (AL), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luis (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES) já sabem quem será o prefeito pelos próximos quatro anos.
Das 11 vitórias garantidas em primeiro turno, dez são de prefeitos que já ocupavam o cargo e foram reeleitos. A única exceção é em Teresina. Lá, Silvio Mendes assumirá a cadeira hoje ocupada por Dr. Pessoa. O atual prefeito disputou as eleições, mas ficou em terceiro lugar, com 2,20% dos votos válidos.
Outras 15 capitais terão segundo turno. Os eleitores de Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO) e São Paulo (SP) deverão voltar às urnas no dia 27 de outubro.
Em algumas capitais, a eleição esteve perto de ser resolvida ontem mesmo, mas por menos de 1% de votos o primeiro colocado não conseguiu evitar o segundo turno. Em João Pessoa, Cícero Lucena terminou com 49,16% dos votos, contra 21,77% de Marcelo Queiroga (PL). Os dois seguem em campanha.
Situação parecida ocorreu em Porto Alegre. Com 49,72% dos votos, Sebastião Melo (MDB) enfrentará Maria do Rosário (PT) no segundo turno. A petista teve 26,28% dos votos.
O cenário oposto foi visto em São Paulo. Última capital a definir os nomes do segundo turno, a cidade acompanhou durante cerca de quatro horas um empate técnico triplo entre Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB). No fim, Nunes e Boulos seguiram para o segundo turno, mas a diferença do emedebista, primeiro colocado, para Marçal foi de pouco mais de 81 mil votos, ou 1,34%. Já a diferença entre Nunes e Boulos foi de 0,41%, totalizando meros 25 mil votos.
Em Goiânia, Fred Rodrigues (PL) estava em terceiro nas pesquisas na véspera do pleito, mas fechou o primeiro turno como o mais votado, com 31,14% dos votos válidos. Disputará o segundo turno com Sandro Mabel (União), que teve 27,66% dos votos e jogou Adriana Accorsi (PT), que figurava em segundo nas pesquisas, para o terceiro lugar. Em Campo Grande, o segundo turno será disputado por duas mulheres, Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União).
Partidos
As eleições nas capitais do país mostraram uma predominância de partidos de centro e do PL, de direita. Em todos os cenários de segundo turno existem candidatos do PL ou de partidos de centro. Em alguns casos, ambos.
Das 11 capitais que resolveram a eleição em primeiro turno, os partidos de centro venceram em oito. O PSD venceu em três capitais, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Luis. Com duas eleições em primeiro turno, estão o União Brasil (Salvador e Teresina) e o MDB (Boa Vista e Macapá). Em Vitória, o Republicanos conquistou a vitória em primeiro turno.
Os partidos de centro são aqueles que não têm a mesma convicção ideológica das legendas de esquerda ou de direita e, por isso, costumam transitar mais na base dos governos, negociando postos nesses governos em troca de apoio. O MDB, PSD, PP e União Brasil são alguns dos expoentes do chamado “centrão”.
Já o PL elegeu em primeiro turno candidatos em Maceió e Rio Branco. Em Recife, a eleição em primeiro turno foi do PSB de João Campos. Entre as capitais, foi a única vitória de um partido de esquerda ou centro-esquerda no último domingo.
Segundo turno
O PL garantiu lugar no segundo turno em nove capitais: Aracaju, Belo Horizonte, Belém, Cuiabá, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus e Palmas. Já o União Brasil e o PT estão no segundo turno em quatro capitais e o MDB em três capitais. Com candidatos ainda na disputa em 2 capitais estão o PSD, PP e Podemos. Com um candidato no segundo turno estão o PDT, PSOL, PMB e Avante.
Fonte: Agência Brasil
Adãozinho obteve 7.750 votos, enquanto o adversário conquistou apenas 935
Adãozinho Carvalho (PSD) foi reeleito prefeito de Itaguaçu da Bahia com uma vitória expressiva nas eleições deste domingo (6).
O atual gestor conquistou 7.750 votos, representando 89,23% do total de votos válidos. Seu adversário, Chico da Padaria (PC do B), obteve apenas 935 votos, equivalente a 10,77%.
Com uma frente de 6.815 votos, Adãozinho garantiu mais um mandato à frente da administração municipal.
Ao todo, foram contabilizados 8.685 votos válidos, excluindo brancos e nulos. A grande vantagem do prefeito reeleito confirma a confiança dos eleitores em sua gestão, que continuará a comandar Itaguaçu da Bahia nos próximos quatro anos.
Fonte: Da Redação
O compromisso de Tacinho Mendes com Jussara é reconhecido nas urnas
Tacinho Mendes (PP) foi reeleito prefeito de Jussara nas eleições desse domingo (06), conquistando 60,09% dos votos. Sua vitória consolidou o favoritismo que já vinha se mostrando nas pesquisas.
O candidato da oposição, Hailton Dias, obteve 39,91%, resultando em uma diferença de 20,18 pontos percentuais, ou 2.433 votos a mais para Tacinho.
A reeleição de Tacinho Mendes é um reconhecimento da população pela sua excelente gestão. Ao assumir a prefeitura em 2021, ele encontrou um município enfrentando diversos problemas, mas, com planejamento, organização e controle, conseguiu superá-los.
Hoje, Jussara se destaca por ter salários em dia e por receber investimentos significativos em infraestrutura, saúde, educação e outras áreas essenciais.
Esse resultado reflete a confiança da população nas ações e compromissos de Tacinho Mendes, que continuará a trabalhar pelo progresso e desenvolvimento do município.
A vitória nas urnas reafirma a parceria entre o prefeito e a população jussarense em busca de um futuro cada vez melhor.
Fonte: Da Redação
Com 8.908 votos, prefeito reeleito conquista mais de 89% dos votos válidos e promete continuar com grandes obras.
Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão (MDB), foi reeleito neste domingo (06) prefeito de Presidente Dutra, com uma expressiva margem de votos.
Com 8.908 votos, o equivalente a 89,13% dos votos válidos, Robertão garantiu uma ampla vantagem de 7.822 votos sobre seu opositor, Zoroélio Machado (PSD), que obteve apenas 1.086 votos, 10,87% do total.
A importante vitória reflete a aprovação popular à gestão de Robertão, que agora segue para o seu quarto mandato à frente do município. Ao longo dos anos, Robertão tem se destacado por sua habilidade administrativa e por importantes obras realizadas na cidade, sempre demonstrando atenção especial à população.
Vale destacar que além da reeleição, Robertão conseguiu eleger todos os 11 vereadores de sua base, enquanto que a oposição não conseguiu eleger nenhum representante para a casa legislativa municipal.
"Quero agradecer a cada um de vocês por confiarem e acreditarem no nosso time", declarou Robertão em uma publicação no Facebook, reafirmando seu compromisso de continuar trabalhando pelo futuro de Presidente Dutra. "Com Deus à frente, vamos seguir cuidando da nossa gente", ressaltou.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a eleição contou com 9.994 votos válidos, consolidando mais uma vitória expressiva para o prefeito reeleito.
Fonte: Da Redação
Foto: Divulgação
Quarenta e nove crimes eleitorais foram registrados pela Polícia Civil até as 12h deste domingo (6), em 33 municípios da Bahia.
Ações das Forças da Segurança prenderam 48 pessoas pelos crimes de compra de voto, boca de urna, transporte irregular, ameaça, entre outros delitos.
Os flagrantes aconteceram nas cidades de Camaçari, Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Paulo Afonso, Itaberaba, Aporá, Aramari, Barra do Mendes, Caém, Camacan, Coaraci, Conceição do Almeida, Ibicuí, Ibiquera, Inhambupe, Ipirá, Jucuruçu, Medeiros Neto, Monte Santo, Mulungu do Morro, Nova Canaã, Pedro Alexandre, Remanso, Rio Real, Santa Brígida, Santana, Serra Preta, Ubatã e Xique-Xique.
Cerca de 34 mil policiais e bombeiros estão empregados na Operação Eleições 2024, que será encerrada às 7h desta segunda-feira (7).
Fonte: Ascom/SSP
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...